terça-feira, 6 de julho de 2010

Uruguai x Holanda: duelo por vaga na final e na História

MONTAGEM - Treino Uruguai holanda

 Pessoas de várias gerações que cresceram no Uruguai e na Holanda sonhando em ver sua seleção ser campeã mundial estão agora apreensivas, às vésperas do duelo decisivo pelas semifinais da Copa do Mundo. As duas equipes disputarão uma vaga na final do Mundial da África do Sul nesta terça-feira (às 15h30 de Brasília), no estádio Green Point, na Cidade do Cabo, e esperam garantir, além da glória futebolística na decisão marcada para o dia 11 de julho, um fato inédito para as gerações que não as viram ser conquistar o título.
Afinal, a Holanda "bateu na trave" em duas ocasiões - foi à final em 1974 e 1978, mas perdeu as duas, respectivamente, para Alemanha e Argentina. Já o Uruguai sentiu o gosto de ser campeão, mas há tantos anos, que poucas testemunhas ainda são capazes de lembrá-lo. O sabor (amargo para os brasileiros) da conquista de 1950, no Maracanã, foi o último que restou.
 Sneijder brasil x holanda
De lá para cá, a Celeste Olímpica foi às semifinais apenas duas vezes, em 1954 e 1970. Depois, penou até para se classificar para algumas edições. Já a Holanda, que teve duas participações (em 1934 e 1938) em Copas até o vice-campeonato em 74, ficou de fora dos Mundiais de 82, 86 e 2002. Sua melhor participação recente foi em 98, quando após ser eliminada pelo Brasil nas semifinais, terminou em quarto lugar.
Além da bagagem histórica, ambas as seleções entrarão em campo na Cidade do Cabo apresentando características diferentes. A diferença entre as duas trajetórias na África do Sul é marcada pelas dificuldades enfrentadas pelo Uruguai para vencer grande parte de suas partidas, enquanto a Holanda teve algum trabalho apenas nos 2 a 1 sobre o Brasil.

A Celeste chega para o jogo sem saber se contará com o zagueiro e capitão Lugano, lesionado, e com a certeza de três baixas. Jorge Fucile e Luis Suárez estão suspensos, e Nicolás Lodeiro, com uma fissura no pé, está fora da Copa.
A notícia positiva se centra na recuperação do zagueiro Diego Godín. O técnico Oscar Tabárez deverá optar por uma formação mais defensiva que a usada contra Gana, e com isso dificilmente escalará o atacante Loco Abreu no lugar de Suárez.
Já a Holanda terá dois desfalques, ambos por suspensão. Gregory Van der Wiel dará lugar a Khalid Boulahrouz na lateral direita, e Demy de Zeeuw atuará como volante em substituição a Nigel de Jong.
 Comemoração Uruguai Zuarez Forlán
FICHA TÉCNICA
URUGUAI X HOLANDA
ESTÁDIO: Green Point, Cidade do Cabo
DATA E HORA: Terça-feira, 6 de julho de 2010, às 15h30 (de Brasília)
ÁRBITRO: Ravshan Irmatov (UZB)
URUGUAI: Muslera; Maxi Pereira, Mauricio Victorino, Diego Godín e Martín Cáceres; Pérez, Gargano, Arévalo Ríos e Álvaro Pereira; Cavani e Forlán. Técnico: Oscar Tabárez.
HOLANDA: Stekelenburg; Boulahrouz, Heitinga, Ooijer e Van Bronckhorst; Van Bommel, de Zeeuw e Sneijder; Kuyt, Robben e Van Persie. Técnico: Bert van Marwijk.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu Comentario: Deus o(a) Abençoe...