quarta-feira, 21 de julho de 2010

São Paulo empata com o Prudente no Morumbi

Torcida tricolor não perdoa a fraca apresentação da equipe, que foi dominada no primeiro tempo, e xinga o técnico Ricardo Gomes

Na última partida do time principal do São Paulo antes da semifinal da Taça Libertadores, contra o Internacional, na próxima quarta-feira, a paciência da torcida tricolor se esgotou. No Morumbi, pela 10ª rodada do Brasileirão, com muitos erros defensivos e falta de criatividade no meio-campo, a equipe sofreu para empatar por 1 a 1 com o acertado time do Grêmio Prudente. Que, pela terceira vez consecutiva, complicou a vida de um tricolor no Nacional. Antes, a equipe do técnico Toninho Cecílio havia empatado com o Fluminense, no Maracanã, e derrotado o Grêmio em casa.
De quebra, a equipe de Ricardo Gomes viu o seu rival na competição sul-americana ganhar o terceiro jogo consecutivo no Nacional. O Inter, em ascensão, fez 2 a 1 no Atlético-MG, em Sete Lagoas. O time de Celso Roth somou nove pontos após a volta do Brasileirão. O Tricolor Paulista, apenas um.
Na classificação, o São Paulo foi a 12 pontos e, momentaneamente, ocupa a 12ª posição, três colocações atrás do Grêmio Prudente, que tem um tento a mais. No domingo, o time do Morumbi, provavelmente com uma formação de suplentes, desafia o Santos, na Vila Belmiro, às 16h (de Brasília), enquanto a equipe do interior paulista receberá a visita do Vitória em Presidente Prudente, no sábado (18h30m).
Começo arrasador do São Paulo
O São Paulo entrou em campo com novidades na escalação. Sem Dagoberto e Fernandão, machucados, o técnico Ricardo Gomes também barrou Richarlyson e Marlos e promoveu as entradas de Xandão e Cléber Santana. No Grêmio Prudente, Toninho Cecílio escalou o time no 4-4-2, com três volantes, apostando na marcação forte e na saída rápida para os contra-ataques.
Porém, os planos do treinador do time do interior paulista ficaram prejudicados com menos de um minuto. Aos 48 segundos, o Tricolor abriu o marcador. Cléber Santana deu passe açucarado para Fernandinho, que aproveitou vacilo da marcação adversária, invadiu a área pela esquerda e, cara a cara com o goleiro Giovanni, rolou para Washington empurrar para o gol vazio: 1 a 0 São Paulo. (Veja o gol)
Só que quem esperava que a vantagem no marcador fosse facilitar as coisas para o time de Ricardo Gomes, se enganou. O Tricolor diminuiu a velocidade e passou a esperar o adversário para tentar surpreender no contra-ataque. E, mesmo jogando no Morumbi, os visitantes começaram a ameaçar. Aos 12, Vanderlei, em chute de fora da área, mandou à direita do gol de Rogério Ceni, com muito perigo.
Nove minutos depois, o visitante acertou a rede. Após cobrança de escanteio por Paulo César, o zagueiro Anderson Luis subiu mais alto que Miranda e cabeceou no canto direito de Rogério Ceni, que só olhou. Na saída de bola são-paulina, Rodrigo Souto falhou, e o segundo gol do Prudente só não saiu porque o goleiro são-paulino fez grande defesa em chute de Vanderlei. (Veja o gol do Prudente)
Após o empate, Prudente domina o jogo
Com 1 a 1 no placar, o São Paulo entrou em parafuso. E o Prudente, cada vez mais à vontade, aproveitava os claros buracos da marcação rival. O time da casa falhava em bolas rasteiras e aéreas. Jean deixava uma avenida pelo lado direito. Nem mesmo a presença de Xandão melhorou o setor. Na esquerda, Miranda, irreconhecível, não ganhava uma bola de Vanderlei. No ataque, como faltava rapidez no meio-campo, a única estratégia era cruzar bolas na área para Washington.
E o Prudente seguiu perdendo chances. Aos 31, quando a torcida são-paulina já vaiava, Deyvid Sacconi invadiu a área e foi travado por Jean na hora do chute. Aos 42, Paulo César cobrou escanteio e Diego, sozinho na área, cabeceou à direita de Ceni.
O São Paulo só foi assustar novamente aos 45, em lance de Fernandinho, que invadiu a área e chutou firme. Giovanni espalmou para escanteio. No minuto seguinte, Washington recebeu na área, girou e chutou. A bola acertou o braço de Anderson Luis. Pênalti não marcado por Rodrigo Martins Cintra. Na sequência do lance, enquanto os são-paulinos reclamavam, o Prudente disparou no contra-ataque pela esquerda e só não marcou porque Deyvid Sacconi, cara a cara com Rogério Ceni, chutou por cima do gol ao tentar encobrir o arqueiro. Na saída para o intervalo, muitas vaias para a equipe e gritos de burro para Ricardo Gomes.
Etapa complementar
Os dois times voltaram para a segunda etapa sem alterações. O São Paulo, como no primeiro tempo, começou em ritmo acelerado. Sem inspiração no meio, o time abriu o jogo pelas pontas. Aos cinco, Jean tabelou com Hernanes, recebeu de volta na área, mas bateu errado, por cima do gol. No minuto seguinte, Hernanes cobrou escanteio, e Xandão cabeceou à esquerda do gol de Giovanni, com muito perigo (no vídeo ao lado). Dois minutos depois, Junior Cesar avançou pela esquerda e bateu cruzado. O goleiro do Prudente espalmou, e a zaga afastou o perigo na sequência.
Preocupado com o avanço do adversário, Toninho Cecílio resolveu mudar a marcação, tirando Carlos Eduardo, que já havia recebido cartão amarelo, para colocar Anderson Trindade. Depois, sacou Deyvid Sacconi e mandou Henrique Dias a campo. Na sequência, Ricardo Gomes trocou o volante Rodrigo Souto pelo meia Marlos. Cinco minutos depois, fez a segunda mudança, com Marcelinho Paraíba na vaga de Fernandinho.
A partir dos 25 minutos, o jogo caiu muito de nível. Embora seguisse tomando a iniciativa, o São Paulo criava muito pouco. E o Prudente, que foi melhor na primeira etapa, recuou, como se estivesse satisfeito com o empate. Quando o jogo chegou aos 30, a torcida são-paulina perdeu a paciência e começou a protestar. Surgiram os gritos de "raça, raça" e "vamos jogar bola".
Mas, dentro de campo, nada mudou. O São Paulo, apesar da vontade, não acertou mais nada, enquanto que o Prudente não assustou o gol de Rogério Ceni. Assim que Rodrigo Martins Cintra apitou o final da partida, a torcida tricolor não perdoou mais uma vez e protestou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu Comentario: Deus o(a) Abençoe...