sexta-feira, 11 de novembro de 2011

TENDÊNCIA-Os 10 modelos de sapatos do verão 2012

Listamos as sandálias e sapatos que não poderão faltar no seu guarda-roupa nesta temporada

Luigi Torre
Nós já falamos aqui sobre os 5 modelos essenciais de bolsas para o verão 2012. Agora, listamos os 10 tipos de sapatos e sandálias que não poderão faltar no seu guarda-roupa. Então, você, amante de sapatos, cola aqui e se liga nas nossas apostas:

1. Plataformas
Foto:
Plataforma da Versce e da 2nd Floor (Agência Fotosite)
Foto:
Plataformas retas de Andrea Marques e TopShop Unique (Agência Fotosite)
Meio que uma evolução das espadrilhas das últimas temporadas, as plataformas prometem dominar as ruas do Brasil e do mundo neste verão. Altas, em seus moldes mais clássicos, direto dos anos 1970, ou então, para uma proposta mais atual, de altura mediana e retas, como as do desfile de Andrea Marques e New Order nesse último Fashion Rio.

2. Tribalismos
Foto:
Sandálias da Burberry e Donna Karan (Agência Fotosite)
Cores, bordados, tramas de couro ou palha, amarrações, cordas, contas, miçangas... Os elementos são vários, mas todos apontando para um mesmo caminho. Sapatos com efeitos ou trabalhos manuais, evocando elementos culturais do passado ou de regiões remotas do planeta, ganham destaque no verão 2012.

3. Mocassim
Foto:
Mocassim da Ports e de Peter Som (Getty Image)
O clássico mocassim ganha cara nova nesta temporada. Com altos saltos blocados, aparece em cores vivas e materiais diversos, reforçando a importância de geometria nessa estação.

4. Esportivos
Foto:
Modelos de Prabal Gurung e Christopher Kane (Agência Fotosite)
Se você acompanhou nossa cobertura nessa temporada, deve estar bem ligado que elementos de uniformes esportivos invadiram as passarelas. E, obviamente, os sapatos não ficam de fora. Com solados de borracha, largas tiras elásticas, cores marcantes e toda uma aparência pesada e utilitária, vem algo multiuso, sofisticados e práticos – perfeitos para aqueles dias de enxurradas tropicais, tão típicas do nosso verão.

5. Plastificados
Foto:
Sapatos plastificados de Marc Jacobs e Dolce & Gabbana (Agência Fotosite)
Quase que uma variação da tendência anterior, porém embalados pela importância dos brilhos sintéticos dessa estação. Sapatos com materiais plastificados ganham força nos mais variados modelos: de sandálias esportivas a interpretações de botinhas de cowboy, como fez Marc Jacobs, a modelos mais clássicos e femininos, como na Dolce & Gabbana.

6. Minimal chic
Foto:
Sandálias de Dries Van Noten e Gucci (Agência Fotosite)
A clássica sandália de tirinhas ganha força nesta temporada, embalada por uma certa simplicidade que dominou as passarelas nas principais capitais da moda.


7. Salto agulha
Foto:
Saltos da Prada e Mugler (Agência Fotosite)
Afinal, é item essencial de qualquer closet. Nessa temporada, porém, eles têm significado especial. Um dos principais caminhos do verão 2012 é de um minimalismo moderno, pautado pela simplicidade e rigor geométrico, 100% focado na praticidade do cotidiano. Daí que os salto agulha, em scarpins de formas angulares, são complemento perfeito (e quase agressivo) para essa moda dinâmica, em perfeita sintonia com o ritmo dos principais centros urbanos do mundo.

8. Lady Like
Foto:
Modelos da Jil Sander e Nina Ricci (Agência Fotosite) 
Na contramão dessa tendência, vem aquele romantismo tipo de princesa, para as quais os altos saltos ultrafinos são proibidos. Vêm daí os modelos mais baixos, ou medianos, em cores suaves ou com decorações femininas.

9. Estilo Mary-Jane
Foto:
Mary-janes de Marc Jacobs e Marni (Agência Fotosite)
Para quem não sabe, é esse o nome desse modelo de sapato, meio sapatinho de rubis do Mágico de Oz. Embalados por esse bom comportamento feminino, reinterpretações dos modelos Mary-Jane ganham força nesta estação.

10. Mules
Foto:
Mules da Louis Vuitton e Viktor & Rolf (Agência Fotosite)
A gente já falou deles aqui, então, não poderiam faltar nessa lista: os temíveis mules dos anos 1990, retornam neste verão embalados pelos valores femininos que indicam um dos caminhos desta temporada.

Tecnologia brasileira controla TV, cortina e luzes de casa com gestos

At Home entrou com processo para patentear a solução em setembro.
Software usa os movimentos do usuário para comandar equipamentos.

Laura Brentano Do G1, em São Paulo
5 comentários
Tecnologia desenvolvida por brasileiros permite trocar os canais da TV e acender a luz da sala pelo movimento das mãos e sem controle remoto. Ao mostrar dois dedos para o aparelho de DVD, o usuário pode pausar um filme, por exemplo.

O software desenvolvido pela At Home, empresa brasileira de automação residencial da Telefônica, usa os movimentos do usuário para comandar equipamentos da casa. Uma câmera infravermelha capta os gestos das mãos e os transforma em ações, como ligar a luz, abrir a cortina e dar play no DVD.

