sábado, 25 de janeiro de 2014

Santos segura pressão, derrota o Corinthians e é campeão da Copa São Paulo

Com a conquista, o time alvinegro se iguala a Atlético-MG e São Paulo com três títulos da competição

Campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior em 2013, o Santos segue como melhor equipe da tradicional competição de base nos últimos anos. Neste sábado, o time do litoral paulista teve mais uma boa atuação e triunfou por 2 a 1 sobre o Corinthians, no Pacaembu, e garantiu seu segundo título consecutivo do torneio.
O atacante Diego Cardoso e o meio-campista Serginho, aos 15 e aos 30 minutos do primeiro tempo, respectivamente, marcaram para equipe vitoriosa, enquanto Malcom, aos 31 minutos do segundo tempo, descontou.
Com este resultado, o Santos iguala São Paulo e Atlético-MG, que também conquistaram a competição em três oportunidades. Campeão em 1984, 2013 e 2014, o clube alvinegro tem menos títulos do que Corinthians (oito), Fluminense (cinco) e Internacional (quatro).
Já o Corinthians, mesmo com a derrota neste sábado, segue como principal clube da história da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Vencedor do torneio em oito anos, sendo o último deles em 2012, o time da capital ainda terminou em segundo lugar em outras oito edições, totalizando 16 finais.
Lucas BaptistaI/Futura Press
Santos bateu o Corinthians na final da Copa SP
O jogoEm busca de seu segundo título consecutivo da Copa São Paulo de Futebol Júnior, o Santos começou o jogo deste sábado pressionando o Corinthians desde os primeiros instantes. Mesmo com menos torcida presente no estádio em relação ao rival, o time do litoral paulista mostrou grande ímpeto ofensivo e aproveitou os espaços deixados pelo sistema defensivo do Corinthians.
Uma das principais referências da equipe comandada pelo treinador Pepinho Macia, o atacante Diego Cardoso começou a partida atuando pelo lado esquerdo e causou grandes problemas aos zagueiros rivais. O atleta quase abriu o placar aos sete minutos, quando fez boa jogada individual pelo lado esquerdo, invadiu a área e chutou cruzado. O goleiro Henrique, bem posicionado, espalmou para escanteio.
Após a pressão inicial do Santos, o Corinthians conseguiu equilibrar as ações do confronto. Entretanto, Diego Cardoso voltou a aparecer aos 15 minutos e, desta vez, não deu chances ao goleiro adversário. Stéfano Yuri ganhou disputa em velocidade com Pedro e chutou rasteiro. A bola desviou em Henrique e foi rumo ao gol. Antes de entrar, Diego Cardoso apareceu para completar e balançar as redes.
Em desvantagem no marcador, o time da capital aumentou sua presença no campo ofensivo e passou a chegar ao gol defendido por João Paulo com mais facilidade. Entre os 18 e os 25 minutos, o Corinthians teve três oportunidades de igualar o placar, mas o atacante Lucas, em duas jogadas pelo alto, e Ayrton, em cobrança de falta, desperdiçaram.
Lucas Baptista/Futura Press
Santos e Corinthians fizeram a final da Copa São Paulo no Pacaembu
Com o forte calor que fazia em São Paulo na manhã deste sábado, o árbitro Flávio Rodrigues Guerra concedeu parada técnica aos 28 minutos. Logo no retorno dos atletas ao gramado, aos 30 minutos, o Santos aumentou sua vantagem. Destaque do Corinthians na competição, o armador Zé Paulo ficou cercado no meio-campo, foi desarmado e a bola sobrou para Serginho. O camisa 10 disparou em velocidade e tocou na saída de Henrique, fazendo 2 a 0.
Insatisfeito com o desempenho do ataque de sua equipe, o técnico Osmar Loss colocou Brayan no lugar de Lucas ainda nos vestiários, antes do retorno ao segundo tempo. A alteração, porém, não surtiu grande efeito dentro de campo e o atleta não causou muito perigo ao Santos com sua entrada. O time do litoral, por sua vez, quase marcou o terceiro com Stéfano Yuri, aos 13 minutos.
Assim como no primeiro tempo, Flávio Rodrigues Guerra paralisou o duelo aos 28 minutos para os jogadores tomarem água. O atacante Léo sequer voltou para o jogo e foi substituído por Yan. Três minutos depois do retorno, o Corinthians organizou jogada de contra-ataque e avançou pelo lado direito. Brayan cruzou e Malcom, sozinho, chutou forte e diminuiu a desvantagem corintiana.
Empolgado com o gol, o time comandado por Osmar Loss pressionou bastante o Santos nos minutos finais. Para conter o ímpeto adversário, Pepinho colocou Diego Santos na vaga de Fernando Medeiros, aos 36 minutos. Nos instantes finais, aos 41 minutos, Brayan recebeu passe de Zé Paulo dentro da área, driblou o goleiro e chutou para fora, desperdiçando ótima oportunidade que causou alvoroço no banco do Corinthians. Antes do término, Henrique e Naílson ainda foram expulsos após confusão na área.
FICHA TÉCNICA
CORINTHIANS 1 X 2 SANTOS
Local: Estádio Paulo Machado de Carvalho (Pacaembu), em São Paulo (SP)
Data: 25 de janeiro de 2014, sábado
Árbitro: Flávio Rodrigues Guerra
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis e Alex Ang Ribeiro
Cartões Vermelhos: Henrique (Corinthians); Naílson (Santos)
Cartões Amarelos: Lucão (Corinthians); Diego Cardoso, Paulo Ricardo, Zé Carlos e Gustavo (Santos)
Gols:
Santos: Diego Cardoso, aos 15 minutos do primeiro tempo; e Serginho, aos 30 minutos do primeiro tempo
Corinthians: Malcom, aos 30 minutos do segundo tempo
Público: 31.481 mil (28.438 mil pagantes)
Renda:R$ 333.360,00 mil
CORINTHIANS: Henrique; Lucão, Pedro, Luiz Gustavo e Guilherme Arana; Fabiano, Ayrton (Matheus), Zé Paulo e Malcom; Léo (Yan) e Lucas (Brayan)
Técnico: Osmar Loss
SANTOS: João Paulo; Daniel Guedes, Paulo Ricardo, Naílson e Zé Carlos; Lucas Otávio, Fernando Medeiros (Diego Santos), Serginho (Japa) e Jorge Eduardo; Diego Cardoso (Gustavo) e Stéfano Yuri
Técnico: Pepinho Macia

    resgate de criança soterrada após ataque aéreo na Síria

    Bombardeio aconteceu sobre a cidade de Aleppo.
    Criança parecia atordoada após ser retirada dos escombros.

     
    Um vídeo postado na internet mostra o momento em que uma criança é resgatada dos escombros de uma casa, destruída após um ataque aéreo em Aleppo, na Síria. As imagens foram postadas no YouTube no último dia 22, mas a data do resgate não foi divulgada. De acordo com o jornal inglês “The Independent”, o vídeo teria sido feito por ativistas sírios contrários ao governo de Bashar Al-Assad.
    Na gravação, um grupo desesperado de homens tenta retirar uma grande quantidade de terra após ouvirem um choro enquanto buscavam sobreviventes do ataque.
    Após um trabalho cuidadoso de remoção da terra, eles retiraram a criança, que parecia atordoada. No vídeo, é possível ver o bebê coçando os olhos, tentando limpá-los da sujeira.

