terça-feira, 6 de novembro de 2012

Onda de violência em SP é reação a combate ao crime, diz polícia


Na terça, PM apreendeu em favela lista com nomes de jurados de morte.
Comandante do Choque diz que ‘há novela’ em cima de ordem do crime.

o
86 comentários
Armas e drogas apreendidas durante operação em favelas (Foto: Paulo Toledo Piza/G1)Armas e drogas apreendidas durante operação
em favelas (Foto: Paulo Toledo Piza/G1)
O comandante da Tropa de Choque da Polícia Militar de São Paulo, coronel César Augusto Morelli, disse na tarde desta quarta-feira (31) que “há muita novela” sobre a ordem de chefes de facção criminosa para vingar, com a morte de policiais, o assassinato de criminosos.

A afirmação ocorre um dia após o governadro Geraldo Alckmin admitir que houve ordemde bandidos para executar policiais e a PM encontrar em Paraisópolis, na Zona Sul, umalista com nomes de cerca de 40 policiais marcados para morrer. Desde o início do ano, ao menos 86 PMs foram executados no estado.
Segundo o coronel Morelli, as polícias Civil e Militar trabalham com a hipótese de que a onda de assassinatos de policiais em São Paulo, que há meses assusta moradores da capital paulista, seja reação ao combate do crime, principalmente o tráfico de drogas. “Houve retaliações porque o crime está sendo subjugado pela lei”, afirmou. 

Também presente na entrevista, o diretor do Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP), Jorge Carrasco, acrescentou que, em alguns casos, criminosos tiram vantagem da situação para se vingar de desafetos. “Muitas pessoas estão aproveitando a situação.”
Segundo o oficial, as quadrilhas responsáveis por essas mortes, incluindo a facção criminosa que atua dentro e fora dos presídios, não são tão organizadas como aparentam. “Não é uma máfia italiana. Para ser organizado tem que ter envolvimento de político, de policiais, de repórteres”, ressaltou.
Apesar de o governo e a polícia afirmarem que a situação está sob controle, o coronel Morelli disse que os policiais devem ficar atentos. “Tem que ficar esperto, tem que ficar ligeiro.”
Operação
Na entrevista, Carrasco afirmou que 23 casos de policiais civis mortos neste ano já foram solucionados. Ele acrescentou que, em uma ação ocorrida nesta quarta na favela São Remo, foi preso um suspeito de ter participado da morte do policial militar André Peres de Carvalho, de 40 anos, integrante das Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota).

A execução ocorreu no fim de setembro. Foi preso pelo crime Antonio Pereira Soares, de 32 anos. A polícia afirma que o homem,conhecio como Tonhão, foi o responsável por indicar aos assassinos onde o PM morava.

Na terça, outro suspeito de integrar o grupo que matou Carvalho também foi preso. Filizanio dos Santos Pacheco, o Fefê, de 23 anos, foi detido em Carapicuíba, na Grande São Paulo. Ainda de acordo com a Polícia Civil, ele é o responsável por clonar os carros usados pelos assassinos.
G1 não conseguiu entrar em contato com os defensores dos presos.
Combate ao tráfico
Além da apreensão da lista com os nomes dos jurados de morte e a apreensão de armas e drogas ocorridas em Paraisópolis, as ações de combate ao tráfico e de busca por assassinos de policiais acarretaram na apreensão de drogas e armas em outras duas favelas: São Remo e Funerária.

Na São Remo, a polícia prendeu Tonhão e outros dois suspeitos: um homem com dois tijolos de maconha e outro com uma arma e drogas. Além disso, foi localizada uma refinaria de drogas e apreendidos 90 kg de entorpecentes, sendo a maioria maconha e algumas porções de cocaína. Na favela da Funerária, os policiais prenderam quatro suspeitos e apreenderam três carros e 726 kg de maconha.
Lista do crime
A Polícia Militar de São Paulo encontrou uma lista, feita por criminosos de uma facção, com nomes de policiais militares e policiais civis marcados para morrer. O documento foi apreendido dentro de uma mala juntamente com dois irmãos adolescentes no início da noite de terça-feira (30) durante a Operação Saturação em Paraisópolis.
Também foi localizado o balanço da movimentação financeira do tráfico de drogas na região. O material deverá ser levado para a Polícia Civil, que investiga a onda de violência que assola o estado. Os menores detidos com a lista estavam tentando sair da comunidade.
Desde segunda-feira (29), Paraisópolis foi ocupada por tempo indeterminado após o serviço de inteligência das forças de segurança do estado ter informações de que partiram dali as ordens de bandidos para matarem os agentes da lei.
Aproximadamente 40 nomes de policiais militares e outros dois de policiais civis estão na lista, escrita à mão pelos criminosos para ser repassada a outros integrantes da facção que age dentro e fora dos presídios paulistas. A ordem é matar dois policiais para cada criminoso morto. O motivo seriam execuções praticadas por PMs contra os criminosos.