“A câmera está conectada a uma central de automação. Baixar ou levantar a mão poderá diminuir ou aumentar a intensidade da luz”, explica Gabriel Carvalho Domingos, chefe de negócios da At Home. Os gestos são definidos e criados pelo usuário, que deverá ensinar os comandos ao software. “O cliente terá a flexibilidade de adaptar a solução para o seu dia a dia”, completa Domingos.
Gabriel Domingos mostra que, ao mostrar dois dedos para a câmera infravermelha, a TV pausa o filme (Foto: Laura Brentano/G1) 
Ao mostrar dois dedos para a câmera infravermelha, a TV pausa o filme (Foto: Laura Brentano/G1)
Para evitar que o usuário faça qualquer movimento e confunda os aparelhos, a At Home criou um comando que desliga o controle por gestos. “Se o cliente quiser ficar mais à vontade em casa, ele faz um simples movimento que o software vai entender que, a partir daquele momento, os gestos não serão mais interpretados como ações”.
A princípio, todos os equipamentos que estão conectados a central de automação poderão ser controlados por gestos. Isso inclui TV, rádio, iluminação, persiana e ar-condicionado. “Estamos substituindo o controle remoto pela mão”, diz Domingos.
 Duas câmeras instaladas no ambiente são suficientes para captar os comandos sem interferência. Mas o limite de câmeras depende do cliente. “Se ele mora em uma casa e quer controlar os equipamentos a partir de qualquer ambiente, ele terá que instalar mais de 20 ou 30 câmeras”, explica Domingos.
O que é automação residencial?
A automação residencial permite que o cliente, antes de chegar em casa, ligue o ar-condicionado, a TV, regule a iluminação do ambiente e abra as cortinas por meio do celular. O cliente também pode controlar esses equipamentos a partir de um único controle remoto ou de uma tela sensível ao toque instalada em casa.
O comando por gestos será vendido pela At Home como um “upgrade” da automação residencial. Portanto, o cliente já precisa ter uma solução dessas em casa para pensar em controlar a casa por movimentos. O “upgrade” inclui uma câmera infravermelha e o software de comando por gestos, que é instalado dentro da central de automação. “Hoje em dia, qualquer residência pode ter automação residencial, pois trabalhamos com tecnologia sem fio. O impacto na infraestrutura da casa é mínima”, explica Domingos.

A At Home teve a ideia de criar o programa por gestos em janeiro deste ano. Logo depois, a equipe de Domingos começou a desenvolver o software com a ajuda de um parceiro. “Durante o desenvolvimento, contratamos um escritório de advocacia, em julho, para saber se teríamos condições de patentear a tecnologia”, conta. Ao receber o sinal verde, a Telefônica entrou com o processo na primeira semana de setembro. “Não encontramos outra solução como a nossa em nenhuma parte do mundo”, disse Domingos.
A companhia espera colocar o produto no mercado no primeiro trimestre de 2012. O preço final e a marca da solução ainda não foram definidos. “Primeiro nos preocupamos se era possível criar esse produto”, conta Domingos. “Agora, estamos conversando com incorporadoras para entregar apartamentos com automação residencial que incluem o comando por gestos”.

Brasil vira sobre a China e segue vivo na Copa do Mundo

Após estarem perdendo por 2 sets a 1, brasileiras reagem, vencem tie-break por 17/15 e conquistam quinto triunfo na competição

Em duelo muito equilibrado e, mais uma vez marcado pela emoção, o Brasil derrotou a China por 3 a 2 (parciais de 25/23, 25/27, 21/25, 25/20 e 17/15), na manhã desta sexta-feira, em Sapporo, pela 6ª rodada da Copa do Mundo de Vôlei, que está sendo disputada no Japão. Com mais uma virada sensacional (tal como aconteceu contra Coreia e Sérvia), a seleção mostrou força na luta pelo título da competição e de uma vaga para os Jogos Olímpicos de Londres, em 2012..
As meninas brasileiras voltarão à quadra na virada de sexta para sábado (meia-noite) contra a líder Itália, que venceu todos os seis compromissos disputados e soma 17 pontos, cinco a mais que as brasileiras, que ocupam a quinta colocação e, dos cinco jogos que ainda restam a fazer, terão pela frente as fracas Argentina, República Dominicana e Argélia.
Brasil x China, Copa do Mundo de Vôlei (Foto: FIVB / Divulgação) 
Paula Pequeno, Thaisa e Fabíola foram um autêntico paredão diante das chinesas (Foto: FIVB / Divulgação)
Diferentemente dos jogos anteriores, o Brasil começou “ligado” e, com destaque para Sheilla, abriu 5/0 e depois 14/6, também contando com o bloqueio da muralha Thaisa. O jovem time chinês, no entanto, buscou se encontrar e reagiu no set. Voltando a mostrar inconstância, a seleção viu às adversárias encostarem.
Com o placar em 23/22, o árbitro americano errou em um lance de ataque do quadro oriental, dando ponto para o Brasil, quando na realidade a bola desviou em Mari antes de tocar na antena. O lance acabou sendo capital, pois bastou manter a vantagem para o time de José Roberto Guimarães fechar em 25/23.
O panorama da segunda parcial foi de equilíbrio. Após iniciar com 2/0 contra, as brasileiras viraram e lideraram o marcador até 13/12, quando o quadro da China novamente igualou e depois virou em 18/17. Os instantes finais do set foram com as equipes se revezando na liderança do placar até as chinesas fecharem em 27/25.
Sob o comando da oposta Junjing Yang, a China começou avassaladora a terceira parcial, fazendo logo 5/0. A equipe nacional, por sua vez, parecia sentir a derrota no set anterior, e tinha em Mari uma peça destoante. Como nas partidas anteriores na competição, a excelente atacante não cumpria boa atuação, porém mostrou um saque poderoso, que levou o Brasil a uma reação, reequilibrando o duelo e ajudando a igualar a contagem em 9/9.

