quinta-feira, 27 de outubro de 2011

MPF-CE entra com ação na Justiça para anular questões ou todo o Enem

Procurador federal pede ainda que decisão do MEC seja suspensa.
MEC confirmou que questões vazaram de pré-teste do Enem 2010.

Do G1 CE
41 comentários
O Ministério Público Federal do Ceará (MPF-CE)  entrou na tarde desta quinta-feira (27) com uma ação civil pública que pede a anulação da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em todo o Brasil, ou então solicitando a anulação de 14 questões iguais às do exame divulgadas em material do colégio Christus, de Fortaleza, dias antes da prova realizada no último fim de semana. Na ação, o procurador federal no Ceará, Oscar Costa Filho, pediu ainda a suspensão da medida do Ministério da Educação (MEC) que anula o Enem para 639 alunos do colégio Christus. A ação civil pública foi protocolada no fim desta tarde na Justiça Federal no Ceará.
“Esses 639 competem igualmente com candidatos de todo o país, independente da base territorial. Essas seriam as formas de manter a isonomia entre todos os alunos do Brasil”, diz o procurador.
Para Oscar Costa Filho, “querem resolver de forma local um problema nacional”. “Essa decisão [de anular as provas dos estudantes do Chritus] não podia ser pior. É uma decisão que reconhece a quebra de isonomia e aumenta ainda mais a gravidade da isonomia”, avalia o procurador.
Segundo Oscar Costa Filho, o “vício” está na prova do Enem, e não nos alunos da escola de Fortaleza. “Há alunos da escola que não tiveram acesso ao material. E também alunos de outras escolas que compartilharam das questões iguais às do Enem.”
Ainda conforme o procurador, o diretor da escola Christus teria informado que alunos de cursinho da escola também tiveram acesso ao material com as questões do Enem. Costa Filho diz também que a escola não tem controle de quantos e quais alunos dos cursinhos fizeram uso das cartilhas com questões semelhantes às do Exame Nacional do Ensino Médio.
Investigações
O MEC confirmou nesta quinta-feira (27) que as questões do Enem que vazaram estavam no pré-teste aplicado no Colégio Christus, em Fortaleza, em outubro de 2010. A escola participou das avaliações. Para o pré-teste, os colégios são isolados e não pode haver vazamento dos dados na prova. Após a execução do pré-teste, os documentos são avaliados e em seguida incinerados.
De acordo com nota publicada no site do MEC, a conclusão foi de que as questões de matemática e ciências da natureza e ciências humanas e linguagens de dois dos 32 cadernos de questões do pré-testes foram copiadas, das quais 14 constavam da prova do Enem 2011.
Ainda, de acordo com o texto, todos os cadernos foram devolvidos, devidamente conferidos, e depois incinerados. Não houve, portanto, extravio do material.
Para especialista, Enem deveria ser cancelado
A condição de igualdade entre todos os candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será ferida se somente os alunos do Colégio Christus, em Fortaleza, fizerem a prova novamente. A constatação é do professor e doutor em direito administrativo, Alexandre Mazza. Para o especialista, o exame tem de ser anulado em todo o país. “Se o Enem vai criar uma base classificatória única, a prova tem de ser a mesma para todos. Com certeza uma vai ser mais fácil que a outra. Não há como fazer um resultado só com provas diferentes. É inaceitável”, afirma o advogado.
A justificativa do Ministério da Educação de que a teoria de resposta ao item (TRI) garante provas com o mesmo grau de dificuldade não tem embasamento jurídico, de acordo com Mazza. “Os alunos têm de fazer a mesma prova, não provas diferentes com o mesmo grau de dificuldade.”
Para o exame ser anulado em todo o país há dois caminhos. Por meio de uma decisão do MEC, que descartou a possibilidade, ou por uma decisão judicial. Neste último caso, só seria possível se houvesse uma provocação do Ministério Público ou de algum candidato que tenha se sentido prejudicado e o juiz decidisse pelo cancelamento. “Mas como é uma decisão de grande repercussão que envolve uma logística muito grande, só um juiz muito corajoso a tomaria", afirma Mazza.
O advogado lembra que caso a prova seja reaplicada somentes aos alunos do Christus, no Ceará, a situação abrirá brechas legais para que outros alunos ingressem com ações. Segundo ele, se um estudante que fez as provas nos dias 22 e 23 de outubro tiver pontuação inferior a um aluno do Chrstus que ganhou o direito de refazer o exame, por exemplo, poderá reclamar na Justiça. O direito também vale para um aluno do Christus que, por acaso, tenha tido desempenho melhor na primeira edição do Enem do que na segunda.