GOVERNOS FEDERAL E DE SP CRIAM AGÊNCIA CONTRA VIOLÊNCIA


Haverá seis áreas de cooperação entre as duas esferas administrativas

Para combater a onda de violência em São Paulo, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e o governador do Estado, Geraldo Alckmin (PSDB), definiram nesta terça-feira, após encontro no Palácio dos Bandeirantes, seis áreas de cooperação entre as esferas estadual e federal. Uma das principais iniciativas é a criação de uma agência para coordenar, de maneira integrada, as ações de inteligência das polícias estadual e federal no combate ao crime organizado. "As organizações criminosas não tem fronteiras. É fundamental participarmos juntos", ressaltou o governador. Já o ministro destacou a importância do trabalho conjunto no setor de inteligência: "Não se combate o crime organizado sem inteligência."
As outras áreas de cooperação entre o governo federal e o de São Paulo envolvem a administração penitenciária - com a possibilidade da transferência de presos para presídios federais -; a contenção do crime organizado por ações empreendidas por vias rodoviária, marítima e aérea; o enfrentamento ao crack; cooperação das polícias científica e pericial, além da criação de um centro de comando dessas ações integradas.
Para detalhar as ações que serão desenvolvidas em conjunto pelos dois governos, uma nova reunião está agendada para a próxima segunda-feira (12), na capital paulista, com representantes do governo estadual e do ministro da Justiça.
José Eduardo Cardozo afirmou que não serão enviadas tropas federais para São Paulo, ressaltando que mais de 130 mil policiais já atuam no Estado. A ação integrada entre as inteligências dos dois governos tem por objetivo a produção de protocolos para "asfixiar financeiramente o crime organizado", ressaltou o ministro da Justiça. "Juntos, os governos estadual e federal são muito mais fortes no combate ao crime organizado", emendou o governador.
Além de Cardozo e Alckmin, participaram do encontro desta terça-feira, no Palácio dos Bandeirantes, os secretários Sidney Beraldo (Casa Civil), Antonio Ferreira Pinto (Segurança Pública) e Lourival Gomes (Administração Penitenciária), além de membros da cúpula das polícias Federal, Militar e Civil e representantes do Ministério Público e da Administração Penitenciária.

Judiciário vai ajudar no combate à onda de violência em São Paulo

O Judiciário decidiu também ajudar no combate à onda de violência em São Paulo. O Conselho Nacional de Justiça (CNJ), órgão responsável pela gestão do Judiciário nacional, e o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) estão discutindo formas de apoiar o Executivo nas ações contra as práticas criminosas na capital paulista, especialmente as que resultaram na morte de policiais.

O assunto foi debatido em duas reuniões nesta terça-feira (6) entre o presidente do CNJ, ministro Carlos Ayres Britto, e o presidente do TJSP, Ivan Sartori. Ambos estão em Sergipe para o Encontro Nacional do Judiciário. Britto não entrou em detalhes sobre o que foi discutido, pois disse que os métodos de trabalho ainda são sigilosos.

“Estamos avaliando o que o CNJ pode fazer para ajudar o Poder Judiciário a coadministrar esse problema nos estabelecimentos prisionais de São Paulo, porque a questão central é do Executivo. Vamos conversar com o governo de São Paulo, retomar o contato com o TJSP, na tentativa de somar esforços, a partir do CNJ”, disse o ministro, em entrevista coletiva à imprensa.

Salve Jorge - Globo corta cena de estupro gravada por Carolina Dieckmann


Desde o lançamento de “Salve Jorge”, uma das cenas mais esperadas pela equipe e por parte dos telespectadores era o estupro de Jéssica (Carolina Dieckmann).

Considerada pela atriz uma das sequências mais fortes de sua carreira, o telespectador se decepcionou ao ver o resultado exibido no capítulo da última segunda-feira (6). A direção apenas deu a atender que a jovem foi violentada. Nada mais que isso foi mostrado.