    Neste sábado (25), as delegações do regime sírio e da oposição retomaram o encontro no qual devem tratar das negociações para o fim do conflito de três anos na Síria.
    Os representantes iniciaram a reunião, mediada pelo enviado especial das Nações Unidas para a Síria, Lakhdar Brahimi, confirmou a porta-voz da ONU, Corinne Momal-Vanian. Esta deve ser a primeira vez que as duas delegações se dirigirão uma à outra, sempre mediadas por Brahimi.
     
    Tentativa de paz
    Nesta manhã, os representantes dos dois lados do conflito participaram de um encontro de 30 minutos com o enviado da ONU, no qual ele por 30 minutos e nenhum dos delegados disse nada, segundo Anas al-Abdah, delegado da oposição, na saída da reunião.
    Al-Abdah disse que Brahimi afirmou que os dois primeiros dias das conversas irão se focar nas negociações para levantar os cercos aos civis, incluindo em Homs, no estabelecimento de cessar-fogo locais e no acesso humanitário, mas o centro das negociações deve ser resolver o conflito.

    “Ele disse que isso é uma conferência política, baseada em Genebra 1”, disse Al-Abdah, se referindo ao encontro de junho de 2012 que chamou pelo estabelecimento de um governo de transição na Síria.
    A equipe de negociadores do regime é dirigida por Bashar al Jaafari, embaixador da Síria na ONU, e não o ministro sírio das Relações Exteriores Walid Mualem, segundo uma fonte próximas às negociações. Os negociadores da oposição, por sua parte, são liderados por Hadi al Bahra.

    Petição para deportar Justin Bieber dos EUA passa de 15 mil assinaturas

    É necessário o mínimo de 100 mil assinaturas até 22 de fevereiro.
    Bieber foi recentemente preso sob suspeita de dirigir embriagado.

    Justin Bieber comparece diante de juiz após ser preso por dirigir bêbado (Foto: Reprodução / YouTube)Justin Bieber comparece diante de juiz após ser
    preso por dirigir bêbado (Foto: Reprodução /
    YouTube)
    Mais de 15 mil pessoas já assinaram em cerca de 24 horas uma petição feita no site da Casa Branca para que o governo dos Estados Unidos deporte o cantor canadense Justin Bieber, que está em liberdade sob fiança desde a quinta-feira (23) por dirigir em velocidade excessiva e sob o efeito de álcool e outras substâncias em Miami.
    "Nós, o povo dos Estados Unidos, sentimos que não estamos bem representados no mundo da cultura pop. Gostaríamos de ver o perigoso, insensato, destrutivo, e consumidor de drogas Justin Bieber deportado e com sua permissão de residência revogada", diz a nota, registrada na seção de pedidos dos cidadãos da site da Casa Branca, "We The People".
    E acrescenta: "(Bieber) Não só é uma ameaça para a segurança de nosso povo, mas também é uma má influência para nossos jovens. Nós, o povo, queremos que Justin Bieber saia de nossa sociedade".
    É necessário o mínimo de 100 mil assinaturas até 22 de fevereiro para obter uma resposta da Casa Branca.
    A seção "We The People" (Nós, o povo), cujo nome faz referência ao início do preâmbulo da Constituição dos Estados Unidos, funciona desde 2011 como ferramenta do governo para mostrar-se aberto à opinião dos cidadãos.
    Uma equipe da Casa Branca estuda os pedidos que reúnem o número necessário de assinaturas (esta necessita de mais 86 mil até 22 de fevereiro) e cumprem com as normas, para depois decidir que organismo dará uma resposta oficial à reivindicação.
    A detenção de Bieber na quinta gerou um grande debate nos EUA sobre se, nas mesmas condições, outro imigrante como ele, legal ou não, já não teria sido deportado a seu país de origem.
    Um estrangeiro com residência permanente (Green Card) ou com visto temporário, como é o caso de Bieber, pode ser deportado dos EUA se for declarado culpado de um delito com agravante, como um roubo, embora os relacionados com a posse de drogas possam causar também a expulsão.
    Os especialistas em imigração que comentaram o caso nos jornais e televisões dos EUA concordam que Bieber só poderia ser deportado se for declarado culpado de alguma das acusações, e ainda nesse caso, são céticos sobre sua expulsão, porque o ídolo teen está em condições econômicas de conseguir os melhores advogados.

    Três pessoas morrem em tiroteio em shopping dos Estados Unidos

    Ocorrência foi em estabelecimento perto de Washington, capital americana.
    Polícia acredita que um dos mortos é o atirador.
                         

    Três pessoas morreram e várias ficaram feridas após um tiroteio dentro de um shopping na cidade de Columbia, que fica a 48 km de Washington, capital dos Estados Unidos, informou a polícia do condado de Howard neste sábado (25). De acordo com o Twitter da polícia, um chamado sobre o tiroteio foi recebido por volta das 11h15, no horário local (14h15, hora de Brasília).
    Mapa mostra local onde foi o tiroteio (Foto: G1)
    Ao chegarem ao centro comercial, foram encontradas três pessoas mortas, uma delas ao lado de uma arma e munições.
    Por enquanto, nenhuma das vítimas foi identificada. Os policiais suspeitam que um dos mortos seja o atirador.
    O shopping, chamado Columbia Mall, tem 200 lojas.
    Ainda segundo o Twitter da polícia do condado de Howard, os clientes presentes no shopping estão seguros e recebem atendimento. Uma coletiva de imprensa foi convocada para as 13h15 (16h15, em Brasília).
    Tiros foram dentro de loja, diz polícia
    Segundo o site do jornal "The Baltimore Sun", funcionários e clientes que permaneceram no shopping após o tiroteio foram direcionados a um teatro instalado no local.
    Pessoas que estavam no interior do estabelecimento quando os tiros começaram relataram à publicação que uma multidão saiu correndo assim que os tiros foram ouvidos.
    Ainda de acordo com a publicação, que acompanha a coletiva de imprensa realizada pelo chefe da polícia do condado de Howard, os tiros começaram dentro de uma loja do piso superior do shopping. O motivo dos disparos é desconhecido e será investigado.
    O chefe da polícia local informou ainda que seus homens vão permanecer no shopping para analisar mais detalhes sobre a ocorrência. Uma nova coletiva foi marcada para 19h, horário de Brasília.
    O Twitter da polícia do condado de Howard informou ainda que algumas pessoas estão sendo liberadas de dentro do shopping e que ainda não há a confirmação da identidade dos mortos.
    Carros de emergência estacionados em frente ao Columbia Mall, onde três pessoas morreram após tiroteio neste sábado (25) (Foto: Jim Watson/AFP)Carros de emergência estacionados em frente ao Columbia Mall, onde três pessoas morreram após tiroteio neste sábado (25) (Foto: Jim Watson/AFP)
    Membros do FBI e policiais locais conversam em frente ao shopping Columbia Mall, onde três pessoas morreram em tiroteiro registrado neste sábado (25) (Foto: Jim Watson/AFP)Membros do FBI e policiais locais conversam em frente ao shopping Columbia Mall, onde três pessoas morreram em tiroteiro registrado neste sábado (25) (Foto: Jim Watson/AFP)
    Movimentação de policiais é vista em frente a shopping que fica a 48 km de Washington, capital dos EUA. Três pessoas morreram após tiroteio no centro de compras (Foto: Jim Watson/AFP)Movimentação de policiais é vista em frente a shopping que fica a 48 km de Washington, capital dos EUA. Três pessoas morreram após tiroteio no centro de compras (Foto: Jim Watson/AFP)

    sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

    Temporal faz Tietê transbordar e trava linha de trens e aeroporto em SP

    Cidade entrou em estado de atenção às 15h40, segundo o CGE.
    Congonhas fechou e linha 12-Safira da CPTM deixou de circular.