Muricy retorna ao CT na sexta, mas ainda não trabalhará normalmente

Treinador, que sofre com uma crise de hérnia de disco, concederá coletiva e conversará com elenco, mas não comandará treinamento

Por GLOBOESPORTE.COM Santos, SP
Muricy Ramalho na chegada do Santos ao Pacaembu (Foto: Miguel
 Schincariol / Globoesporte.com)Muricy volta ao Peixe, mas ainda não comandará o
treino (Foto: Miguel Schincariol / Globoesporte.com)
O técnico Muricy Ramalho, do Santos, retorna ao CT Rei Pelé nesta sexta-feira, após nove dias afastado por causa de uma crise de hérnia de disco, mas ainda não deverá comandar o treinamento. Ele voltará aos poucos. O treinador foi internado na quarta retrasada para tratar as fortes dores que sentia nas costas. Teve alta no sábado, mas ainda continua em repouso.
Os jogadores elogiam Mario Peres, o Tata, auxiliar de Muricy que comandou a equipe nos últimos dias (esteve, inclusive, à beira do campo nos confrontos contra Botafogo e Flamengo), mas torcem para que o treinador volte logo.
- Lamentamos bastante o que aconteceu com o Muricy. É uma pessoa muito especial para o nosso grupo. Esperamos que ele possa voltar a trabalhar normalmente o mais rápido possível - comentou o zagueiro Edu Dracena.
O capitão da equipe aproveitou para brincar com a lesão do chefe.
- Vamos ver se ele troca de tênis para poder voltar a correr sem machucar as costas - disse.
Muricy explica que mal pôde andar nos últimos dias por causa do problema.
- É mais sério do que pensávamos. Tenho uma hérnia de cisco que está atingindo o nervo ciático. Fiquei até sem conseguir andar. Não posso caminhar ou subir escada - explicou, em entrevista à rádio “Estadão/ESPN”.
Por conta dessas limitações, Muricy ainda não deverá estar no banco contra o Atlético-PR, neste sábado, às 18h (horário de Brasília), pela 32ª rodada do Brasileirão. Ele concederá uma entrevista coletiva nesta sexta, no CT Rei Pelé.

Samuel L. Jackson é o ator mais rentável de todos os tempos

Filmes estrelados pelo americano renderam mais de US$ 7,4 bilhões.
Ator de 62 anos trabalhou em mais de 100 filmes.

Da EFE
O Livro de Recordes do Guinness reconheceu Samuel L. Jackson como o ator mais rentável da história do cinema devido a seus filmes que arrecadaram mais de US$ 7,4 bilhões, segundo publicou nesta quinta-feira a revista "The Hollywood Reporter".
Samuel L. Jackson (Foto: Divulgação)Samuel L. Jackson em cena do filme "A cor de um crime" (Foto: Divulgação)
Jackson, de 62 anos, trabalhou em mais de 100 filmes desde que estreou em "Febre da Selva', sob a direção de Spike Lee, em 1991. Entre seus títulos se encontram populares produções como "Parque dos Dinossauros", "Pulp Fiction - Tempo de Violência" e os episódios mais recentes da saga "Guerra nas Estrelas".
Um dos fatores que jogou a favor do ator foi o fato de estrelar, em média, quatro filmes por ano: participou de seis em 2010, quatro em 2011 e tem previstos mais três para 2012, uma quantidade muito elevada em Hollywood.
Jackson costuma ter papéis secundários nessas produções, ao contrário de outras estrelas como Tom Cruise, Tom Hanks e Leonardo DiCaprio.