Novamente retomando as ações com jogo de muita velocidade, as chinesas voltaram à dianteira, abrindo 15/10. Mesmo com boa performance nos bloqueios, as meninas brasileiras não suportaram e, com seguidos erros no ataque, acabaram caindo por 25/21, levando a virada na partida.
O quarto set foi marcado pelo equilíbrio, com o Brasil, de uma Paula Pequeno quase imparável, finalmente passando à frente em 16/15 e depois ampliando para 18/15. Brindando o público com defesas sensacionais, as brasileiras buscaram a vitória e, em um ataque de Fabiana, definiram a parcial em 25/20.
Como reflexo do embate, o tie-break também foi marcado pelo equilíbrio. Após empate em 7/7, a China retomou a ponta, porém, em mais uma reação espetacular, a seleção brasileira venceu por 17/15 e matou o jogo, mostrando estar mais firme do que nunca na luta pelo título da Copa do Mundo e por uma vaga à Londres 2012.

O Brasil começou jogando com Fabiana, Paula Pequeno, Thaisa, Mari, Sheilla, Fabíola e a líbero Fabi. Entraram no decorrer Sassá, Camila Brait, Dani Lins e Tandara.

Plebiscito no Pará chega à TV; saiba os argumentos de cada lado

Votação acontece em 11 de dezembro, nos moldes das eleições tradicionais.
G1 publica série mostrando expectativa dos paraenses sobre o plebiscito.

Tahiane Stochero Do G1, em Belém, Santarém e Marabá
119 comentários
Divisão do Pará (Foto: Editoria de Arye/G1)
Programação plebiscito (Foto: Editoria de Arte/G1)
Começa nesta sexta-feira (11) a campanha no rádio e na TV das frentes contra e a favor a criação dos estados de Carajás e Tapajós. O plebiscito que vai definir se os paraenses querem ou não o desmembramento do estado será realizado no dia 11 de dezembro.
Os eleitores do Pará irão à urnas para responder a duas perguntas: “Você é a favor da divisão do estado do Pará para a criação do estado do Carajás?” e “Você é a favor da divisão do estado do Pará para a criação do estado do Tapajós?”.
Em um possível cenário de divisão do Pará, o futuro estado de Carajás será composto por 39 municípios, tendo Marabá como capital; o estado de Tapajós, 27 municípios, e Santarém como capital; e o novo Pará, 77 municípios, e Belém continuaria sendo a capital.

O G1 percorreu o Pará por dez dias para ouvir o que o povo pensa sobre a separação. Nos próximos dias, será publicada uma série de reportagens sobre o assunto.
Os paraenses ouvidos pelo G1 que defendem o “não” afirmam que todo o Pará sairá perdendo com a separação. Já os moradores de regiões distantes de Belém, como Marabá e Santarém, defendem que só um governo mais próximo poderá gerar mais emprego e melhorar a infraestrutura básica, diminuindo a pobreza e a violência.

Caso haja a separação, o novo Pará fica com 64% da população em apenas 17% da área do atual estado. Já Tapajós será o maior em extensão, com 59% da área territorial, e abrigará a futura Usina Hidrelétrica de Belo Monte, mas com uma população e um PIB menores. Carajás, com 24% do território, abriga cidades com alto fluxo migratório devido às riquezas minerais e aos movimentos rurais. Segundo dados do Ministério da Justiça, o avanço do crack e do oxi fazem com que o estado já nasça contendo as cidades mais violentas do país.

Na região metropolitana de Belém, o “não” à separação está estampado em faixas e cartazes. “Acho que o estado deve continuar unido para crescer. Se dividir, todo mundo vai perder, porque vão separar todas as riquezas do estado e só vai gerar mais cargos para os políticos”, acredita a professora Maria Teodora, de 59 anos.
belem pescador clementino da silva lisboa (Foto: tahiane stochero/g1) 
O pescador Clementino da Silva Lisboa, em Belém
(Foto: Tahiane Stochero/G1)
No mercado público Ver-o-Peso, próximo ao porto, moradores da região discutem o tema. “É claro que quem mora em Belém sai perdendo. As riquezas ficariam todas com Carajás. Eu vou votar no não”, diz o vendedor Roberto Gomes Menezes.
Já o pescador Clementino da Silva Lisboa diz que deve estar pescando dourado no Amazonas no dia do plebiscito. "Sempre fico semanas longe da terra. Acho que não devo votar. Mas meus filhos vão", afirma.

