Equipe usa estrategias para mandar Massa abrir para o espanhol
A manipulação colocou fim a uma bela disputa entre os dois pilotos desde a primeira volta da corrida. Alonso e Massa fizeram uma corrida à parte e apenas Sebastian Vettel chegou próximo dos dois, em terceiro. Completaram a zona de pontuação, do quarto ao décimo lugar, Lewis Hamilton (McLaren), Jenson Button (McLaren), Mark Webber (Red Bull), Robert Kubica (Renault), Nico Rosberg (Mercedes), Michael Schumacher (Mercedes) e Vitaly Petrov (Renault).
Em relação aos demais brasileiros, Rubens Barrichello (Williams) foi o 12º colocado, Bruno Senna (Hispania) ficou em 19º e Lucas di Grassi (Virgin) abandonou.
A CORRIDA
Na largada, Vettel partiu mal da pole e espremeu Alonso. Massa aproveitou para assumir a liderança, seguido pelo espanhol e o alemão. As posições se mantiveram inalteradas até a parada única dos três nos boxes.
Na volta do pit stop, Massa enfrentou a habitual dificuldade em aquecer os pneus e Alonso atacou com tudo. Mas o brasileiro neutralizou as tentativas do espanhol, que reclamou pelo rádio: "Isso é ridículo".
Em seguida, Massa teve seu melhor momento na prova e, com uma sequência de voltas voadoras, fez a diferença chegar a 3s0 sobre o espanhol, enquanto Vettel também ficava para trás, a mais de 5s0 do brasileiro.
Os três faziam uma corrida à parte do restante e, a 25 voltas do fim, Alonso começou a fazer de novo voltas voadoras e se aproximou de Massa. Foi quando o destino da corrida foi manipulado pela Ferrari.
Engenheiro de Massa, Rob Smedley disse pausadamente para o brasileiro pelo rádio: "Fernando está mais rápido do que você. Mensagem entendida?". Uma forma camuflada de ordenar uma inversão de posições para favorecer o espanhol, ainda com chances de título.
Então, na 49ª volta de um total de 67, Massa claramente tirou o pé na saída do grampo e permitiu a ultrapassagem do espanhol. Dali em diante, Massa passou a virar tempos bem piores do que antes e Alonso abriu boa vantagem, enquanto Vettel se aproximou do brasileiro nas últimas voltas mas sem ficar em posição de ultrapassagem.
Exatamente um ano após o acidente nos treinos para o GP da Hungria, Massa teve de novo um 25 de julho para esquecer. Foi o mais amargo segundo lugar da carreira do brasileiro.
No parque fechado, Alonso comemorou a vitória e tentou abraçar Felipe, que respondeu de maneira fria. Enfim, agora é esperar os desdobramentos de mais uma polêmica armada pela Ferrari.
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