     

    alagamento sp (Foto: Alex Silva/Estadão Conteúdo)Ponto de alagamento na Avenida Zaki Narchi com a Rua Urupiara (Foto: Alex Silva/Estadão Conteúdo)
    O temporal que atingiu cidades da região metropolitana de São Paulo na tarde desta sexta-feira (24) provocou o transbordamento do Rio Tietê, deixou ruas instransitáveis e afetou a circulação de trens e o funcionamento do Aeroporto de Congonhas.
    Confira abaixo as principais consequências da chuva:
    Rio e córregos transbordam
    O Rio Tietê transbordou em um trecho na Zona Leste de São Paulo, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE). O órgão decretou estado de alerta às 17h10 na Subprefeitura de São Miguel Paulista, na Zona Leste, por causa do transbordamento, que alagou a Rua Duarte Martins Mourão, no Jardim Romano.
    A Subprefeitura do Itaim Paulista também foi colocada em alerta às 18h15 porque os córregos Itaim, Itajuíbe e Três Pontes transbordaram. O Córrego Ipiranga provocou alagamentos em dois pontos da Avenida Abraão de Morais, no sentido Imigrantes, na Zona Sul, e a Subprefeitura do Ipiranga ficou em alerta entre 17h05 e 18h05. Todos os alertas já tinham sido retirados às 19h40.
    Protesto e ônibus queimado
    Um ônibus foi incendiado durante um protesto por causa das enchentes por volta das 17h15, na Avenida Marechal Tito, na Vila Curuçá, no extremo da Zona Leste de São Paulo, de acordo com informações da Polícia Militar.
    Um caminhão também foi atacado e teve a carga saqueada. Os manifestantes chegaram a bloquear a via com pedaços de madeira e lixo. Um grupo invadiu um supermercado e houve confusão com a chegada da polícia.
    Pontos de alagamento
    A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) chegou a registrar 25 pontos de alagamento na cidade por causa do temporal. Às 19h45, havia 8 pontos ativos, seis deles intransitáveis:
    - Avenida Senador Queirós, na altura da Rua da Cantareira;
    - Avenida Alcântara Machado, na altura do Viaduto Guadalajara;
    - Avenida Roque Petroni Junior, na altura da Avenida Santo Amaro;
    - Avenida Vitor Manzini, junto à Praça Dom Francisco de Sousa;
    - Avenida Vicente Rao, perto da Rua Doutor Joviano Telles;
    - Avenida Professor Abraão de Morais, altura da Avenida Bosque da Saúde.
    Túnel fechado
    Por medida de segurança em função das chuvas, o Túnel do Anhangabaú, no Centro da capital paulista, tinha duas faixas bloqueadas às 18h35 desta sexta-feira, de acordo com a CET. A interdição foi realizada ao longo de toda a via. Os motoristas enfrentavam lentidão no sentido aeroporto.
    Bueiro entupido é visto na avenida Nove de Julho, próximo a praça da Bandeira, sentido centro, durante forte chuva que atinge a capital paulista nesta sexta-feira.  (Foto: Foto: Nelson Antoine/Fotoarena /Folhapress)
    Bueiro entupido é visto na Avenida Nove de Julho,
    próximo à Praça da Bandeira, sentido centro,
    durante forte chuva que atinge a capital paulista
    nesta sexta-feira (Foto: Nelson
    Antoine/Fotoarena /Folhapress)
    Trens parados: linha 12 e linha 8
    Pontos de alagamento bloquearam, pelo segundo dia consecutivo, toda a linha 12-Safira (Brás-Calmon Viana) da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Os trens não circularam desde as 16h45. A operação Paese foi acionada, com ônibus percorrendo trechos da linha.
    Às 19h45, o trecho entre as estações Brás e São Miguel Paulista tinha a circulação de trens em processo de normalização.

    Um ponto de alagamento também impedia, por volta das 17h40, o trajeto dos trens da Linha 8 da CPTM entre a Lapa e a Barra Funda. As linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 5-Lilás do Metrô circularam com velocidade reduzida em trechos.
    Aeroportos
    O Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul de São Paulo, ficou fechado para pousos e decolagens entre 16h56 e 17h24, de acordo com a Infraero. Foram registradas rajadas de vento de 62 km/h às 16h no Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, na Grande São Paulo.
    Árvores caídas e semáforos apagados
    A capital paulista tinha 14 árvores bloqueando vias e 89 semáforos quebrados causando retenções nas ruas e avenidas às 18h10, de acordo com a CET.
    Entre as vias atingidas estavam a Avenida Brigadeiro Faria Lima, na altura do número 196, e na Avenida IV Centenário, altura da Rua Pedro de Toledo. Entre os semáforos com defeito, 66 estavam apagados e 23 estavam em amarelo intermitente.
    Córrego no limite antes de transbordar na Avenida Ricardo Jafet (Foto: Thiago Reis/G1)
    Córrego prestes a transbordar na Avenida Ricardo
    Jafet, na Zona Sul de SP (Foto: Thiago Reis/G1)
    Congestionamento
    A capital paulista apresentava 156 km de ruas e avenidas congestionadas às 18h20, de acordo com a CET. O índice é considerado dentro da média para o horário, segundo a CET. A via com tráfego mais carregado era a Marginal Pinheiros. No sentido Rodovia Castello Branco, a via somava 19 km de filas. Em direção a Interlagos, as retenções somavam 14 km de congestionamento.

    Estados de atenção
    O CGE colocou toda a cidade em estado de atenção às 16h15. A primeira região atingida foi a Zona Leste, que entrou em atenção às 15h40. Toda a cidade voltou ao estado de observação às 18h05.
    A chuva foi provocada por áreas de instabilidade formadas por causa do forte calor que atinge a cidade. Os termômetros das estações do CGE registraram, em média, 32ºC.

    Gmail fica fora do ar para usuários do Brasil, EUA e Europa

    Problema começou às 17h12, afirma companhia.
    Queda inviabiliza o acesso a outros serviços, como Docs e Drive.


    O serviço de correio eletrônico Gmail apresenta instabilidade na tarde desta sexta-feira (24), segundo relato de usuários que não conseguem acessar o serviço. A falha é constatada não só no Brasil, mas nos Estados Unidos e Europa também.
    O Google, mantenedor do serviço, informa, por meio da ferramenta de startus de seus serviços, que está “investigando reportes sobre uma questão com o Gmail”. Segundo a empresa, o problema começou às 17h12.
    Sem poder acessar o Gmail, os usuários também não podem utilizar outros serviços do Google, como o Docs, Drive, Calendar, entre outros. O Google informa ainda que fornecerá maiores informações em breve.