No interior do estado, o “sim” parece prevalecer. As campanhas pró-Carajás e pró-Tapajós trabalham juntas  e defendem que só a separação fará com que haja desenvolvimento nas regiões onde a população reclama principalmente de problemas nas áreas de saúde, segurança e transportes.

Para vencer nas urnas, apesar do menor número de eleitores nessas regiões, os defensores da criação dos dois novos estados apostam no feriado de Nossa Senhora da Conceição, em 8 de dezembro. Acreditam que a população do novo Pará, principalmente de Belém, deve viajar no feriado e ficar longe do domicílio eleitoral.
belem mercado municipal (Foto: Tahiane Stochero/G1) 
População conversa no mercado público Ver-o-Peso, em
Belém (Foto: Tahiane Stochero/G1)
Em Carajás, a dúvida é se a alta porcentagem de moradores procedentes de outros estados vota no Pará. Segundo o IBGE, quase um terço da população de Marabá não nasceu no estado. Na região, até mesmo os “estrangeiros”, a maioria procedente de Maranhão, Piauí, Goiás e Tocantins, defendem a separação. “É um absurdo o atraso em que vivemos, sem asfalto, sem esgoto, nessa violência. O dinheiro vai todo para a capital”, diz o cearense Jai de Sá Crato.

“Não tem como piorar separando. Se os impostos que arrecadarmos ficarem aqui na região, terá mais investimento. Só pode melhorar. Marabá não tem nada”, desabafa o comerciante Raimundo Nonato, que expunha em frente a sua mercearia a carne de um porco recém-abatido.
marabá porco (Foto: Tahiane Stochero/G1) 
Mercearia de Raimundo Nonato, em Marabá
(Foto: Tahiane Stochero/G1)
Em Santarém, a discussão gerou análises sobre os pontos positivos e negativos nas comunidades e a campanha pela criação de Tapajós está estampada em casas e é tema de conversas em barcos na orla. “Eu vou votar no sim.
A maioria do povo viaja de barco, mas para o dia do plebiscito nos programamos para ficar na comunidade”, diz ao G1 a dona de casa Mariluce Branco, enquanto embarca para uma viagem de sete horas pelo Rio Tocantins até a comunidade ribeirinha de Lago Grande.
Políticos
O economista Celio Costa, contratado pelas campanhas pró-separação para analisar a viabilidade de Tapajós e Carajás, diz que, caso haja a divisão, “os três estados terão sobrevivência financeira e os dois novos receberão recursos da União que hoje não têm acesso”.

Pelos cálculos de Costa, do total do orçamento do Pará em 2010 (aproximadamente R$ 10,54 bilhões), cerca de 88% foram gastos na área do novo Pará; 8%, em Carajás; e 4%, em Tapajós, que é o maior em área. Quando se analisam os investimentos (cerca de R$ 1,03 bi em 2010), 83,5% foram feitos no novo Pará, na região metropolitana de Belém; 11,5% (cerca de R$ 150 milhões), em Carajás; e 5% (R$ 69 milhões), em Tapajós, diz o economista com base no balanço do governo do Pará divulgado no Diário Oficial do estado.
Divisão do Pará (Foto: Editoria de Arte/G1)
Líder da frente pró-Carajás, o deputado Giovanni Queiroz (PDT-PA) afirma que o desmembramento trará desenvolvimento. “Se separar, o progresso chegará nestas regiões. É um absurdo a situação de pobreza e falta de esgoto e asfalto nestas áreas. 40% da população do Pará vive abaixo da linha da pobreza e 20%, na miséria, com menos de R$ 70 por mês”, afirma.
 pobreza belém área de palafitas sem esgooto na beira do rio (Foto: Tahiane Stochero/G1) 
Area de palafitas sem esgooto na beira do rio, em Belém
(Foto: Tahiane Stochero/G1)
Defensor da criação de Tapajós, o deputado estadual João Salame (PPS) diz que só com a separação “o governo ficará mais próximo do povo, entendendo os problemas e podendo aplicar melhor os recursos”. “Nossa arrecadação fica toda com o que é o novo Pará”, diz.
Para o deputado estadual Celso Sabino, que chegou a ingressar no STF contra a realização do plebiscito e está à frente da campanha do “não”, a hipótese de maior desenvolvimento caso haja a divisão não procede. “O erro começou com o desenho dos dois novos estados, que foi decidido em um grupo de políticos e não feito a partir de estudos antropológicos sobre o anseio da população. Os três estados acabarão mais pobres do que estamos hoje. Não é dividir, mas sim, endividar”, acredita.
Em Belém, as sedes dos comitês contra a separação funcionam dentro da Associação Comercial do Pará. “Achamos que o plebiscito só vai acirrar os ânimos, jogar a população contra si mesma e não trará progresso. Não existe nada que comprove que o novo Pará irá perder com a separação, mas o que estudamos é que todo o estado deixa de ganhar”, diz Sérgio Bitar, presidente da entidade.
PlebiscitoSegundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a votação no dia 11 de dezembro será feita nas seções eleitorais das 8h às 17h e a apuração do resultado será iniciada após a conclusão do pleito, de acordo com os moldes das eleições tradicionais.

Filha do presidente de Cuba bate boca com dissidente no Twitter

Mariela Castro aderiu ao site de microblogagem nesta semana.
Logo de cara, ela comprou briga com a blogueira Yoani Sánchez.

