sexta-feira, 5 de março de 2010

UNA FLOR APRESENTA; Aprenda a organizar um chá de lingerie

No lugar das xícaras, tupperwares e do velho escorredor de arroz, as noivas preferem calcinhas, sutiãs e camisolas no novo ritual


Chá de lingerie: como organizar o evento?

Chá de cozinha todo mundo já conhece: as amigas e familiares da noiva se dividem, trazem presentes como colheres de pau e baldes, fazem a coitada pagar uns micos, comem e bebem e pronto! Mas e um chá de lingerie?

Tendência das festas pré-casamento, o chá de lingerie tira da lista os apetrechos domésticos e põe em cena a sensualidade do casal. A ideia é formar um enxoval de roupas íntimas para a noiva aproveitar a noite de núpcias e apimentar o início de uma vida a dois.

O iG Delas falou com o consultor de etiqueta Fábio Arruda e preparou algumas dicas infalíveis para você se divertir e arrasar neste evento. Onde receber as amigas, já que se trata de uma comemoração íntima? O que servir? Quem convidar? Confira a seguir.

Quem organiza?
Como um chá de cozinha, o chá de lingerie é a última reunião da noiva com as amigas antes do casamento. Portanto, ele sempre é oferecido por uma amiga, prima ou pessoa próxima. De forma mais impessoal, algumas empresas especializadas já prestam esse serviço.

Quando realizar?
Normalmente, o chá é feito com um mês de antecedência ao casamento. Mas sempre leva-se em conta a conveniência dos compromissos da noiva. Se a turma é animada, pode-se aproveitar a ideia da despedida de solteira e reunir os dois temas em um único evento.

Onde fazer?
Receber na casa de uma amiga ou da própria noiva é sempre mais intimista e divertido. “Não posso imaginar a noiva abrindo seus presentes e eventualmente os provando num salão de festas do prédio”, analisa Fábio Arruda.

O que colocar na lista de presentes?
Entra desde o pijaminha de flanela fofo às lingeries mais ousadas, passando pela roupa de baixo do dia a dia. Muito simpático é a noiva escolher uma loja que esteja em todos os shoppings e fazer uma lista das peças de sua preferência, com determinação do tamanho. Isso evita que receba peças escolhidas em sex shop, onde a oferta para trocas é mais escassa.

Quem convidar?
“Normalmente, pessoas da mesma idade e situação formam um grupo mais entrosado, como em qualquer reunião”, ensina. Porém, há sempre aquela tia velhinha e solteirona animadíssima. E aí? “Se ela for convidada, melhor convidar também a mãe e a sogra. Pensando bem, melhor não convidar a tia velhinha”, pontua.

O que ouvir? Como decorar?
O chá de lingerie deve ser planejado como um verdadeiro evento. Decoração alegre, com muitas flores, mesa bem posta, de maneira mais informal, drinks coloridos e trilha sonora já preparada com músicas que embalam as noitadas da turma são detalhes imprescindíveis. Vale até relembrar as músicas da época em que os noivos se conheceram.

O que servir?
Canapés, sanduichinhos, uma sopa creme fria ou quente (dependendo da estação), frutas para banhar em chocolate e docinhos, muitos docinhos! É sempre bom ter à mão um espumante e drinks não-alcoólicos e coloridos. Mas, claro, isso também depende da preferência da turma.

Quais brincadeiras propor?
Aqui, mais uma vez, ninguém melhor do que as amigas mais íntimas para saber quais brincadeiras serão divertidas e agradarão à noiva, já que é a pessoa homenageada. “Claro que um chá de lingerie permite brincadeiras mais eróticas do que um chá de cozinha, pois baldes, panelas e colheres de pau não são objetos dos mais sensuais”, salienta o consultor.

Mas tenha sempre cuidado com os excessos. Seja ele de qualquer tipo, é sempre uma grande gafe. Excesso de riso muito alto, de palavras que não fazem parte do seu discurso normal e, principalmente, o excesso de bebida. Esse é mortal. “Pense que uma foto pode ser tirada e imagine se você gostaria de ser fotografada na tal situação”, adverte Fábio Arruda.

MEC divulga hoje resultado de etapa do Enem

Uma lista de espera será criada para garantir a distribuição final das vagas nas universidades

Hoje será divulgado o resultado da terceira etapa de distribuição de vagas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Após a segunda rodada do Sisu, o sistema que seleciona alunos que fizeram o Enem para 51 instituições públicas, restaram 21.701 vagas, o que corresponde a 45% do total oferecido. O Ministério da Educação afirmou, na semana passada, que esperava para a terceira e última rodada uma “sobra residual’’.

A sobra ocorreu porque alunos selecionados pelo sistema não foram às universidades e institutos de ensino profissional para fazer a matrícula. Na primeira rodada, sobraram 60% das vagas, o que foi atribuído ao fato de outros vestibulares, como o da USP, terem divulgado resultados.

Os candidatos que não forem selecionados poderão confirmar no sistema se desejam fazer parte de uma lista de espera para curso no qual se inscreveu. A confirmação deve ser feita durante o período de matrículas da terceira etapa, que será de 9 a 12 de março.

Ao final das matrículas, a universidade ou instituto federal que ainda tiver vagas remanescentes poderá fazer chamadas posteriores, convocando os selecionados para matrícula, a partir da lista com a classificação dos candidatos que manifestaram o interesse.