    Bruno César assina com o Palmeiras e manda recado à torcida

    Meia chega do Al Ahli, da Arábia Saudita, e fica até dezembro. Ele já vestiu a camisa e gravou depoimento à TV Palmeiras. Assista

                                               

    O Palmeiras anunciou nesta sexta-feira a contratação do meia Bruno César, oitavo reforço da equipe para a temporada 2014. O jogador foi emprestado pelo Al Ahli, da Arábia Saudita, até dezembro deste ano. O acordo dá ao Verdão a opção de comprar os direitos do jogador por 5 milhões de euros (R$ 16,4 milhões) ao término do empréstimo.

    Em depoimento gravado pela TV Palmeiras (assista ao vídeo), o jogador mandou um recado à torcida.
    - Estou chegando à família do Palmeiras. Estamos juntos.
     Desde o início Bruno César, que fez exames médicos na última terça-feira, sempre demonstrou vontade de atuar no Brasil nesta temporada, motivado pela Copa do Mundo no País. Após defender o arquirrival Corinthians no ano do centenário, em 2010, ele agora vai repetir a dose e atuar pelo Verdão também na data marcante, a ser completada em agosto de 2014. Para isso, inclusive, ele aceitou abrir mão de dinheiro e reduzir seus salários.
     Depois de começar nas categorias de base do União Barbarense, Bruno César passou por Bahia, São Paulo e até mesmo pelo Palmeiras, clube pelo qual disputou uma Copa São Paulo de Futebol Júnior e foi integrado ao time B.
    - A sensação (do retorno) é boa. Infelizmente, em 2007, eu não pude dar uma continuidade dentro. Mas agora estou voltando bem melhor do que eu era antes, mais experiente e maduro - disse, em entrevista ao site oficial do Verdão.

    Até agora o Verdão contratou os zagueiros Lúcio e Victorino, o lateral-esquerdo William Matheus, o volante França, o meia Marquinhos Gabriel e os atacantes Diogo e Rodolfo. O clube também adquiriu Leandro definitivamente até 2017. O Palmeiras ainda trabalha para ter o volante Bruninho, da Portuguesa, depois do Campeonato Paulista, e tem esperança de acertar com o lateral-direito paraguaio Jorge Moreira, do Libertad.
    Bruno César Palmeiras (Foto: Divulgação / Palmeiras)Bruno César assinou contrato até o fim do ano (Foto: Divulgação / Palmeiras)

    Barça revela contrato de Neymar e gasto de R$ 284,5 mi pelo craque

    Pai do craque libera divulgação do contrato, diretor explica acordo e afirma que valor inclui luvas, acordo de prioridade com o Santos e parcerias sociais e de marketing.

                                             
    Em meio à polêmica em relação à contratação de Neymar, o Barcelona, enfim, resolveu explicar o acordo com o jogador. Em entrevista coletiva nesta sexta-feira, um dia depois da renúncia de Sandro Rosell, o novo presidente do clube, Josep María Bartomeu deu detalhes da negociação com o atleta e manteve a versão oficial do clube: foram gastos € 57,1 milhões (cerca de R$ 188,5 milhões, na cotação atual) para contar com o brasileiro. Porém, o diretor de futebol, Raul Sanllehí, elevou a conta ao considerar também as luvas recebidas pelo craque, as parcerias sociais e de marketing e o acordo de prioridade com o Santos: € 86,2 milhões (R$ 284,5 milhões).
    - Tudo isso nos leva a € 86,2 milhões, sem contar o salário do jogador - afirmou Sanllehí.
    Com estes números, o ex-santista seria o terceiro jogador mais caro da história, passando Zidane, que em 2001 trocou o Juventus pelo Real Madrid por € 73,5 milhões. Gareth Bale e Cristiano Ronaldo disputam o posto de mais caro: segundo o Tottenham, o Real pagou € 101 milhões pelo galês no ano passado, valor superior aos € 94 milhões que o clube merengue deu ao Manchester United em 2009 pelo português. Segundo Bartomeu, o Barça só revelou os detalhes do contrato nesta sexta depois da autorização do pai de Neymar.
    - Não mentimos em momento algum. O pai do jogador, Neymar da Silva, autorizou o clube a levantar a confidencialidade do contrato porque considera injusto o que aconteceu. Muitos não perdoaram o seu filho por ter preferido vir para nosso clube do que para outros – disse Bartomeu.
    Info_VALORES-PAGOS_NEYMAR-3 (Foto: Infoesporte)






    O responsável por explicar os valores pagos a Neymar foi Raul Sanllehí. O cartola mostrou slides comparando os valores publicados pela imprensa espanhola e os oficiais: uma diferença está nos € 9 milhões (R$ 29,7 milhões) que teriam sido desembolsados pelo clube para a realização dos dois amistosos contra o Santos e foram computados pelos jornais; de acordo com Sanllehí, não houve gasto por parte do Barcelona.
    De resto, os valores são iguais: € 40 milhões (R$ 132 milhões) pagos à empresa N&N, de propriedade do pai de Neymar e dona dos direitos econômicos do jogador, e mais € 17,1 milhões (R$ 56,5 milhões) ao Santos. Há ainda a possibilidade de um bônus de € 2 milhões (R$ 6,6 milhões) caso o jogador fique entre os finalistas da Bola de Ouro.
    - Existe uma multa de € 4,5 milhões se não jogarmos o segundo amistoso, pois o primeiro já foi disputado. Com este jogo, ganharam € 2,5 milhões. Os gastos do Santos foram com a viagem. A empresa N&N significa Neymar e Nadine, pai e mãe do jogador. O clube não participa desta empresa – explicou Sanllehí.
    Josep Maria novo presidente do Barcelona (Foto: EFE)Bartomeu se prepara para a entrevista coletiva: novo presidente do Barça explicou contrato de Neymar (Foto: EFE)
    01
    'NEYMAR RECUSOU PROPOSTAS MAIS VANTAJOSAS'

    O dirigente revelou ainda que Neymar recusou propostas mais vantajosas financeiramente para poder jogar no Barcelona, uma vez que já havia um acordo com o clube catalão - que ainda assim poderia ser quebrado.
    - Faltava a Neymar um ano de contrato com o Santos, até 2014, quando ficava livre. Esta empresa tinha o direito de decidir onde Neymar jogaria. Aqui existia outra cláusula indenizatória se alguma das partes não cumprisse o acordo. Meio mundo queria contratar o Neymar. Em 2012, e a princípios de 2013, surgiu uma loucura para contratá-lo. Estávamos tranquilos porque pensávamos que, tendo pagado € 40 milhões, não nos deixariam. E nos avisaram que poderia não ser assim. Falamos com o jogador, e o risco existia. Seu pai me mostrou uma empresa que oferecia € 60 milhões, e logo subiram para € 100 milhões. E o jogador renunciou a essa proposta, preferiu vir para o Barça. Um clube duplicava o salário que nós lhe oferecíamos. E ele preferiu vir para cá.
    Neymar apresentação Barcelona (Foto: Getty Images)Neymar em sua apresentação no Barcelona: atacante preferiu ganhar menos, segundo diretoria (Foto: Getty Images)