Segundo o blog do jornalista Fernando Oliveira, a Globo cortou as fortes imagens para não chocar a audiência. Na cena gravada, toda a ação se passou atrás de uma cortina e nada foi exibido explicitamente.

Pelo Twitter, a autora Glória Perez confirmou o corte. Porém, negou que tenha sofrido censura por parte do direção do canal. “Bom senso”, ao ser questionada por um internauta.

No dia da gravação, a cena emocionou toda a equipe presente no estúdio. Para Carolina, a sequência foi a mais dramática de sua carreira. Ao Famosidades, a atriz garantiu que foi mais difícil gravar o estupro do que raspar a cabeça na antológica cena de “Laços de Família”.

Após a finalizar a sequência, a loira teve uma crise de choro de mais de 20 minutos por conta do abalo psicológico exigido pela personagem.

Nos últimos dias, a jornalista Patrícia Kogut criou polêmica ao publicar que Carol recorreu a uma dublê para filmar parte da cena. “A atriz substituta foi usada nos momentos de maior tensão da sequência, que terá ainda Adriano Garib, o Russo. Irritado com a rebeldia da vítima do tráfico de mulheres, o capanga de Lívia (Claudia Raia) partirá para a violência sexual. Abalada, Dieckmann precisou de meia hora para voltar ao trabalho e foi acalmada pelo elenco e pelos diretores.”

Pelo Twitter, Carolina desmentiu a informação. Ela afirmou ter usado dublê apenas na sequência em que sua personagem leva uma surra do cafetão. "Na cena do espancamento, a direção achou necessário usar dublê em alguns takes, e eu respeito muito o trabalho dos dublês. Na cena do estupro, o foco é a emoção, então não foi necessário usar dublê... simples assim."

Vale lembrar que essa não é a primeira vez que a Globo corta toda uma sequência escrita e gravada pela equipe de Glória Perez. Em “América” (2005), a emissora vetou o beijo gay entre os personagens de Bruno Gagliasso e Erom Cordeiro, que deveria ter sido exibido no último capítulo da obra.

Rodrigo Lombardi nos bastidores de 'Salve Jorge'


Rodrigo Lombardi segue o exemplo do ator mirim Luiz Felipe Mello e toca flauta nos intervalos das gravações de 'Salve Jorge'

Enquanto espera o momento de entrar no estúdio para gravar as cenas do capitão Theo na novela Salve Jorge, da Globo, o ator Rodrigo Lombardi (36) arrumou uma ótima diversão para passar o tempo. Ele resolveu imitar o colega e parceiro de cena Luiz Felipe Mello (7), que interpreta o pequeno Junior, filho de Morena (Nanda Costa). Os dois adoram tocar flauta nos intervalos das gravações.
Segundo o site oficial da atração, o ator mirim leva a flauta para os estúdios desde o início das gravações, já que faz aulas do instrumento. Apaixonado por música, Rodrigo seguiu o exemplo do menino e agora os dois tocam juntos.

Esse cara sou eu', lembre hits de Roberto Carlos em novelas


o cantor que embalaram personagens na TV.
'Rei' lança nesta terça (6) EP com faixas de 'Salve Jorge' e outras tramas.



7 comentários
Roberto Carlos  (Foto: Divulgação)Roberto Carlos (Foto: Divulgação)
“Esse cara sou eu” colocou Roberto Carlos no topo das paradas antes mesmo do lançamento. Só com encomendas do iTunes no Brasil, o EP com quatro músicas lidera o ranking de vendas da loja desde a semana passada. O álbum foi finalmente lançado nesta terça-feira (6). O sucesso precoce do disco pode ser explicado pela combinação de Roberto Carlos e novelas.
Entre as quatro faixas estão as inéditas "Esse cara sou eu" e “Furdúncio”, da trilha da novela “Salve Jorge”. Também entraram “A volta” (trilha de “América”) e “A mulher que eu amo” (de “Viver a vida”). Elas estão na lista feita pelo G1, abaixo, com dez canções que embalaram romances na TV.