Da Reuters
Mariela Castro, filha do presidente de Cuba, Raúl Castro, comprou uma briga nesta semana com a blogueira dissidente Yoani Sánchez no site de microblogagem Twitter, pouco tempo após aderir à tuitagem.
Mariela Castro chamou de 'parasitas deploráveis' Yoani e outros que aparentemente se opunham a ela, em uma breve troca de mensagens que pode ter sido o primeiro confronto direto entre a dissidente e um membro da família Castro, após anos de animosidade.
Yoani, que critica com regularidade a falta de liberdades no país comunista, em seu blog 'Generación Y', conhecido internacionalmente, deu início à disputa ao enviar tuites em que dava as boas-vindas a Mariela à 'pluralidade do Twitter', onde 'ninguém pode me calar, me negar permissão para viajar ou bloquear minha entrada'.
'Quando é que nós cubanos sairemos de nossos armários?', perguntou, referindo-se à campanha de Mariela pelos direitos dos homossexuais, como chefe do Centro Nacional de Educação Sexual de Cuba.
'Tolerância é total, ou não é?' tuitou Yoani.
Reprodução da conta de Mariela Castro no Twitter nesta sexta-feira (11) (Foto: Reprodução)Reprodução da conta de Mariela Castro no Twitter nesta sexta-feira (11) (Foto: Reprodução)

Mariela, de 49 anos, respondeu friamente, dizendo 'Seu foco de tolerância reproduz os velhos mecanismos de poder. Para melhorar seus 'serviços' você precisa estudar'.
Mas mais tarde, depois de ter aparentemente recebido diversos tuítes de outros dissidentes, Mariela não se conteve.
'Parasitas depreciáveis: vocês receberam a ordem de seus empregadores para me responder conjuntamente e com as mesmas frases predeterminadas? Sejam criativos' escreveu, refletindo o desdém dos líderes cubanos em relação a dissidentes e a crença de que eles trabalham para seu inimigo de longa data, os Estados Unidos.
Assim como está na vanguarda em Cuba no apoio aos direitos dos homossexuais, Mariela parece ser a primeira na família Castro a se engajar pública e diretamente no Twitter.
Seu pai, de 80 anos, e seu tio, o ex-líder Fidel Castro, de 85, têm contas no Twitter, mas são usadas apenas para publicar artigos e colunas da mídia estatal cubana.
Depois da discussão com Yoani, Mariela publicou um link para uma entrevista sobre sua viagem recente à Holanda, onde ela passou pelo famoso 'red-light district'.
Ela surpreendeu ao dizer na Holanda que sabia de cubanas que se prostituíam para trabalhadores só para que pudessem tomar um banho.
Em um tuíte, Mariela disse que houve 'manipulações, como sempre' de seus comentários.

Câmera de segurança registra momento de terremoto na Turquia

País volta a ser abalado por forte tremor que matou ao menos 10 pessoas, um mês após terremoto que matou cerca de 600 pessoas.

Da BBC
8 comentários
Equipes de resgate estão buscando sobreviventes de um novo terremoto que abalou a região leste da Turquia. Assista a vídeo de câmara de segurança.
O tremor, de magnitude 5,6, matou ao menos 10 pessoas.
ATUALIZADA: Número de mortos chega a 19
O terremoto provocou o colapso de 25 edifícios, entre eles um prédio de seis andares na cidade de Van.
No mês passado, um tremor de 7,2 pontos de magnitude na mesma região matou um total de 600 pessoas.
Câmera de segurança registra momento de terremoto na Turquia (Foto: BBC)Câmera de segurança registra momento de terremoto na Turquia (Foto: BBC)

Roberto Kalil assume posse na Faculdade de Medicina da USP,Dilma participa.

Roberto Kalil Filho é cardiologista da presidente e do ex-presidente Lula.
Governador Geraldo Alckmin e prefeito Gilberto Kassab também participam.

1 comentário
A presidente Dilma Rousseff com o cardiologista Roberto Kalil Filho (Foto: Roberto Stuckert Filho / Presidência)A presidente Dilma Rousseff com o cardiologista
Roberto Kalil Filho (Foto: Roberto Stuckert Filho /
Presidência)
A presidente Dilma Roussef participou nesta sexta-feira (11) da cerimônia em que o cardiologista Roberto Kalil Filho, médico de Dilma e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, toma posse no cargo de professor titular do Departamento de Cardiopneumologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
Também participaram do evento o vice-presidente Michel Temer, o presidente do Senado, José Sarney, os ministros Alexandre Padilha (Saúde) e Paulo Bernardo (Comunicações), o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB) e o prefeito da capital paulista, Gilberto Kassab (PSD).
Formado pela Universidade de Santo Amaro (Unisa), Kalil é doutor e professor livre-docente pela Universidade de São Paulo com curso de especialização na Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, e ocupa atualmente a direção do centro de cardiologia do Hospital Sírio-Libanês.
Após a posse, Kalil disse que o ex-presidente Lula, que faz tratamento de câncer de laringe, "está ótimo".
A presidente Dilma Rousseff é cumprimentada por funcionários da USP (Foto: Roberto Stuckert Filho / Presidência)A presidente Dilma Rousseff é cumprimentada por funcionários da USP (Foto: Roberto Stuckert Filho / Presidência)
Visita a Lula
Na quinta (10), a presidente Dilma aproveitou a agenda vazia em São Paulo para fazer uma visita a Lula. Dilma estava acompanhada do ministro Alexandre Padilha.
Dilma chegou ao apartamento do antecessor em São Bernardo do Campo (SP) por volta das 19h e entrou direto na garagem do prédio, sem passar pela imprensa. Ao sair, por volta das 20h30, disse, dentro do carro que o ex-presidente "está muito bem".
Lula e Marisa receberam Dilma e ministro da Saúde, Alexandre Padilha, no apartamento em São Bernardo  (Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula)Lula e Marisa receberam Dilma e ministro da Saúde, Alexandre Padilha, na noite de quinta no apartamento em São Bernardo (Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula)