    01
    SALÁRIO É DE R$ 29 MILHÕES POR ANO

    Na sequência, Sanllehí explicou que os € 95 milhões divulgados pelo jornal "El Mundo" levam em consideração não apenas o valor gasto para contratar Neymar, mas também o salário do jogador e as luvas recebidas para fechar com o Barça.
    - Este valor não faz parte da contratação do jogador. O salário fixo de Neymar é de € 8,8 milhões (R$ 29 milhões) por cinco anos: no total, € 44 milhões (R$ 145 milhões). A segunda parte é o bônus de assinatura do contrato: € 2 milhões (R$ 6,6 milhões) por cinco anos, € 10 milhões (R$ 33 milhões), que o jogador conta como salário. Por fim, é a comissão do agente, mas o Barça nunca remunerou agentes. Todos os jogadores têm um agente que cobra uma porcentagem deste salário, de 5%. Neste caso, no total, são € 2,7 milhões.
    Entretanto, o Barcelona gastou mais dinheiro com Neymar em ações que não têm relação com a compra dos direitos econômicos do jogador. Sanllehí confirmou que o clube tem uma parceria para projetos sociais com o atacante (o que custou € 2,5 milhões, o equivalente a R$ 8,2 milhões) e também de marketing (€ 4 milhões, ou R$ 13,2 milhões), válidos até o fim do contrato do atacante. Além disso, o clube pagou € 7,9 milhões (R$ 25,9 milhões) ao Santos para ter prioridade na contratação de três promessas do Peixe e mais € 2 milhões à N&N, que irá monitorar as revelações.

    - O Santos também perdeu dinheiro, pois tinha uma oferta de € 25 milhões (R$ 82,5 milhões) por ele. Nos pareceu uma boa ideia colaborar com um clube como o Santos. Eles têm três promessas que vêm depois de Neymar. Dizem que um dos três é o novo Neymar. Estes três jogadores não podem ser vendidos por menos do que nós pagamos. Além disso, buscamos uma empresa para seguir estas três promessas. E esta empresa, que pede € 400 mil (R$ 1,3 milhão) por ano, e este é um acordo independente da contratação, é a N&N.
    ERRATA: o GloboEsporte.com publicou inicialmente que os € 86,2 milhões da negociação do Barcelona por Neymar seriam equivalentes a R$ 283 milhões. Porém, segundo a cotação do site do Banco Central em 24 de janeiro de 2014, o valor chega a R$ 284,5 milhões (€ 1 = R$ 3,30).

    Vizinho acusa Justin Bieber de jogar ovos em sua casa na Califórnia

    Polícia investiga contravenção, que teria sido em Calabasas na quinta (9).
    Em outubro, outro vizinho denunciou cantor por dirigir de forma imprudente.

     
                             Justin Bieber durante show em Paris, no dia 19 de março do ano passado (Foto: Francois Mori/AP)Justin Bieber durante show em Paris, no dia 19 de março do ano passado (Foto: Francois Mori/AP)
    Um vizinho de Justin Bieber está acusando o cantor canadense, de 19 anos, de atirar ovos contra a sua casa, na cidade de Calabasas, nos arredores de Los Angeles, sul do estado americano da Califórnia. A região é escolhida por muitos artistas famosos, por ser mais tranquila que Beverly Hills, onde há presença maciça de turistas e fotógrafos.
    A polícia está investigando o caso, que, se for classificado como crime, pode levar Bieber ao tribunal. Segundo Steve Whitmore, porta-voz do xerife responsável pelo condado de Los Angeles, o ídolo teen é suspeito de praticar contravenções como vandalismo e agressão, ao atirar ovos contra a casa de um vizinho quando ele e a filha estavam na varanda, na quinta-feira (9).
    De acordo com Whitmore, os vizinhos filmaram o incidente e, dependendo do dano, a contravenção poderá ser qualificada como crime.
    Em outubro do ano passado, a Justiça americana decidiu não multar o cantor após outro vizinho ter reclamado que ele dirigia de forma imprudente pela região.
    A agência americana Associated Press tentou contato neste domingo (12) de manhã com a representante de Bieber, Melissa Victor, mas não obteve retorno.
    'Garoto problema'
    Nos últimos meses, Justin Bieber tem sido notícia em todo o mundo por envolvimento em vários episódios negativos. Na Austrália, no fim de novembro do ano passado, ele foi detido após a polícia ter encontrado maconha com um membro de sua equipe.
    Além disso, o prefeito da cidade australiana de Gold Coast, Tom Tate, determinou que o artista apagasse o grafite que havia deixado dois dias antes em uma parede de hotel. Bieber fez a pichação em um muro externo de um hotel no subúrbio de Surfers Paradise, em Gold Coast, e publicou uma foto em seu Instagram.
    No Brasil, no início de novembro, o cantor encerrou um show em São Paulo antes do previsto, após ser atingido por um objeto lançado por um fã. No Rio, ele foi visto saindo de termas e casas noturnas e foi flagrado grafitando o muro do  antigo Hotel Nacional, em São Conrado. Na ocasião, seus seguranças brigaram com fotógrafos e fãs, e Bieber foi autuado. Também no Rio, a modelo Tati Neves gravou um vídeo no qual aparece ao lado do astro, dormindo em um quarto com ele depois de uma festa.
    Ainda em novembro, bens – equipamentos de áudio e som, luzes e roupas – de Bieber foram embargados pela Justiça argentina no Aeroporto Internacional de Ezeiza, em Buenos Aires. A decisão foi motivada após a queixa de um fotógrafo, que alegou ter sido espancado e tido seu equipamento destruído por seguranças do cantor, depois de flagrá-lo na saída de uma casa noturna.
    Ainda na Argentina, Bieber teria "varrido" o chão com uma bandeira da Argentina jogada no palco durante um show na capital. Ele também abandonou uma apresentação antes do fim, por ter passado mal.
    Em julho, autoridades americanas encontraram uma pequena quantidade de maconha no ônibus de turnê do cantor, que não estava no veículo, cujo destino era a cidade de Detroit.

    Nível de álcool em teste de Bieber não indica embriaguez.

    Segundo o TMZ, policiais podem ter falsificado relatório.
    Cantor foi detido na quinta por dirigir sob efeito de álcool .