Não entraram nesta seleção as faixas em que ele se aventurou em outras línguas: "Mujer", de “Lua Cheia de Amor”, "Canzone per Te" de “Terra Nostra” e "Abrazame Asi", de “Por Amor”. Por outro lado, couberam duas interpretações marcantes de suas composições por outros artistas em novelas homônimas: “Fera ferida”, com Maria Bethânia, e “O bofe”, com Osmar Milito. A trama de 1972 teve trilha sonora de luxo, toda composta por Roberto e Erasmo Carlos. 
E quem não se contenta em ter Roberto em novelas ainda ganhou recente "bis": várias faixas do cantor, como "A distância", "Como vai você" e "Eu te amo, eu te amo, eu te amo",embalam as cenas da minissérie "Suburbia".
"Esse cara sou eu" - "Salve Jorge" (2012)
Théo (Rodrigo Lombardi) e Morena (Nanda Costa) em 'Salve Jorge' (Foto: Divulgação/TV Globo)Théo (Rodrigo Lombardi) e Morena (Nanda Costa) em 'Salve Jorge' (Foto: Divulgação/TV Globo)
A nova música que embala o novo romance entre a garota do Alemão Morena (Nanda Costa) e o capitão de cavalaria (Théo) era aguardada: o cantor não lança novo álbum de inéditas desde 2003. A novidade veio em dobro com "Furdúncio" (ouça), funk melody com o antigo parceiro Erasmo Carlos, também na trilha da novela. Veja a letra e ouça "Esse cara sou eu", com Roberto Carlos.
“A mulher que eu amo” – “Viver A Vida” (2009)
Helena (Taís Araújo) e Marcos (José Mayer) em 'Viver a vida' (Foto: Reprodução/TV Globo)Helena (Taís Araújo) e Marcos (José Mayer) em 'Viver a vida' (Foto: Divulgação/TV Globo)
Apenas com piano e cordas, Roberto canta: “A mulher que eu amo tem a pele morena, é bonita é pequena e me ama também”. O romance de Helena (Taís Araújo) com o empresário Marcos (José Mayer), casal principal da trama de Manoel Carlos, ficou mais suave na voz dele. Veja a letra e ouça "A mulher que eu amo", com Roberto Carlos.
"A volta" – “América” (2005)
Jatobá (Marcos Frota) e Vera (Totia Meirelles) em 'América' (Foto: Divulgação/TV Globo)Jatobá (Marcos Frota) e Vera (Totia Meirelles) em 'América' (Foto: Divulgação/TV Globo)
A música já gravada por Os Vips nos anos 60 ganhou arranjo “velha guarda” no disco de 2005 de Roberto. Ao som de “A volta” o deficiente visual Jatobá (Marcos Frota) buscava reatar caso com a advogada Vera (Totia Meirelles). Ele alcançou o objetivo em cena, em pleno show do cantor. Veja a letra e ouça "A volta", com Roberto Carlos.
"Índia" – “Alma gêmea” (2005)
Serena (Priscila Fantin) em 'Alma gêmea' (Foto: Divulgação/TV Globo)Serena (Priscila Fantin) e Rafael (Eduardo Moscovis) em 'Alma gêmea' (Foto: Divulgação/TV Globo)
Enquanto a novela das 21h tinha “A volta”, a das 18h que estreou naquele ano teve a clássica guarânia “Índia”, do mesmo álbum de regravações de Roberto, de 2005. Acompanhava a bela mocinha criada por índios Serena (Priscila Fantin), para suspiros de Rafael (Eduardo Moscovis). Veja a letra e ouça "Índia", com Roberto Carlos.