Mano chama Kaká e deixa 'brasileiros' fora dos jogos contra Gabão e Egito

7/10/2011 10h43 - Atualizado em 27/10/2011 11h51

Novidades são os nomes dos ex-corintianos Willian e Bruno César, além de Dudu (ex-Cruzeiro) e Alex Sandro (ex-Santos). Robinho fica fora

Por Márcio Iannacca Rio de Janeiro
Kaká está de volta à Seleção Brasileira. Depois de seguidas lesões após a Copa do Mundo de 2010, o meia do Real Madrid recuperou o bom futebol e ganhou sua primeira oportunidade com o técnico Mano Menezes para os amistosos contra o Gabão, no dia 10 de novembro, às 16h (de Brasília), em Libreville, e diante do Egito, em Doha, no Qatar, no dia 14 de novembro, às 15h (de Brasília). Por outro lado, o comandante preferiu deixar os atletas que atuam no futebol local  fora da lista (confira mais abaixo). Tudo para não prejudicar a reta final do Brasileirão.
A Seleção se reúne no dia 7 de novembro em Frankfurt. De lá, o grupo viaja em voo fretado para Libreville, capital do Gabão. Após o confronto contra os donos da casa, a delegação segue para Doha, no Qatar, local da partida diante do Egito. A liberação dos convocados será no dia 15 de novembro.
Kaka Brasil x Chile (Foto: Reuters)Kaká não atua pela Seleção Brasileira desde a última Copa do Mundo na África do Sul (Foto: Reuters)
Robinho e Julio César fora. Ex-corintianos são as novidades
Para não prejudicar a reta final do Campeonato Brasileiro, Mano preferiu deixar fora da lista os atletas que atuam no Brasil. Na última convocação, o comandante desfalcou nove clubes - Botafogo, Atlético-MG, Vasco, Internacional, Santos, São Paulo, Corinthians, Flamengo e Fluminense. Com isso, o comandante deu uma nova oportunidade ou chamou pela primeira vez alguns nomes que já marcaram época com a amarelinha.
Nomes como Neymar, do Santos, e Ronaldinho Gaúcho, do Flamengo, principais estrelas das últimas convocações, vão ficar fora da equipe. O atacante do Peixe, por sinal, é o artilheiro da era Mano Menezes, com oito gols.
As novidades na lista são os nomes do ex-corintianos Willian (Shakhtar) e Bruno César (Porto), além de Dudu, ex-Cruzeiro e atualmente no Dínamo de Kiev, e Alex Sandro, contratado recentemente pelo Porto junto ao Santos. Esses dois últimos foram campeões mundiais sub-20 e possuem idade olímpica.
Já as ausências mais sentidas foram de dois atletas que atuam em Milão: Julio César, do Inter e que se lesionou na última quarta-feira, e Robinho, do Milan. O ex-santista já está recuperado de lesão e vem atuando pelo clube rossonero nas últimas rodadas.
Bruno Cesar comemora gol do Benfica contra o Otelul Galati 
(Foto: Reuters)Bruno César é uma das novidades na lista de Mano (Foto: Reuters)
Retrospecto de Mano à frente da Seleção Brasileira
Sob o comando de Mano Menezes, a Seleção Brasileira já disputou 18 partidas. Foram dez  vitórias, três derrotas e cinco empates. Até o momento, o time canarinho ainda não conseguiu vencer um rival de peso com o treinador no comando - Argentina (1 a 0, Doha), França (1 a 0, em Paris) e Alemanha (3 a 2, em Stuttgart).
Na primeira competição oficial da era Mano Menezes, a Seleção foi eliminada nas quartas de final ao perder nos pênaltis para o Paraguai. Nas cobranças, o time canarinho não converteu nenhuma - três para fora e um nas mãos do goleiro Villar. Elano, André Santos, Fred e Thiago Silva desperdiçaram os lances para a equipe nacional.