    O teste sanguíneo aplicado em Justin Bieber pelo departamento de polícia de Miami aponta que o artista não estava embriagado, segundo informações divulgadas pelo TMZ nesta sexta-feira (24).
    De acordo com o site, o resultado do exame indica que Bieber apresentou um índice de 0,014, o que significa que ele tinha 0,14 ml de álcool a cada litro de sangue, quando foi flagrado pelos policiais, que o detiveram por dirigir sob efeito de álcool e drogas, resistir à prisão e dirigir com carteira de habilitação vencida. Este número representa uma quantidade ínfima de álcool no organismo. No entanto, policiais disseram ao TMZ que o teste havia apontado 0,040, o que indicaria 0,40 ml de álcool por litro de sangue. O site aponta uma possível falsificação do relatório policial, afirmando que o departamento de Miami sofreu problemas de credibilidade em casos passados.
    O cantor foi liberado da prisão na própria quinta-feira. Fãs e jornalistas cercaram o automóvel em que o cantor deixou o local após comparecer diante de um juiz. O cantor acenou para os fãs, aparecendo em cima de um veículo SUV, na saída da prisão. 
    Justin Bieber comparece diante de juiz após ser preso por dirigir bêbado (Foto: Reprodução / YouTube)
    Justin Bieber comparece diante de juiz após ser
    preso (Foto: Reprodução / Miami County Jail)
    Justin estava no Centro de Correção Turner Guilford Knight em Miami. O juiz Joseph Farina confirmou o valor da fiança de US$ 2,5 mil (cerca de R$ 6 mil) para que o cantor fosse liberado. Clique para ver o vídeo da audiência de Justin Bieber.
    Logo depois de fichar o cantor, a polícia liberou uma "mugshot" do cantor Justin Bieber, 19 anos, no momento de sua prisão. Ele aparece sorrindo nas fotos do registro. Já na audiência que ocorreu em seguida ele compareceu mais sério.
    O cantor não demonstrou reação ao saber do valor da fiança estipulado pelo juiz. Justin Bieber vai responder em um processo sobre o caso e deve se apresentar outras vezes à Justiça. O artista teve representação do advogado Roy Black.
    A fiança do cantor de hip hop e R&B Khalil, que foi detido junto com o cantor, e estaria dirigindo em um "pega" nas ruas da cidade com o cantor, foi confirmada em US$ 1 mil.
    Acusações
    O cantor cheirava a álcool, tinha os olhos avermelhados e xingou um policial antes de ser detido nesta quinta-feira (23), em Miami, nos EUA, por falhar num teste de sobriedade e participar de um "racha".
    Justin Bieber comparece diante de juiz após ser preso por dirigir bêbado (Foto: Reprodução /TMZ)
    Justin Bieber comparece diante de juiz após ser
    preso por dirigir bêbado (Foto: Reprodução /TMZ)
    Segundo a emissora norte-americana CNN, Bieber afirmou ao policial que o abordou que, mais cedo, havia tomado cerveja, fumado maconha e usado remédio vendido apenas com prescrição médica.
    O site de celebridades TMZ, que teve acesso ao relatório oficial, disse que Bieber foi parado pela polícia às 4h09 da manhã do horário local. Ele dirigia um Lamborghini amarelo e disputava um "pega" contra uma Ferrari vermelha em Miami Beach. Os dois automóveis foram rebocados.
    O site de celebridades diz que, segundo o relatório, ele enfrentou os policiais. "Por que vocês estão fazendo isso?", teria perguntado, aos gritos. "Que porra eu fiz? Por que me pararam?". Quando o policial tentou fazer uma revista de rotina, Bieber teria dito: "Não tenho porra de arma nenhuma, por que você me revistou? Qual a porra do motivo para isso?".
    Ele alegou que voltava de um estúdio de gravação, o que não seria verdade, já que, antes, tinha sido visto numa casa noturna.
    Durante abordagem, o músico teria se recusado a tirar as mãos dos bolsos, apesar da ordem dos oficiais.  Ele estava em um bairro residencial, dirigindo um automóvel e acompanhado de uma modelo.
    •  
    O rapper Khalil, que foi detido junto com Justin Bieber (Foto: Reprodução /TMZ)
    O rapper Khalil, que foi detido junto com Justin
    Bieber (Foto: Reprodução /TMZ)
    Polêmica em série
    Recentemente, Justin Bieber tem se envolvido numa série de polêmicas. De acordo com a agência de notícias France Presse, na semana passada a polícia de Los Angeles encontrou drogas na casa do cantor durante uma batida. O chamado havia ocorrido depois de ovos terem sido jogados na residência de um vizinho, que o acusou de causar prejuízo de milhares de dólares. Além disso, na ocasião um amigo do artista foi preso.
    No dia 24 de novembro do ano passado, o cantor e membros de sua equipe foram presos no no aeroporto de Brisbaine, na Austrália, durante operação da polícia em busca por drogas. Eles teriam encontrado maconha com um dos membros da equipe. Justin foi liberado após receber advertência por usar "linguagem inapropriada". Ele teria insultado uma agente da polícia.

    Justin Bieber durante show em Paris, no dia 19 de março do ano passado (Foto: Francois Mori/AP)
    Justin Bieber durante show em Paris, no dia 19 de
    março do ano passado (Foto: Francois Mori/AP)
    Em junho, autoridades americanas já haviam encontrado uma pequena quantidade de maconha no ônibus de turnê do cantor, durante passagem pela fronteira do Canadá com os  Estados Unidos. Bieber não estava no ônibus quando aconteceu a inspeção. Durante uma segunda inspeção, um cachorro treinado pela polícia alertou as autoridades sobre a presença de drogas, e os agentes encontraram e confiscaram uma porção de maconha para uso pessoal.

    A última passagem de Justin Bieber pelo Brasil também gerou controvérsia. Foi divulgado um vídeo no qual ele aparece dormindo. Segundo boatos, as imagens foram registradas por uma prostituta com quem passou uma noite no Rio. De acordo com o TMZ, que entrou em contato com integrantes da equipe que acompanhou o cantor em sua estada no Brasil, a jovem seria apenas uma das convidadas da festa que Bieber promoveu após seu show na casa que alugou na Zona Sul da cidade.
    Ele ainda foi visto saindo de termas e casas noturnas e foi flagrado grafitando o muro do  antigo Hotel Nacional, em São Conrado. Na ocasião, seus seguranças brigaram com fotógrafos e fãs e, no dia em que deixou o país, foi autuado. Pouco antes, em São Paulo, ele tinha encerrado o show antes do previsto após ser atingido por um objeto lançado por um fã.

    terça-feira, 21 de janeiro de 2014

    CIDADE DO INTERIOR DE MINAS GERAIS AOS POUCOS ACABA COM SEU PATRIMONIO HISTÓRICO


    Trata se de um cinema na cidade de Caratinga, patrimônio histórico da cidade, porem de posse particular onde parte da população se revolta por estar sendo demolido, pois a comentários da população a cidade e retraída, devido estar perdendo todas as suas atividades culturais e ate mesmo históricas uma cidade com praticamente 100 mil habitantes não tem um cinema funcionando reclamam seu habitantes.
    Desde do dia 6 de julho de 2012, os caratinguenses amanheceram com a surpresa do início dos trabalhos de demolição da fachada do prédio do antigo Cine Brasil, onde os proprietários desejavam construir um novo e moderno prédio, para abrigar um centro comercial. Revoltados, um grupo de pessoas promoveu uma manifestação no local, tentando impedir o prosseguimento dos trabalhos e a preservação do prédio, pela sua importância histórica.
    Em 2009, o Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Caratinga iniciou o processo de tombamento do prédio do Cine Brasil, pertencente a uma das empresas do grupo comandado por Wantuil Teixeira de Paula. Por isso, a indignação dos manifestantes que com apitos e palavras de ordem atraíram a atenção de toda a imprensa local e regional, inclusive de autoridades. O juiz José Antônio de Oliveira Cordeiro, compareceu ao local e determinou a suspensão do serviço.
    Na ocasião, os proprietários do prédio apresentaram cópia do Decreto Executivo 1336, emitido pelo então prefeito João Bosco, em 18 de junho e publicado no dia 24, estabelecendo o arquivamento do processo de tombamento do Cine Brasil, assim como o Alvará da Prefeitura, assinado pelo prefeito, autorizando a realização da obra de construção de um prédio no terreno onde está o antigo cinema, com 833 metros quadrados de área construída.
    Mas, o juiz Alexandre Silveira, em resposta a uma ação civil pública cautelar preparatória, impetrada pelo Ministério Público contra a Distribuidora de Tecidos São Thiago Ltda., empresa pertencente à Wantuil Teixeira, decidiu pela suspensão do decreto que determinou o arquivamento do processo de tombamento do Cine Brasil e do alvará para execução da obra, impedindo o proprietário do imóvel de demolir ou descaracterizar o prédio, sob o risco de multa de R$ 5 milhões, em caso de desobediência.