“Tanta solidão” – “Tropicaliente” (1994)
Açucena (Carolina Dieckman) em 'Tropicaliente' (Foto: Reprodução/TV Globo)Açucena (Carolina Dieckman) em 'Tropicaliente' (Foto: Reprodução/TV Globo)
No meio da trilha quente da novela praiana, Roberto dava toque romântico às cenas com Açucena (Carolina Dieckman, em papel que a destacou), com a música composta pelo veterano de novelas Marcos e Paulo Sérgio Valle, com Mauro Motta. Veja a letra e ouça "Tanta solidão", com Roberto Carlos.
"Dito e feito" – Renascer (1993)
Dona Patroa (Eliane Giardini) em 'Renascer' (Foto: Divulgação/TV Globo)Dona Patroa (Eliane Giardini) em 'Renascer' (Foto: Divulgação/TV Globo)
A música do disco do ano anterior de Roberto segue a mudança da personagem Dona Patroa (Eliane Giardini), de sofrida e submissa mulher do coronel Teodoro (Herson Capri) à separada e livre Yolanda, que vive caso com o velho Rachid (Luiz Carlos Aruntin).  Veja a letra e ouça "Dito e feito", com Roberto Carlos.
"Pergunte pro seu coração" - Pedra Sobre Pedra (1992)
Leonardo Pontes (Maurício Mattar) e Marina Batista (Adriana Esteves) em 'Pedra sobre pedra' (Foto: Divulgação/TV Globo)Leonardo Pontes (Maurício Mattar) e Marina Batista (Adriana Esteves) em 'Pedra sobre pedra' (Foto: Divulgação/TV Globo)
Composição de Sullivan e Massadas, era uma das músicas-tema dos adversários políticos e parceiros amorosos Leonardo Pontes (Maurício Mattar) e Marina Batista (Adriana Esteves, 20 anos antes da Carminha de “Avenida Brasil”), junto com “Outono”, de Djavan. Veja a letra e ouça "Pergunte pro seu coração", com Roberto Carlos.
“Fera ferida” (com Maria Bethânia) – “Fera ferida” (1993)
Raimundo Flamel (Edson Celulari) em 'Fera ferida' (Foto: Divulgação/TV Globo)Raimundo Flamel (Edson Celulari) em 'Fera ferida' (Foto: Divulgação/TV Globo)
Não estava na voz de Roberto, mas tem sua assinatura com Erasmo. A música de 1983 rendeu abertura marcante à novela homônima dez anos depois. A letra sobre mágoa e vingança se misturou como mágica na trama de desforra do alquimista Raimundo Flamel (Edson Celulari). Veja a letra e ouça "Fera ferida", com Maria Bethânia e com Roberto Carlos.
"Super-herói" – “O dono do mundo” (1991)
Stella (Gloria Pires) e Rodolfo (Kadu Moliterno) em 'O dono do mundo' (Foto: Divulgação/TV Globo)Stella (Gloria Pires) e Rodolfo (Kadu Moliterno) em 'O dono do mundo' (Foto: Divulgação/TV Globo)
No romance com Stella (Gloria Pires), o jornalista Rodolfo (Kadu Moliterno) fazia “plantão” romântico: “Quando você precisar, alguma coisa de mim, é só me telefonar que eu irei correndo”. Os versos são da balada também registrada no disco de 1991 de Roberto. Veja a letra e ouça "Super-herói", de Roberto Carlos.
"O bofe" (com Osmar Milito e Quarteto Forma) – “O bofe” (1972)
Bandeira (José Wilker) em 'O bofe' (Foto: Reprodução/Memória Globo)Bandeira( José Wilker) em o Bofe