Vulcão Hudson começa a expelir nuvem de cinzas no Chile

7/10/2011 04h42 - Atualizado em 27/10/2011 18h53

Imagens do dia - 27 de outubro de 2011

  • Em imagem feita na véspera e divulgada nesta quinta (27), uma 
nuvem de cinzas é expelida pelo vulcão Hudson, perto de Coihaique, no 
Chile. O governo começou a retirar moradores da região temendo uma 
erupção, meses após o Puyehue entrar em atividade.
    Em imagem feita na véspera e divulgada nesta quinta (27), uma nuvem de cinzas é expelida pelo vulcão Hudson, perto de Coihaique, no Chile. O governo começou a retirar moradores da região temendo uma erupção, meses após o Puyehue entrar em atividade. Reuters/Intendencia Ayse
  • Várias regiões da Tailândia permanecem inundadas. Na imagem, um cão
 permanece numa casa em Bangcoc...
    Várias regiões da Tailândia permanecem inundadas. Na imagem, um cão permanece numa casa em Bangcoc... Aaron Favila / AP Photo
  • ... Tailandês bem-humorado boia com um colete salva-vidas em 
região alagada do centro de Bangcoc...
    ... Tailandês bem-humorado boia com um colete salva-vidas em região alagada do centro de Bangcoc... Damir Sagolj/Reuters
  • ... Jovem tailandês resgata um cão em um bairro alagado da capital
 Bangcoc...
    ... Jovem tailandês resgata um cão em um bairro alagado da capital Bangcoc... Altaf Qadri/AP
  • ... O satélite Earth Observing-1, da Nasa, registrou a região do 
Rio Chao Phraya e da cidade tailandesa de Ayutthaya em 11 de julho e, 
depois, em 23 de outubro, afetada pelas enchentes causadas pelas chuvas 
de monção.
    ... O satélite Earth Observing-1, da Nasa, registrou a região do Rio Chao Phraya e da cidade tailandesa de Ayutthaya em 11 de julho e, depois, em 23 de outubro, afetada pelas enchentes causadas pelas chuvas de monção. Reuters/Nasa
  • Bebê eletante com dois dias de idade não sai de perto das patas da
 mãe no zoológico de Whipsnade, perto de Dunstable, no sul da 
Inglaterra.
    Bebê eletante com dois dias de idade não sai de perto das patas da mãe no zoológico de Whipsnade, perto de Dunstable, no sul da Inglaterra. Reuters/ZSL Whipsnade Zoo
  • A rainha Elizabeth II visita colégio aborígene em Perth, na 
Austrália.
    A rainha Elizabeth II visita colégio aborígene em Perth, na Austrália. William West / Pool / AP Photo
  • Guardas de honra da Coreia do Sul recepcionam o secretário de 
Defesa do EUA, Leon Panetta, em Seul.
    Guardas de honra da Coreia do Sul recepcionam o secretário de Defesa do EUA, Leon Panetta, em Seul. Jo Yong-Hak / Reuters
  • O vocalista do Aerosmith, Steven Tyler, que ainda se recupera de 
uma queda que o forçou a remarcar um show no Paraguai, se apresenta com 
um olho roxo para milhares de fãs em Assunção.
    O vocalista do Aerosmith, Steven Tyler, que ainda se recupera de uma queda que o forçou a remarcar um show no Paraguai, se apresenta com um olho roxo para milhares de fãs em Assunção. Jorge Adorno/Reuters
  • Aydin Palak, de 18 anos, é resgatado 100 horas após terremoto. Ele 
ficou quatro dias preso sob escombros de seu edifício em Ercis, após o 
terremoto que atingiu o leste da Turquia...
    Aydin Palak, de 18 anos, é resgatado 100 horas após terremoto. Ele ficou quatro dias preso sob escombros de seu edifício em Ercis, após o terremoto que atingiu o leste da Turquia... Osman Orsal/Reuters
  • ... Mulher turca observa os estragos em sua casa na vila de 
Alakoy, que foi atingida pelo terremoto de domingo (23). O número de 
mortos no país já passa de 500...
    ... Mulher turca observa os estragos em sua casa na vila de Alakoy, que foi atingida pelo terremoto de domingo (23). O número de mortos no país já passa de 500... Morteza Nikoubazl/Reuters
  • ... Oficial turco faz vistoria em um edifício danificado da vila 
de Alakoy.