Menina morreu após encontro pela internet.

'Eu falava sobre o perigo na internet', diz pai de estudante morta em SP

Polícia desconfia que assassino seja de círculo de amigos virtuais da jovem.
Certidão de óbito aponta que Thayna, de 16 anos, morreu estrangulada.

1 comentário
Tainá foi a encontro às escuras, diz polícia (Foto: Hélio Torchi/AE) 
Thayna de Oliveira, de 16 anos, foi a encontro às
escursa, diz polícia. (Foto: Hélio Torchi/AE)
“Eu falava sobre o perigo na internet”, afirmou na manhã desta sexta-feira (11) o motorista Valdir Pereira de Oliveira, de 39 anos, pai da estudante Thayna, de 16 anos, encontrada morta na tarde de quarta-feira (9) na região do Campo Limpo, Zona Sul de São Paulo.
A declaração foi dada durante o velório da adolescente no cemitério Jardim da Paz, em Embu, na Grande São Paulo. O clima no local era de indignação e surpresa com o crime. O corpo da jovem foi sepultado às 12h desta sexta.
“A vida dela era escola, casa e igreja. Pelo que sabemos, ela nunca teve namorado. Apesar disso, acho que ela era influenciável. Eu dizia a ela que a internet tinha coisas perigosas”, disse Oliveira.
A Polícia Civil investiga a possibilidade da jovem ter sido morta por algum conhecido pertencente ao seu círculo de amigos virtuais. Familiares da vítima informaram que ela saiu de casa após ter marcado um encontro pela internet. O que reforça essa hipótese é o fato de Thayna ter recebido um telefonema de um número desconhecido no momento que deixou a residência dos pais.
Segundo amigos de Thayna, a jovem gostava de usar apelidos nas redes sociais por achar o seu sobrenome muito comum.
Policiais do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) estão fazendo uma varredura na região onde o corpo da jovem foi encontrado para descobrir se câmeras registraram o momento do crime ou alguma ação que leve ao assassino.
O DHPP investiga o caso como homicídio qualificado. A certidão de óbito da adolescente aponta que ela morreu por “insuficiência respiratória aguda”, “asfixia mecânica” e “estrangulamento”. Para a investigação, o agressor usou cordas para estrangular a jovem. Quando foi encontrada, Thayna apresentava lesões no pescoço.

O técnico de nutrição Fábio de Oliveira, de 31 anos, primo de Thayna, afirmou que a jovem, que tem mais dois irmãos, não tinha costume de sair de casa sozinha. “Mas, neste dia, só estavam ela e a irmã (de 18 anos) na residência. A irmã estava doente e foi dormir, mas ainda ouviu um telefonema para o celular de Thayna. Quando ela acordou, Thayna não estava mais em casa”, afirmou Fábio.

Bebê é internado após mastigar pedra de crack em Araçatuba, SP

Pai é usuário e deixou entorpecente em uma mesa.
Delegacia de Defesa da Mulher do município investiga caso.

1 comentário
Um bebê de 1 ano foi internado após mastigar uma pedra de crack em Araçatuba, no interior de São Paulo, na madrugada desta sexta-feira (11). Segundo a polícia, o pai da menina é usuário de drogas e deixou o entorpecente em cima de uma mesa. Ele contou que não viu quando a criança pegou a droga.
A Delegacia de Defesa da Mulher do município investigava o caso nesta sexta. Segundo a delegada responsável pela investigação, o pai deve ser chamado o quanto antes para prestar esclarecimentos. Um exame deve ser solicitado na Santa Casa, onde a menina continuava internada na tarde desta sexta, para saber se ela teve alguma lesão pela ingestão do crack. Caso o resultado seja positivo, o pai pode ser processado.
O Conselho Tutelar foi notificado. A assessoria da Santa Casa não informou o estado de saúde da menina na tarde desta sexta a pedido da família.

Guia e o mapa completo do festival SWU 2011

Festival acontece em Paulínia, interior de SP, de 12 a 14 de novembro.
São esperadas 70 mil pessoas por dia para assistir as 70 atrações.