     
     
     

     
     



    Custos dificultam mudança de estado de aprovados no Sisu

    Sistema permite mobilidade; governo oferece bolsa de R$ 400.
    Prazo de matrícula dos convocados na 1º chamada termina nesta terça.

    Do G1, em São Paulo*
    8 comentários

    Milena vai deixar Campo Grande para estudar na UFS (Foto: Jorge Henrique/G1)Milena vai deixar Campo Grande para estudar na UFS (Foto: Jorge Henrique/G1)
    O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) permite que os estudantes sejam aprovados em universidades de qualquer estado da federação. Assim, por exemplo, um estudante da Região Norte pode ingressar em uma universidade do Sul, e vice-versa. Mas essa mobilidade também cria um obstáculo para que alguns dos convocados efetivem suas matrículas: a dificuldade financeira para se sustentar longe de suas cidades de origem.
    Para não perder a vaga, alguns desses estudantes afirmaram ao G1 que vão recorrer às moradias estudantis e buscar empregos e estágios, entre outras alternativas. Há ainda os que desistiram e vão adiar o sonho de entrar na faculdade. As matrículas dos aprovados na primeira chamada terminam nesta terça-feira (21).
    Jeane Souza, de 17 anos, foi aprovada em primeiro lugar na Ufam (Foto: Arquivo Pessoal/Jeane Souza)Jeane Souza foi aprovada na 1ª colocação
    na Ufam (Foto: Arquivo Pessoal/Jeane Souza)
    Jeane Souza, de 18 anos, moradora do Amapá, passou em 1º lugar no curso de ciências biológicas na Universidade Federal do Amazonas (Ufam), mas abriu mão da vaga por conta da condição financeira da família. "Entrei em consenso com meus pais para cursar uma graduação no Amapá. Espero resultado da Unifap e ainda vou tentar uma vaga no Prouni", diz, conformada.

    A compra de passagens aéreas para realização da matrícula presencial obrigatória em Manaus e o custo de manter-se na capital amazonense durante a graduação foram as principais dificuldades que causaram a desistência da jovem.
    "Por estudar tanto em 2013, decidi me inscrever em uma universidade federal mesmo sabendo do risco de não conseguir viajar. A minha primeira opção no Sisu seria medicina, mas acompanhei a nota de corte e vi que não era possível. Então optei pela Ufam porque seria viável ser aprovada. Foi uma realização pessoal", afirma.
    Milena Gama Caetano, de 18 anos, mora em Campo Grande e foi aprovada no curso de medicina da Universidade Federal de Sergipe (UFS) pelo Sisu. Milena fez a matrícula, se prepara para mudar para Aracaju, mas vai precisar de ajuda para conseguir cobrir os gastos.
    Ela disse que pagou caro na passagem aérea para garantir a matrícula. Por isso, pretendia dormir no aeroporto para evitar gastos com hospedagem. Os planos mudaram após um amigo oferecer hospedagem em sua casa.
    A jovem tem visão monocular e concorreu às vagas de cota para portadores de deficiência física. Por conta disso, antes de efetivar a matrícula, ela vai ser avaliada por uma junta médica da instituição.
    A estudante contou que já pesquisou os custos de moradia e alimentação no estado onde vai estudar. "Nos primeiros meses, vou ficar em um pensionato, depois pretendo me mudar para um apartamento e dividir o aluguel com algum amigo", contou Milena. Para economizar, ela vai fazer as refeições no restaurante da universidade. "O almoço custa mais ou menos R$ 1. Também vou tentar uma bolsa de iniciação científica ou de auxílio para universitários para ajudar", afirma.
    O estudante Gerry Costa (Foto: Gerry Costa/Arquivo Pessoal)O mineiro Gerry vai tentar o auxílio-moradia da
    UFBA (Foto: Gerry Costa/Arquivo Pessoal)
    Ajuda de parentes
    Gerry Costa, de 22 anos, que mora em Belo Horizonte, foi aprovado no curso de arquitetura e urbanismo da Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Salvador. Na nota de corte, ele conquistou 802 pontos. Com essa pontuação, ele disse que não conseguiria passar no mesmo curso na Universidade de Minas Gerais (UFMG).
    Para se manter na capital baiana, Gerry pretende contar com a ajuda de parentes e com um provável auxílio-moradia, oferecido pela UFBA. "Também penso em arrumar um emprego ou, quem sabe, um estágio na área."

    Atualmente, o jovem mora com a avó, Maria da Conceição Azevedo, de 77 anos, e disse que ela se assustou quando soube que o neto vai se mudar de estado, mas entendeu que é uma chance de vida para Gerry. "Estou correndo atrás do meu sonho. Todo esforço é válido."
    Treineiro aprovado
    João Pedro Lopes de Lima, de 16 anos, ainda não concluiu o ensino médio e disputou uma vaga pelo Sisu como treineiro. Ele passou no curso de bacharelado em história na Universidade Federal de Goiás (UFG), mas não vai efetuar a matrícula porque, mesmo que já tivesse concluído o ensino médio, não teria condições financeiras para mudar de estado. "Fiquei desapontado, mas me conformei", diz o estudante que mora em Crateús, no interior do Ceará.
    O jovem estuda em escola pública e diz que sempre sonhou em estudar história. "Não temos condições econômicas. Teria de ficar em uma residência estudantil. Pensei em tentar uma bolsa de iniciação ou trabalhar mesmo, mas poderia não conseguir." Ele mora com a mãe, que é trabalhadora autônoma e não tem renda suficiente para sustentá-lo em outro estado.
    João Pedro afirma que a aprovação também serviu de estímulo para se preparar mais e conseguir a aprovação no fim de 2014, mas, desta vez, na Universidade Federal do Ceará (UFC). "Vou estudar bastante para a UFC", disse ele, acrescentando que tem colegas passando pela mesma situação.
    Milena, de MS, é recepcionada por colega no dia da matrícula em Sergipe (Foto: Jorge Henrique/G1)Milena, de MS, é recepcionada por colega no dia da
    matrícula em Sergipe (Foto: Jorge Henrique/G1)
    Bolsa de R$ 400
    Para tentar diminuir o problema de alunos que não têm como se manter longe de seus locais de origem, o Ministério da Educação criou, em maio do ano passado, o Programa Nacional de Bolsa Permanência para estudantes de graduação de universidades e institutos federais. O governo destina R$ 400 mensais para alunos que possuem renda familiar média de até 1,5 salário mínimo durante o período do curso. Para quilombolas e indígenas, a bolsa será de R$ 900.

    Segundo o MEC, o aluno não precisa ter ingressado no ensino superior por meio do sistema de cotas, nem ter cursado o ensino médio em escolas públicas, para receber a bolsa permanência. Além do critério financeiro, para conceder o benefício, o MEC exige que o estudante esteja matriculado em um curso cuja carga horária média seja de cinco horas diárias.

    Além do programa do governo federal, há instituições que possuem iniciativas isoladas para  alunos carentes, como moradia e auxílio financeiro para cobrir os custos com transporte e alimentação.