EUA escolhem seu próximo presidente; acompanhe em tempo real


Confiante, Obama parabeniza o rival



 Romney pela 'campanha animada

'

Presidente pediu votos por telefone nesta terça-feira (6) em Chicago.
Ele iria jogar basquete, cumprindo um 'ritual' de dias de votação.


60 comentários
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, parabenizou o adversário republicano, Mitt Romney, pela disputa acirrada para a Casa Branca e expressou confiança na reeleição, durante visita a um escritório local de campanha para agradecer voluntários, nesta terça-feira (6).*
"Quero dizer ao governador Romney: parabéns pela campanha animada. Sei que os apoiadores dele estão tão engajados e tão entusiasmados e trabalhando tanto quanto os nossos hoje", disse Obama, enquanto voluntários faziam ligações telefônicas incentivando eleitores a votar.
"Estamos confiantes que temos os votos para vencer, mas vai depender no final do comparecimento desses votos. Então eu encorajo todo mundo de todas as partes a garantir o exercício desse precioso direito que outras pessoas lutaram tanto para que nós tivéssemos", acrescentou.
Obama fez ligações para voluntários no escritório de campanha para agradecer pelo trabalho feito pela reeleição.
Presidente Barack Obama liga para voluntário de sua campanha durante uma visita ao comitê de sua campanha em Chicago. (Foto: Jason Reed/Reuters)Presidente Barack Obama liga para voluntário de sua campanha durante uma visita ao comitê de sua campanha em Chicago. (Foto: Jason Reed/Reuters)
"Espero que a gente tenha uma boa noite, as não importa o que acontecer, só quero dizer o quanto aprecio cada pessoa que me apoiou, todo mundo que trabalhou tanto em meu nome."
Pesquisas de intenção de voto mostram Obama e Romney em empate técnico nacionalmente, mas o atual presidente tem uma pequena vantagem nos Estados decisivos no sistema de Colégio Eleitoral dos Estados Unidos.
Basquete
O presidente também reservou um espaço em sua agenda desta terça para jogar basquete, uma de suas atividades favoritas e um "ritual" para o líder nos dias de eleições.
Obama enviou um e-mail a seu ex-assessor Reggie Love, um de seus companheiros inseparáveis nas quadras, pedindo para que organize uma partida de basquete na cidade onde espera comemorar horas depois sua reeleição.
O basquete, uma paixão pessoal de Obama, é também uma tradição ligeiramente supersticiosa para o presidente, que costuma relaxar nas quadras no dia da votação quando seu nome está nas cédulas.
A única exceção aconteceu em novembro de 2008, quando trocou a bola por uma última visita ao então indeciso estado de Indiana.
ViceO vice-presidente dos Estados Unidos e candidato à reeleição na chapa de  Obama, Joe Biden, votou na manhã desta terça na cidade de Greenville, em Delaware, nos Estados Unidos.
Após depositar seu voto, Biden posou para fotos e cumprimentou as pessoas que trabalhavam no local de votação. O vice presidente deve seguir para Chicago, onde participará de entrevistas para rádios. Durante a noite, ele acompanhará a apuração em evento junto com Obama.
Apesar de o voto não ser obrigatório, as eleições – que também irão escolher deputados federais, parte dos senadores, alguns governadores e outros cargos locais – devem levar milhões de pessoas às urnas, com um cenário muito provável de filas pelo país. Dos 315 milhões de habitantes, estima-se que 213 milhões votem. No último pleito presidencial, em 2008, cerca de 64% dos eleitores votaram.

Ney Latorraca apresenta 'quadro inflamatório generalizado', diz hospital


Ator está internado em hospital na Zona Sul do Rio desde 25 de outubro.
Ney Latorraca foi operado após obstrução e inflamação nas vias biliares.

Do G1 Rio
5 comentários
O ator Ney Latorraca (Foto: Reprodução TV Globo)O ator Ney Latorraca (Foto: Reprodução TV Globo)
Em boletim divulgado na noite desta terça-feira (6), a diretoria médica da Casa de Saúde São José informou que o ator Ney Latorraca apresenta "quadro inflamatório generalizado", após ser submetido a uma cirurgia no dia 31 de outubro.
O ator está internado desde 25 de outubro. Ele deu entrada na unidade com obstrução e inflamação nas vias biliares.
Segundo o boletim médico, Ney Latorraca continua na Unidade Terapia Intensiva (UTI), e respira com auxílio de aparelhos e necessita de medicamentos para manter a pressão arterial.
Amigos rezam por recuperação
Mais cedo, amigos do ator foram ao hospital visitá-lo. Ao deixar a unidade, a atriz e produtora Ana Maria Nascimento e Silva, amiga de Ney há 40 anos, disse, emocionada, que o estado de saúde dele "é muito grave" e que já reza por sua recuperação.

As atrizes Marília Pêra e Maitê Proença também visitaram o ator na Casa de Saúde São José. Aabaladas, elas preferiram não falar com a imprensa.
"Agora é rezar para que tudo melhore. Ele dormiu ontem (segunda-feira) às 21h, mas teve um derrame de pleura e, então, foi entubado", afirmou a atriz, acrescentando que familiares de Ney não saem de perto do ator. "Estão todos muito preocupados".
Pelo Twitter, a jornalista e colunista do jornal "O Globo", Cora Rónai, escreveu: "Torcendo muito pela pronta recuperação do meu vizinho de Lagoa e amigo querido Ney Latorraca!"
Também pelo microblog, o ator e diretor de teatro, Charles Möeller, deixou sua mensagem de apoio: "Todas as minhas orações e vibrações pra que o nosso amado Ney Latorraca fique incrível para continuar fazendo o mundo um lugar mais debochado.
Estreia em 1974
Ney Latorraca tem 68 anos e é um dos mais conhecidos atores brasileiros. Ele fez sua estreia na TV Globo em 1974, na novela  "Escalada", de Lauro César Muniz.
Um de seus maiores sucessos na TV é o aposentado Barbosa, do extinto programa humorístico "TV Pirata", da mesma emissora.

Em Nevada, eleitores decidem poder da Assembleia Legislativa


Na cidade de Las Vegas, votação é feita em equipamentos eletrônicos.
Cidade também decidirá questão local sobre melhoria de escolas antigas.

