domingo, 20 de junho de 2010

Estilistas dão dicas para incrementar o guarda-roupa de Dunga na Copa

Casacão usado pelo técnico no embate contra Coreia divide estilistas.
Treinador é polêmico ao se vestir - e recebe de aplausos a críticas.


Dunga e o look que usou no jogo Brasil x Coreia do Norte: casaco de grife rendeu debate.Dunga e o look que usou no jogo Brasil x Coreia do
Norte: casaco de grife rendeu debate. (Foto: AFP)
Ainda é cedo para dizer se a Copa do Mundo de 2010 vai ficar marcada pela conquista do hexacampeonato brasileiro, pela estridência das vuvuzelas ou pelas críticas implacáveis à bola oficial, a Jabulani.

Mas, independentemente do que pinçar do seu guarda-roupas para usar no jogo deste domingo (20) contra a Costa do Marfim, tudo indica que Dunga já tem lugar garantido na memória do povo da moda.
Logo nos primeiros minutos da partida de estreia do time canarinho [contra a Coreia do Norte, na última terça-feira (15)] um tititi se estabeleceu entre fashionistas: Dunga, de casacão todo incrementado, estava bem vestido?

Entre estilistas, o veredito variou. O criador da roupa em questão, Alexandre Herchcovitch, saiu em defesa do técnico e aprovou o visual. "Ele estava ótimo", elogia o designer brasileiro, que defende que “o casaco complementou o look” do treinador.

Herchcovitch acredita que o técnico se expressa através da roupa: "Ele se veste como gosta e isso é o mais importante". Mas com grife ou sem grife nem todos aprovam as escolhas fashion do técnico da seleção. O G1 conversou com alguns especilistas em moda masculina para dar uma ajudinha a Dunga na hora de escolher as próximas roupas. Veja abaixo.
Look sugerido por Lu Pimenta, da Daslu, para Dunga: tecido tecnológico e nada de terno.Look sugerido por Lu Pimenta, da Daslu, para Dunga:
tecido tecnológico e nada de terno. (Foto: Divulgação)
Visual ‘difícil’
Menos satisfeita com o estilo de Dunga, a diretora de estilo da Daslu Homem Lu Pimenta discorda. "Eu não gostei. O visual ficou 'difícil'. Pode até ser que o casaco, sozinho, ficasse legal, mas o tricô era era texturizado, de gola alta, enfim, grosseiro", explica a estilista, que trabalha com moda masculina há mais de 30 anos e viu o jogo na companhia de várias outras pessoas ("de diferentes faixas estárias", frisa) que desaprovaram o visual.
Comente esta notícia

"Se a jaqueta fosse usada com outra coisa, talvez funcionasse. E olha que não falta roupa bonita para homem no inverno", diz.

Apesar de se declarar uma especialista em alfaiataria, Lu rejeita o uso do terno, que acha “uma bobagem para essas ocasiões”. “Te diria até que se ele estivesse usando um casaco de esquiar, desses com enchimentos, estaria mais adequado. O técnico da Coreia do Norte estava muito mais bem vestido", avalia ela – que ao lado de outros criadores propôs ao G1 os looks que ilustram esta reportagem.

Para Lu, um casaco de tecido tecnológico de capuz e corte mais reto, forrado com manta, junto a uma calça de veludo e cachecol deixariam o técnico pronto para enfrentar o frio sul-africano com mais estilo. Sempre em cores sóbrias como cinza, verde-militar, preto e azul-marinho.
Visual da Der Metropol na passarela e a sugestão à Dunga: volumes mais ajustados.Visual da Der Metropol na passarela e a sugestão à
Dunga: volumes mais ajustados. (Foto: Divulgação)
Cautela com cores e tamanhos
No time dos que apoiam o visual de Dunga no jogo, está o estilista Mario Francisco, da grife de streetwear Der Metropol, que só acha que o técnico pecou nos quesitos tamanho do casaco e escolha de cores.

“O casaco é realmente bonito, mas a mistura de tons complicou. Era calça cáqui, sapato marrom, blusa mescla... Sem falar que não precisava ser nada tão largo”, analisa.

Para o estilista, o técnico tem de economizar no colorido. “Um azul-royal manteria a seriedade e faria referência à bandeira do Brasil. Eu aconselharia isso à ele”, palpita.
Francisco propõe que Dunga mantenha a proposta do uso do casacão, mas sugere uma modelagem mais afunilada nas mangas e na calça da peça – além de encurtar o comprimento do abrigo e "enxugar" a gola.
Outro estilista ouvido pela reportagem, João Pimenta Filho (cuja grife estreou na última edição da São Paulo Fashion Week) só faz uma ressalva: se a blusa de baixo fosse um pouco mais enxuta, ele ficaria mais elegante. “Esse volume da gola no pescoço diminuiu a cabeça dele. Mas, no geral, ele está bem vestido e repito, poderia ter até ousado mais”, incentiva, sugerindo que nas próximas aparições, o treinador evite os beges e marrons.
Ele gostaria que Dunga entrasse em campo no próximo jogo usando um trench-coat preto (casa longo, mais acinturado), com forro xadrez e detalhes em cinza nas ombros – sem dispensar o uso de gravata nesta mesma cor e camisa branca.
João Pimenta, que desfila na SPFW, acha que o técnico ficaria elegante em um trench-coat.Da SPFW, João Pimenta acha que o técnico ficaria
elegante em um trench-coat. (Foto: Divulgação)
Ousadia festejada
Palpites à parte, João, que gosta de futebol, aplaude a ousadia do dirigente. “É muito legal essa história de quebrar as regras impostas. Adorei quando vi que ele não estava usando um terno”, diz o estilista, que também sai em defesa da roupa de Herchcovicth. “O Alexandre é um dos grandes nomes da nossa moda e o fato de o Dunga, com todo o espaço que tem na mídia, usá-lo acaba valorizando o trabalho de todos os criadores nacionais”.

Francisco, da Der Metropol, faz coro. “É louvável que o cara se arrisque em um terreno mais fashion e saia da mesmice do terno e alfaitaria, como a maioria dos técnicos do mundial.”

Já a dasluzete Lu entende que Dunga se arrisque na moda, mas justifica que a exposição o torna apto a ser julgado. “O mundo inteiro está observando ele. Pensando bem, não sei o que dizer sobre essas ousadias de estilo. Acho válido quando alguém tem mesmo vontade de passar uma imagem diferente, mas me sinto livre para comentar o resultado disso. Afinal, gosto às vezes se lamenta, não é mesmo?”, brinca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu Comentario: Deus o(a) Abençoe...