Gustavo Miller Do G1, em São Paulo
2 comentários
O G1 publica abaixo o guia com o mapa completo e a lista de todas as atrações do SWU 2011. A 2ª edição do festival acontece neste ano em Paulínia, no interior de São Paulo, de 12 a 14 de novembro. São esperadas cerca de 70 mil pessoas por dia para o evento que terá 70 artistas nacionais e internacionais.
ícone impressora (Foto: Reprodução)
No fim desta página, clique no ícone da impressora para imprimir.
ícone compartilhar (Foto: Reprodução)
Caso prefira enviar para seu e-mail para depois acessar via celular, por exemplo, clique no ícone "Enviar para um amigo", também no fim desta página.
(vale esse) Mapa e programação completa do SWU (Foto: Arte G1)
O Parque Brasil 500
A grande novidade da 2ª edição é a sua mudança de local. Sai a Fazenda Maeda, em Itu, e entra o Parque Brasil 500, em Paulínia, também no interior de São Paulo. A mudança multiplicou bastante o tamanho da arena do festival, que agora tem 1 milhão e 800 mil m². É bastante espaço para as cerca de 70 mil pessoas que irão passar por lá a cada dia. Alguns palcos, inclusive, chegam a ficar até 450m de distância um do outro.

Os principais, Energia e Consciência, agora ficam de frente um para o outro, não mais de “lado”, como na edição anterior. Os shows maiores acontecerão nessa arena, cujo chão é asfaltado.
A estrutura do Parque Brasil 500 conta com área de camping para 1.500 barracas, quatro praças de alimentação (três na arena e um no camping), estacionamento para 16.500 veículos (sendo 15.000 para o público da arena e 1.500 para os campistas) e 13 postos médicos. 
O horário de abertura dos portões é de 8h para o fórum que começa às 10h. Para os shows, os portões serão abertos às 12h. As apresentações começam às 14h30 (no New Stage, dedicado a artistas menores e alternativos), às 15h (palcos principais) e às 13h15 (tenda eletrônica). O festival tem a seguinte classificação etária: a partir de 14 anos é preciso ir acompanhado dos pais ou do responsável legal; quem tiver mais de 16 anos pode ir sozinho.

Ingressos e setores
Ainda há ingressos disponíveis para todos os dias do SWU. A pista é o setor mais mais barato e custa R$ 290 (R$ 145) por dia. A Área Ipiranga, um espaço incluído de última hora, é uma arquibancada coberta que fica no meio dos palcos principais e que também dá acesso à pista. Ela custa R$ 450 por dia ou “R$ 200 + 100km” para os clientes do programa “Km de Vantagens Ipiranga”.

O Lounge Vip, cujo ingresso custa R$ 900, conta uma varanda e fica na lateral dos palcos principais, não mais na frente deles. O espaço terá open bar e comida à vontade, além de área de descanso, banheiros privados e serviço de massagem. O estacionamento é uma cortesia.
Para quem deseja ir aos três dias, existe o passaporte que só acesso à pista e tem o valor de R$ 739,50 (R$ 369,75 a meia)

Os ingressos poderão ser comprados no site www.ingressorapido.com.br ou pelo call center (4003-1212), que funcionarão de segunda a sábado, das 9h às 22h, e nos domingos e feriados das 11h às 22h. As entradas também podem ser adquiridas em 67 pontos de venda espalhados por todo o Brasil (veja aqui a relação completa de endereçoso clicando aqui). A taxa de conveniência de 10% não será cobrada nas lojas autorizadas.

Local onde será realizado o SWU em Paulínia (Foto: Divulgação) 
Local onde será realizado o SWU em Paulínia, sem
a estrutura pronta (Foto: Divulgação)
Camping
O camping é dividido em 1.500 lotes com espaço para barracas de uma a quatro pessoas (as barracas não são fornecidas pela organização). A área conta com posto médico, câmeras de monitoramento, praça de alimentação, loja de conveniência, duchas em temperatura natural, chuveiros com água quente (e temporizador limita o tempo do banho a sete minutos), banheiros e pias para lavar as mãos e escovar os dentes.

O estacionamento próprio fica próximo à área de camping e cada barraca tem direito a uma vaga. A entrada dos campistas poderá ser feita a partir das 12h de sexta-feira (11) até o meio-dia de sábado (12). Já a saída deverá ser feita até às 16h do dia 16 de novembro.

Os valores do camping são esses:
- Espaço para barraca de 1 pessoa: R$ 420
- Espaço para barraca de 2 pessoas: R$ 480
- Espaço para barraca de 3 pessoas: R$ 540
- Espaço para barraca de 4 pessoas: R$ 600

Como ir (ônibus ou carro)
Para quem for de ônibus até Paulínia, há linhas  que saem de São Paulo, Campinas e de cidades vizinhas. Confira os trajetos e seus valores abaixo.

Linhas para Paulínia:
Saída de São Paulo (Barra Funda, Terminal Tietê) - R$ 23,35
Saída de Campinas (rodoviárias) - R$ 2,90
Saída de Cosmópolis Indaiatuba, Americana e Sumaré - R$ 3,10 e R$ 3,30
Linhas para Campinas:
São Paulo
Aeroporto de Cumbica - R$ 45
Aeroporto de Congonhas - R$ 40
Saída de Campinas:
Aeroporto de Viracopos - R$ 9,90 (para rodoviária de Campinas)
Campinas - Paulínia - R$ 2,90
Linhas circulares em Paulínia:
Todas custarão R$ 1
Já quem optar por ir de carro, haverá uma estacionamento com 15 mil vagas. Ele custará R$ 100 para automóvel com um ou dois ocupantes e R$ 50 para van ou carros com mais de três ocupantes.