Evelyn RodriguesEspecial para o G1, em Las Vegas, Nevada
2 comentários
Os eleitores de Nevada também foram às urnas nesta terça-feira (6) para votarem sobre questões regionais. Há apenas uma pergunta estadual na cédula de votação este ano, e tem a ver com a Assembleia Legislativa. Atualmente, o Legislativo tem 120 dias a cada dois anos para aprovar o orçamento do estado, considerar os impostos, alterar as leis existentes e produzir novas. Fora de época, apenas o governador tem o poder de convocar os parlamentares.
Eleitores fazem fila em local de votação em Las Vegas, Nevada (Foto: AP)Eleitores fazem fila em local de votação em Las Vegas, Nevada (Foto: AP)
O G1 realiza a cobertura completa, em tempo real, da reta final da disputa presidencial nos EUA, com conteúdo exclusivo de repórteres posicionados em Washington, capital do país, e nove estados-chave (Ohio, Iowa, Virgínia, Pensilvânia, Colorado, Carolina do Norte, Flórida, Nevada e Wisconsin), que podem decidir a eleição.

Em Las Vegas, maior cidade do estado, há ainda a questão local que pede um prazo de seis anos para o aumento da taxa de imposto sobre propriedade para financiar até 720 milhões de dólares em reforma e melhoria de cerca de 40 escolas antigas. O estado está em quadragésimo oitavo lugar no ranking de Educação do país, sendo que Las Vegas é considerada a pior cidade dos EUA neste quesito. Segundo o ranking, a cidade foi a que mais sofreu com a recessão econômica e teve problemas para direcionar os 5,3 bilhões de dólares necessários para a manutenção de seu sistema educacional.
A questão regional em votação hoje pede para que, em situações extraordinárias, esses legisladores possam convocar uma sessão especial, caso tenham o apoio de dois terços da Assembleia Legislativa e do Senado. O objetivo é resolver essas questões de ordem econômica fora de época, conforme a necessidade. Em 2006, uma pergunta semelhante foi incluída na votação, mas foi rejeitada por uma margem de 52% dos eleitores.
Disputa dos votos
Na luta pela conquista dos votos necessários para se elegerem na corrida à Casa Branca, tanto o presidente Barack Obama quanto o republicano Mitt Romney fizeram uma campanha extensa pelos seis votos do estado de Nevada no Colégio Eleitoral. Obama visitou o “Silver State” por 10 vezes em 2012 e a última visita se deu há quatro dias. Já Romney esteve no local em mais de 12 ocasiões.
Obama foi o vencedor no estado em 2008 por uma diferença de 12 pontos percentuais e quer repetir o desempenho em 2012. Já Romney precisa vencer em Nevada para somar os votos aos de outros estados pequenos, caso perca em Ohio.
Uma das principais razões para a força de Obama em Nevada é a organização do Partido Democrata, que tem sido capaz de capitalizar sobre as mudanças demográficas do estado para registrar prováveis eleitores – incluindo um alcance grande na crescente comunidade hispânica.
Segundo dados do Departamento de Eleições do estado, cerca de 52% dos eleitores registrados para votar já compareceram às urnas durante as eleições antecipadas e foi registrada uma votação em massa de eleitores com sobrenomes hispânicos. O resultado dos votos, no entanto, só será revelado a partir das 7h30 da noite (1h30 da manhã no horário de Brasília).
Votação eletrônica em Las Vegas
Ao chegar ao local de votação, os eleitores precisam apresentar um documento com foto para poder preencher uma ficha e ter acesso a um cartão de votação. De posse do cartão, eles se dirigem para a área de votação, composta por máquinas touch screen, onde podem votar em inglês ou espanhol. O processo é simples e permite que os eleitores façam uma revisão das opções antes de confirmar seu voto.
O Departamento de Eleições de Nevada explica que as máquinas de votação não podem ser hackeadas porque os softwares foram obtidos diretamente do Secretário de Estado e cada um deles tem um código que garante a autenticidade do programa.
Além disso, as máquinas ficam estocadas em um local monitorado 24 horas por câmeras, sensores e outros tipos de monitoramento de segurança. “Quando a eleição termina, os resultados são auditados e o número de pessoas que assinaram os registros nas delegacias são comparados com o número de cédulas gravadas eletronicamente e com o comprovante entregue ao eleitor de forma impressa”, diz o comunicado.