terça-feira, 6 de novembro de 2012

Em Nevada, eleitores decidem poder da Assembleia Legislativa


Na cidade de Las Vegas, votação é feita em equipamentos eletrônicos.
Cidade também decidirá questão local sobre melhoria de escolas antigas.

Evelyn RodriguesEspecial para o G1, em Las Vegas, Nevada
2 comentários
Os eleitores de Nevada também foram às urnas nesta terça-feira (6) para votarem sobre questões regionais. Há apenas uma pergunta estadual na cédula de votação este ano, e tem a ver com a Assembleia Legislativa. Atualmente, o Legislativo tem 120 dias a cada dois anos para aprovar o orçamento do estado, considerar os impostos, alterar as leis existentes e produzir novas. Fora de época, apenas o governador tem o poder de convocar os parlamentares.
Eleitores fazem fila em local de votação em Las Vegas, Nevada (Foto: AP)Eleitores fazem fila em local de votação em Las Vegas, Nevada (Foto: AP)
O G1 realiza a cobertura completa, em tempo real, da reta final da disputa presidencial nos EUA, com conteúdo exclusivo de repórteres posicionados em Washington, capital do país, e nove estados-chave (Ohio, Iowa, Virgínia, Pensilvânia, Colorado, Carolina do Norte, Flórida, Nevada e Wisconsin), que podem decidir a eleição.

Em Las Vegas, maior cidade do estado, há ainda a questão local que pede um prazo de seis anos para o aumento da taxa de imposto sobre propriedade para financiar até 720 milhões de dólares em reforma e melhoria de cerca de 40 escolas antigas. O estado está em quadragésimo oitavo lugar no ranking de Educação do país, sendo que Las Vegas é considerada a pior cidade dos EUA neste quesito. Segundo o ranking, a cidade foi a que mais sofreu com a recessão econômica e teve problemas para direcionar os 5,3 bilhões de dólares necessários para a manutenção de seu sistema educacional.
A questão regional em votação hoje pede para que, em situações extraordinárias, esses legisladores possam convocar uma sessão especial, caso tenham o apoio de dois terços da Assembleia Legislativa e do Senado. O objetivo é resolver essas questões de ordem econômica fora de época, conforme a necessidade. Em 2006, uma pergunta semelhante foi incluída na votação, mas foi rejeitada por uma margem de 52% dos eleitores.
Disputa dos votos
Na luta pela conquista dos votos necessários para se elegerem na corrida à Casa Branca, tanto o presidente Barack Obama quanto o republicano Mitt Romney fizeram uma campanha extensa pelos seis votos do estado de Nevada no Colégio Eleitoral. Obama visitou o “Silver State” por 10 vezes em 2012 e a última visita se deu há quatro dias. Já Romney esteve no local em mais de 12 ocasiões.
Obama foi o vencedor no estado em 2008 por uma diferença de 12 pontos percentuais e quer repetir o desempenho em 2012. Já Romney precisa vencer em Nevada para somar os votos aos de outros estados pequenos, caso perca em Ohio.
Uma das principais razões para a força de Obama em Nevada é a organização do Partido Democrata, que tem sido capaz de capitalizar sobre as mudanças demográficas do estado para registrar prováveis eleitores – incluindo um alcance grande na crescente comunidade hispânica.
Segundo dados do Departamento de Eleições do estado, cerca de 52% dos eleitores registrados para votar já compareceram às urnas durante as eleições antecipadas e foi registrada uma votação em massa de eleitores com sobrenomes hispânicos. O resultado dos votos, no entanto, só será revelado a partir das 7h30 da noite (1h30 da manhã no horário de Brasília).
Votação eletrônica em Las Vegas
Ao chegar ao local de votação, os eleitores precisam apresentar um documento com foto para poder preencher uma ficha e ter acesso a um cartão de votação. De posse do cartão, eles se dirigem para a área de votação, composta por máquinas touch screen, onde podem votar em inglês ou espanhol. O processo é simples e permite que os eleitores façam uma revisão das opções antes de confirmar seu voto.
O Departamento de Eleições de Nevada explica que as máquinas de votação não podem ser hackeadas porque os softwares foram obtidos diretamente do Secretário de Estado e cada um deles tem um código que garante a autenticidade do programa.
Além disso, as máquinas ficam estocadas em um local monitorado 24 horas por câmeras, sensores e outros tipos de monitoramento de segurança. “Quando a eleição termina, os resultados são auditados e o número de pessoas que assinaram os registros nas delegacias são comparados com o número de cédulas gravadas eletronicamente e com o comprovante entregue ao eleitor de forma impressa”, diz o comunicado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu Comentario: Deus o(a) Abençoe...