O que pode levar
A previsão do tempo diz que o SWU 2011 será de muito sol, apresentando pequenas pancadas de chuva no domingo e na segunda. Por a área ser muito grande, e aberta, é recomendável levar capa de chupa, protetor solar e labial, boné, roupas leves e confortáveis, óculos de sol e toalha.

Mochilas serão permitidas, assim como câmeras fotográficas não profissionais, copos de água mineral de, no máximo, 200 ml, e alimentos industrializados lacrados (salgadinhos, biscoitos e bolachas).

Festival SWU,Veja, em fotos 360º, a estrutura do festival .

Evento em Paulínia (SP) acontece nos dias 12, 13 e 14 de novembro.
Black Eyed Peas, Lynyrd Skynyrd e Faith No More estão entre atrações.

Do G1, em São Paulo
Comente agora
Foto de 10/11 (Caio Kenji/G1)   Clique para ver em alta resolução
Foto de 27/10 (Caio Kenji/G1) Clique para ver em alta resolução

Traficante Nem, policiais denunciados por Nem sobre propina devem ser presos, diz Cabral

Governador afirmou que a polícia deve investigar denúncias do traficante.
Nem teria dito à PF que metade do que arrecadava era usada em propinas.

Paulo Toledo Piza Do G1 RJ
4 comentários
Cabral fala durante assinatura de convênio com o Ministério da Justiça (Foto: Paulo Toledo Piza/G1) 
Cabral fala durante assinatura de convênio com o
Ministério da Justiça (Foto: Paulo Toledo Piza/G1)
O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, afirmou nesta sexta-feira (11) que a polícia deve investigar as denúncias de pagamento de suborno a policiais feitas pelo traficante Antônio Bonfim Lopes, o Nem, apontado como chefe do tráfico na Favela da Rocinha, na Zona Sul do Rio. Ele foi preso na madrugada de quinta-feira (10), enquanto tentava fugir no porta-malas de um carro.
Reportagem da edição desta sexta do jornal “O Globo” diz que o traficante, em depoimento à Polícia Federal, contou que metade de tudo o que arrecadava era gasto com propinas para policiais civis e militares.
“Se for comprovada [a denúncia], os policiais têm que ser presos e responder a processos disciplinar e criminal”, disse o governador após evento no Palácio Guanabara de assinatura de convênio com o Ministério da Justiça para a implantação de núcleos de prevenção à violência nos territórios pacificados.
“O policial que aceita suborno é duplamente marginal. Além de trair a sociedade, ele mata os próprios colegas. Merecem penas muito duras mesmo”, acrescentou. “Mas tenho certeza que a maioria absoluta é composta por pessoas como aquele sargento que fez a prisão [de Nem]”.
O governador disse esperar contar com a Justiça para que esses policiais, se descobertos e expulsos, não voltem para a corporação. “Temos muitos casos de policiais que foram expulsos e por liminar voltaram para a PM.”
Transferência de Nem para presídio federalPresente no evento, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, disse que ofereceu todo o aparato do governo federal ao Rio de Janeiro para a ocupação da Rocinha, prevista para ser concluída até domingo. “Tenho certeza que o governo federal e o governo do Rio de Janeiro, nesse momento, são um só corpo na perspectiva de consagrarmos mais uma UPP [Unidade de Polícia Pacificadora].”
O ministro acrescentou que os presídios federais têm vagas e podem receber criminosos como Nem e outros de alta periculosidade. O pedido para a transferência, porém, precisa antes passar pelo Judiciário. “A partir do momento que for feito o pedido, há uma decisão judicial. Agora, da parte do governo federal, nós receberemos, sim, todos esses traficantes de alta periculosidade”, completou Cardozo.

Ocupação da Rocinha
A favela da Zona Sul da cidade vive a expectativa de receber a 19ª Unidade Polícia Pacificadora (UPP) nos próximos dias, após a prisão de Nem. O traficante foi preso na madrugada de quinta-feira (10), após ser encontrado por policiais militares do Batalhão de Choque escondido no porta-mala de um carro, ao tentar fugir da comunidade. Os PMs encontraram no veículo cerca de R$ 180 mil e cinco celulares. Antes da prisão, os homens que ajudavam o traficante na fuga chegaram a oferecer R$ 1 milhão de suborno em troca da liberdade de Nem, segundo a polícia.
Em nota, a Secretaria de estado de Administração Penitenciária (Seap) informou que Nem está em uma cela indivividual, teve o cabelo raspado, terá que usar uniforme, não tem direito a receber visitas e nem a tomar banho de sol, por enquanto.
A polícia mantém o cerco na Rocinha e faz operações em outros pontos do Rio de Janeiro em busca de integrantes da quadrilha de Nem.

Funcionária do grupo AfroReggae está desaparecida no Rio

Ela teria sido levada de carro na quinta-feira (10).
Policiais da delegacia de Irajá investigam o caso.

Comente agora
Uma funcionária do grupo AfroReggae, de Vigário Geral, está desaparecida desde quinta-feira (10). Ela estava em casa, também no bairro de Vigário Geral, no subúrbio do Rio, quando dois homens armados teriam invadido o local e a sequestrado.

A vítima teria sido levada pelos criminosos em um carro. Policiais da 38ª DP (Irajá) investigam o caso.