    Na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), há uma instituição, a Fundação Universitária Mendes Pimentel (Fump), responsável por prestar assistência estudantil aos alunos de baixa renda. Os alunos são classificados por nível de dificuldade, e os mais carentes não pagam para comer nos restaurantes universitários, têm moradia, tratamento médico e odontológico gratuitos, bolsas para pagar transporte, material acadêmico, entre outros benefícios. Na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), há alojamento no campus da Cidade Universitária com 504 quartos. As vagas são distribuídas mediante avaliação socioeconômica e da distância do local de moradia da família do candidato.

    Ações isoladas
    Organizações sem fins lucrativos, como a Fundação Estudar, também são opções para estudantes que têm dificuldade financeira para bancar os estudos, seja com despesas de mensalidade ou de moradia. Todos os anos, a Estudar seleciona, em média, 30 bolsistas que recebem, além de auxílio em dinheiro, uma espécie de mentoria profissional.

    As bolsas variam de 5% a 95% do valor solicitado pelo candidato, e concedida de acordo com sua condição socioeconômica. A seleção, no entanto, é rigorosa. Mais do que excelente desempenho acadêmico, a instituição procura estudantes, de graduação e pós, que tenham sonhos e projetos para melhorar o país.

    segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

    Acidente com ônibus na Via Dutra Região de Pindamonhangaba

    Equipes de resgate atendem vítimas em acidente na Via Dutra, em Pindamonhangaba (Foto: Eduardo Marcondes/TV Vanguarda)
    Equipes de resgate atendem vítimas em acidente na Via Dutra, em Pindamonhangaba. (Foto: Eduardo Marcondes/TV Vanguarda)
    "Foi a mão de Deus. Não acredito que tenha sobrevivido em um acidente feio como esse". Essas foram as palavras do vendedor ambulante Fábio Santos, de 46 anos, sobrevivente do tombamento de um ônibus de turismo na Via Dutra, em Pindamonhangaba (SP), nesta segunda-feira (20). O acidente deixou três mortos e 23 feridos. O veículo seguia de São Paulo (SP) para Itaguaçu (ES), cerca de 130 quilômetros da capital Vitória. O veículo foi desvirado por volta das 20h.

    Morador da cidade de São Mateus (ES), Fábio seguia o costume de ir à capital paulista fazer compras na região do Brás. O ambulante é uma das 13 pessoas que recebeu atendimento médico no local e foi liberado. "Depois do acidente ainda ajudei duas pessoas a saírem do ônibus. Ainda não acredito que tenha conseguido sobreviver", reafirmou.A auxiliar de enfermagem Silvana Helena Alves, de 39 anos, acompanhava a irmã nas compras em São Paulo e também sobreviveu. "Estava acordada na hora do acidente e vi o ônibus tombando. Foi o cinto que me salvou", conta. Ao todo, 39 pessoas – 37 passageiros e dois motoristas – estavam no ônibus no momento do acidente.

    Dos três mortos, dois são do sexo feminino. Uma das vítimas identificadas é Cristiane Costa Brandão. A outra mulher ainda não foi identificada. O homem que morreu tem 44 anos e se chama Hildegard Gomes da Costa. Os corpos foram encaminhados para o Instituto Médico Legal (IML) de Pindamonhangaba. Já as demais vítimas foram levadas para unidades médicas em Pindamonhangaba e Taubaté. Um dos casos mais graves está sendo atendido no Pronto Socorro de Pinda, onde um homem que teve o pé amputado está no centro cirúrgico.

    Tombamento
    O acidente com o ônibus de turismo ocorreu por volta das 17h15 na altura do km 95 na pista sentido Rio de Janeiro. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, o motorista do ônibus – que saiu ileso – informou em depoimento que o acidente ocorreu quando ele perdeu o controle do ônibus após ultrapassar uma carreta pela esquerda e voltar para a pista da direita. Ele foi levado para o Distrito Policial de Pindamonhangaba, onde presta depoimento.

    O grupo havia seguido para São Paulo no domingo (19) para fazer compras na região do Brás. Eles deixaram a capital paulista por volta das 15h desta segunda (20) e a previsão de chegada à cidade capixaba de Itaguaçu era às 5h desta terça-feira (21).

    A empresa Knaak, proprietária do veículo, informou que acionou o seguro e que uma equipe já está se dirigindo para o local do acidente. Um outro ônibus será colocado à disposição das pessoas que tiverem alta médica.

    Ônibus da banda Raça Negra tomba e deixa 27 feridos na BR-101

    O ônibus que levava a banda Raça Negra de Natal (RN) para o Recife derrapou e tombou na madrugada desta segunda-feira (20) na BR-101, próximo ao município de Goiana, Mata Norte do estado. Não foi confirmada a quantidade de passageiros que estavam  no veículo no momento do acidente, mas ao menos 27 passageiros, incluindo o vocalista Luiz Carlos, ficaram feridos.

    Segundo o Corpo de Bombeiros, um dos passageiros sofreu traumatismo crânio-encefálico (TCE) e seu estado é grave. Seis músicos foram conduzidos ao Hospital Miguel Arraes, em Paulista. Quatro passaram por atendimento na emergência da unidade e dois serão submetidos a cirurgias. Outros seis integrantes da equipe foram levados para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Igararru e entre eles o vocalista Luiz Carlos, que teria torcido um dos braços. Ainda não há informações sobre o estado de saúde dos feridos. 
     
    Luiz Carlos, vocalista da banda Raça Negra, tranquilizou os fãs após aparecer e falar com a imprensa sobre o acidente que banda sofreu na BR-101, próximo à cidade de Goiânia, na madrugada desta segunda-feira, 20. "Graças a Deus está todo mundo bem", disse. O cantor ainda falou por telefone com Fátima Bernardes, durante o programa Encontro, na manhã desta segunda-feira, 20, e falou do susto que banda levou.
    "O ônibus perdeu o controle e capotou. Foi uma coisa assustadora. A gente nunca tinha passado por isso. Mas está todo mundo bem. A gente olha para o ônibus e pensa como saiu vivo dali", disse.
    Levemente ferido, Luiz Carlos atribuiu o ocorrido "a coisa do destino, que não dá para prever".
    O ônibus que o grupo viajava derrapou e tombou na estrada, deixando 12 pessoas feridas, inclusive Luiz Carlos. Os feridos foram levados para o Hospital Miguel Arraes, na cidade de Paulista, em Recife.
    A Polícia Rodoviária Federal (PRF) relatou que o veículo trafegava na região da Mata Norte de Pernambuco, quando sofreu um capotamento. O motorista do ônibus que a banda viajava colidiu com a mureta de proteção e tombou na pista. Um caminhão que passava na hora não conseguiu frear a tempo e se chocou com o veículo.
    A banda havia realizado um show em Natal (RN) e voltava para Recife (PE), de onde embarcaria em um voo com destino a Salvador. Eles iriam se apresentar em A Melhor Segunda-Feira do Mundo, ensaio comandado pela banda Harmonia do Samba, no Wet'n Wild, na avenida Paralela.

    domingo, 19 de janeiro de 2014

    Fraude na Caixa Economica, prejuizo de mais de R$ 73 milhões

    Suspeito de fraude de R$ 73 milhões na Mega-Sena comprou até avião

    Por iG São Paulo
    | - Atualizada às