    ... Oficial turco faz vistoria em um edifício danificado da vila de Alakoy. Morteza Nikoubazl/Reuters
  • O artista Andy Bergholtz prepara suas esculturas feitas em 
abóboras para o Haloween, durante exibição no Grand Canal Shoppes, no 
hotel e cassino The Venetian em Las Vegas, no estado americano de 
Nevada.
    O artista Andy Bergholtz prepara suas esculturas feitas em abóboras para o Haloween, durante exibição no Grand Canal Shoppes, no hotel e cassino The Venetian em Las Vegas, no estado americano de Nevada. Steve Marcus/Reuters
  • Manifestantes vestidos como palhaços imitam os policiais 
colombianos durante um protesto em Bogotá na véspera, quando milhares 
foram às ruas em ato contrário a reformas previstas na educação 
pública.
    Manifestantes vestidos como palhaços imitam os policiais colombianos durante um protesto em Bogotá na véspera, quando milhares foram às ruas em ato contrário a reformas previstas na educação pública. John Vizcaino/Reuters
  • Guarda olha para a rua de dentro de um banco depredado durante os 
protestos em Bogotá.
    Guarda olha para a rua de dentro de um banco depredado durante os protestos em Bogotá. John Vizcaino/Reuters
  • Um estoque de munição sem qualquer guarda é visto a cerca de 100 
km ao sul de Sirte, cidade natal do ditador deposto Muammar Kadhafi, na 
Líbia. Meses de guerra até a queda do regime deixaram cidades destruídas
 e cenários como o da foto pelo país.
    Um estoque de munição sem qualquer guarda é visto a cerca de 100 km ao sul de Sirte, cidade natal do ditador deposto Muammar Kadhafi, na Líbia. Meses de guerra até a queda do regime deixaram cidades destruídas e cenários como o da foto pelo país. David Sperry/AP
  • Imagem feita do espaço mostra as luzes de cidades 
norte-americanas, entre elas Omaha (esq. baixo), Minneapolis e St. Paul 
(esq. cima), Des Moines (esq. centro), Chicago (centro cima) e St. Louis
 (dir. baixo).
    Imagem feita do espaço mostra as luzes de cidades norte-americanas, entre elas Omaha (esq. baixo), Minneapolis e St. Paul (esq. cima), Des Moines (esq. centro), Chicago (centro cima) e St. Louis (dir. baixo). Reuters/Nasa
  • Manifestante picha um muro durante marcha noturna do movimento 
'Ocupe Oakland', nos EUA, em reprodução às manifestações novaiorquinas 
do 'Ocupe Wall Street'.
    Manifestante picha um muro durante marcha noturna do movimento 'Ocupe Oakland', nos EUA, em reprodução às manifestações novaiorquinas do 'Ocupe Wall Street'. Noah Berger/AP
  • O americano-israelense Ilan Grapel, acusado de espionagem no 
Egito, cumprimenta sua mãe após desembarcar no aeroporto Ben Gurion, em 
Tel Aviv. Ele foi trocado por por 25 egípcios detidos em território 
israelense...
    O americano-israelense Ilan Grapel, acusado de espionagem no Egito, cumprimenta sua mãe após desembarcar no aeroporto Ben Gurion, em Tel Aviv. Ele foi trocado por por 25 egípcios detidos em território israelense... Reuters/GPO
  • ... Alguns dos 25 prisioneiros egípcios libertados são vistos em 
recepção festiva em Taba, na fronteira entre Egito e Israel.
    ... Alguns dos 25 prisioneiros egípcios libertados são vistos em recepção festiva em Taba, na fronteira entre Egito e Israel. Mohamed Abd El-Ghany/Reuters

Emprego na construção cresce 9,44% em oito meses

Nível de emprego cresceu 1,27% no mês de agosto em relação a julho, com a contratação de mais 38.770 trabalhadores com carteira assinada


Daniel Mello

Repórter da Agência Brasil

Imprimir.São Paulo – Nos primeiros oito meses do ano o emprego na construção civil cresceu 9,44% no país, segundo balanço do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (Sinduscon-SP). Em agosto foram admitidos 38,7 mil trabalhadores, um aumento de 1,27% em relação a julho.





