sexta-feira, 6 de novembro de 2015

500 pessoas foram resgatadas em Mariana, dizem bombeiros

Moradores relatam cenas de horror na hora do acidente.© Foto: Corpo de Bombeiros de MG Moradores relatam cenas de horror na hora do acidente.
A sala de apoio do Batalhão de Operações Aéreas de Corpo de Bombeiros de Minas Gerais informou que cerca de 500 pessoas já saíram ou foram resgatadas de Bento Rodrigues, distrito de Mariana, em Minas Gerais, atingido por dejetos de mineração depois de rompimento de barragem da empresa Samarco. O distrito tem aproximadamente 600 moradores.
Conforme os bombeiros, seis helicópteros trabalham neste momento no resgate de pessoas ilhadas e transporte de bombeiros. Um outro helicóptero está sendo usado para transporte de autoridades e técnicos de engenharia e meio ambiente para vistoria da área.
O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais tem a confirmação de uma pessoa morta e quatro feridas - dois adultos e duas crianças - no estouro das barragens da mineradora Samarco, no distrito de Bento Rodrigues, na cidade de Mariana. A corporação segue em busca de feridos e, desde a madrugada, resgatam pessoas que passam por um "processo de descontaminação por ferro" e estão "sendo encaminhadas para recurso hospitalar".
Há duas frentes de trabalho neste momento, de acordo com informações da Prefeitura de Mariana. Em uma delas, os bombeiros trabalham em busca de sobreviventes e desaparecidos; na outra, são recebidos desabrigados, vítimas e doações. Ainda segundo a prefeitura, o prefeito Duarte Junior (PPS) deve convocar uma entrevista coletiva para as próximas horas.
Resgatados
Desalojados pelo mar de lama que tomou o distrito, os moradores relatam cenas de horror na hora do acidente. "Um caminhão passou buzinando feito louco, avisando que a barragem rompeu. Ele foi parando e gritando: 'Pula! Pula!'. As pessoas foram se jogando na caçamba, uma sobre as outras", conta a dona de casa Rosa Helena da Silva, de 46 anos, uma das vítimas abrigadas no ginásio poliesportivo da cidade. "No final, o caminhão nem estava mais parando para o pessoal entrar."
Segundo Rosa, quando o grupo chegou a Santa Rita, um vilarejo vizinho, cerca de 60 pessoas estavam no caminhão. "Não teve aviso, não teve nada, só esse caminhão que passou buzinando. Muita gente ouviu os gritos do caminhoneiro, mas não entendeu ou não acreditou e ficou", diz.
A dona de casa relata ter visto crianças vomitando por causa da lama com resíduos da mineradora. "Um homem estava com as duas pernas quebradas", afirma. Os desabrigados também recebem donativos no ginásio.
"Meu filho estava de carro e nos levou até a igreja. Não sobrou nada de nossa casa", conta a dona de casa Dirce Breta Sobrera, de 73 anos. Com um pé enfaixado, ainda atônita, ela diz que não sabe como se machucou. "Foi na correria.

terça-feira, 3 de novembro de 2015

Jovem pega ultraleve sem o pai saber e morre em acidente no interior de SP

© Fornecido por Notícias ao Minuto
Marlon Git Viana, de 17 anos, acabou morrendo após o ultraleve que pilotava na manhã desta segunda-feira (2), cair em Mirassol, a 450 km da capital paulista. 
O UOL informou que o Órgão da Aeronáutica, o Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) enviou uma equipe ao local para investigar o acidente.
A polícia explicou que Viana pegou a aeronave sem o conhecimento do pai —um modelo de ultraleve composto por uma asa-delta e motor. O jovem decolou do aeroclube de Mirassol por volta de 6h30 com o colega Eli Emerson da Silva Sparapani, 26.
Segundo os bombeiros, Sparapani fez um salto de paraquedas do ultraleve. No entanto, ao saltar, contam os bombeiros, Sparapani notou que a asa do ultraleve estava solta e o adolescente começou a descer em queda livre.
A asa do ultraleve caiu 3 km longe do corpo de Viana, próximo à rodovia Washington Luiz, que passa pela cidade. A aeronave caiu no pátio de uma empresa, no bairro Jardim Aeroporto.
Segundo informações, foram motoristas que trafegavam pela rodovia que acionaram os bombeiros. Ao pousar, Sparapani ligou para o Corpo de Bombeiros e comunicou sobre o acidente.
O UOL informa que uma equipe foi enviada ao local e constatou a morte imediata do piloto. Ainda não há detalhes sobre a altura que o adolescente estava quando o equipamento começou a cair, nem se houve falha mecânica.
O Corpo de Bombeiros disse que o pai do garoto, um empresário da cidade, informou que ele tinha experiência com o equipamento e horas de voo.
Os pais da vítima se sentiram mal ao saber do acidente e precisaram ser atendidos em uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da cidade.
A reportagem da Folha de S. Paulo tentou contato com família de Viana e com o Cenipa, sem sucesso.

Gigante dos cosméticos compra filial de cosméticos da brasileira Hypermarcas por US$ 1 bilhão

A americana Coty anunciou a compra das atividades de produtos de higiene e cosméticos do grupo brasileiro Hypermarcas: TO GO WITH AFP STORY BY CHRISTOPHE KOFFI A woman stands in her boutique where she sells beauty products, including skin whitening products, at the Marche de Marcory in Abidjan on May 20, 2015. Many Ivorian women -- as well as more and more men -- are using creams with dangerous chemicals for depigmentation, despite government attempts to stop the practice. AFP PHOTO / SIA KAMBOU© Fornecido por AFP TO GO WITH AFP STORY BY CHRISTOPHE KOFFI A woman stands in her boutique where she sells beauty products, including skin whitening products, at the Marche de…
A empresa de perfumaria americana Coty anunciou nesta segunda-feira a compra das atividades de produtos de higiene e cosméticos do grupo brasileiro Hypermarcas por cerca de um bilhão de dólares (3,8 bilhões de reais).
"Essa filial de produtos de beleza patrocina várias marcas entre as mais importantes do mercado muito competitivo da beleza e higiene pessoal no Brasil, que é o terceiro do mundo", assinalou um comunicado da empresa.
Em 2015, esta filial gerou uma cifra de negócios de 253,5 milhões de dólares.
A transição, que ainda deve ser aprovada pelas autoridades reguladoras, deverá ser concluída até abril 2016.