Defesa Civil de São Paulo ensina o que fazer para evitar tragédias.
Alguns sinais devem ser observados por quem vive em áreas de encosta.
Alagamento em Franco da Rocha, na Grande São Paulo (Foto: Paulo Toledo Piza/G1)
Em época de chuvas fortes, os dramas se repetem em cidades brasileiras. Pessoas perdem a vida em deslizamentos de terra, moradores têm imóveis e bens estragados em alagamentos e ruas ficam bloqueadas pela enchente. Depois que a água suja abaixa, ainda restam as doenças trazidas pelas cheias. Porém, alguns cuidados tomados antes, durante e depois do temporal podem ajudar a evitar tragédias.Moradores de áreas de encosta devem observar rachaduras em tijolos, concreto, ou no chão, afundamento do solo e barulhos na residência, como se a estrutura rangesse. Esses são sinais que podem significar que o terreno não está estável, de acordo com a Defesa Civil de São Paulo.
Caso os moradores observem sinais de instabilidade no terreno, devem sair do imóvel e acionar os órgãos responsáveis. “Nesse momento, a pessoa deve deixar a residência, retirar os bens mais preciosos, como documentos, dinheiro e animais, e chamar a Defesa Civil (199) ou o Corpo de Bombeiros (193) para uma vistoria”, afirma.
Quem vive ou trabalha em áreas com histórico de alagamentos deve se manter informado sobre o tempo. Em caso de chuva forte, o morador deve colocar móveis e eletrodomésticos em lugares altos, desligar aparelhos elétricos e eletrônicos, além de fechar os registros de água e gás. Se estiver em local seguro, procure não se deslocar. Nunca atravesse ruas alagadas e fique atento às crianças. Confira abaixo as dicas para a época de chuvas fortes:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por seu Comentario: Deus o(a) Abençoe...