"Dados demonstram que a construção segue crescendo, embora em um patamar menos vertiginoso do que em 2010", disse o presidente do SindusCon-SP, Sergio Watanabe (Foto : Omar Paixão/EXAME.com)

De acordo com o presidente do Sinduscon, Sergio Watanabe, os números indicam que o setor continua aquecido. “A construção segue crescendo, embora em um patamar menos vertiginoso do que em 2010”.



Em agosto de 2010 houve um aumento de 1,75% no número de postos de trabalho na construção brasileira, com 48,5 mil contratações. No acumulado dos oito primeiros meses do ano passado a expansão do nível de emprego foi 14,76%.



A maior parte dos 3,1 milhões de trabalhadores que estavam empregados na construção civil em agosto exerciam suas atividades na Região Sudeste (646,3 mil). Essa região foi, no entanto, a que apresentou o menor aumento no mês, apenas 0,96%, com a criação de 15 mil novas vagas.



A maior expansão de empregos no setor em agosto ocorreu na Região Norte, crescimento de 2,62%, com 4,7 mil contratações. Em seguida vem a Região Nordeste, que abriu 9,7 mil vagas, um aumento de 1,53%.

Carro cai em buraco de obra

Publicado em 27/10/2011 - 15:20:37
Carro cai em buraco de obra
Tamanho da letra
O dia dos operários da obra começou diferente. Quando chegaram para trabalhar, encontraram um carro sem motorista estacionado de um modo nada comum. A avenida está em obras, serão colocadas galerias para águas pluviais e posteriormente, o calçamento. O problema é que durante a noite um motorista não percebeu essas obras e acabou caindo em um buraco. José Carlos Carvalho, lavrador, conta que na volta do posto de gasolina queria passar pelo local e não sabia do buraco porque não tinha nenhuma sinalização.

Os responsáveis pela obra disseram que o trânsito do local estava impedido. Segundo Amauri Vieira Filho, encarregado de obras, tinha uma manilha no meio da via, cercando o local e também foi usada faixa zebrada para sinalizar.

Os moradores de uma rua no bairro Cidade Nova, reclamam da falta de sinalização. Um morador disse que se a rua está em obras, é necessário que se coloque a devida sinalização.

Confira a reportagem completa no vídeo.

http://intertvonline.globo.com/mg/noticias.php?id=15376

Adolescente de 17 anos é flagrado com arma em escola

Estudante teria levado revólver calibre 32 para dentro da Escola Municipal Padre Francisco Carvalho Moreira, na Região Leste de BH






Noticias- 24/10/2011 - 14:53





Após ser flagrado com uma arma dentro de uma escola, um adolescente de 17 anos foi apreendido na manhã desta segunda-feira (24) no Bairro São Geraldo, na Região Leste de Belo Horizonte.



Segundo a Polícia Militar (PM), o estudante teria levado um revólver calibre 32, carregado com seis cartuchos intactos, para dentro da Escola Municipal Padre Francisco Carvalho Moreira. Ele estaria mostrando a arma para outros estudantes, que chegaram a tirar fotos, quando foi flagrado por um funcionário.



A polícia foi acionada e encontrou o revólver na cintura do rapaz. Ele alegou que passou a andar armado depois de receber ameaças de morte. A mãe do adolescente foi chamada e, visivelmente nervosa, bateu no filho para repreendê-lo. O estudante foi encaminhado para a Centro Integrado de Atendimento ao Adolescente Autor de Ato Infracional de Belo Horizonte (CIA-BH).