segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Morre aos 84 anos o ator Dary Reis

Gaúcho trabalhou em 'Força de um desejo' e 'Mulheres de areia'.
Corpo será cremado na quarta, no Cemitério do Caju.

O ator Dary Reis, que faleceu no Rio de JaneiroO ator Dary Reis, que faleceu no Rio de Janeiro
(Foto: Divulgação)
Morreu neste domingo (26), no Rio de Janeiro, aos 84 anos, o ator gaúcho Dary Hugo dos Reis. Nascido em Santa Maria, ele começou sua carreira na TV Globo em 1967, na novela “Anastácia, a mulher sem destino”.

A causa da morte não foi divulgada.

Reis atuou em 23 novelas, entre elas "Força de um desejo" (1999), "Torre de babel" (1998), "Irmãos coragem" (1995), "Mulheres de areia" (1993) e "Escrava Isaura" (1976).

A lista de trabalhos inclui ainda minisséries e programas como "Hilda Furacão" (1998), "Chico Anysio show" e "Turma do Didi". No cinema, participou de 22 longas, entre eles "Os trapalhões na Serra Pelada" (1982) e "Tormento" (1972).

Seu último trabalho na TV Globo foi na novela "Bang bang" (2005).
O ator gaúcho Dary Reis em cena da novela 'Duas vidas', de 
1967Nascido em Santa Maria da Boca do Monte, no Rio Grande do Sul, Dary Reis trabalhou em 23 novelas, entre elas 'Duas vidas', de 1976 (Foto: Divulgação)
O velório está sendo realizado no Cemitério São João Batista e a cremação está marcada para quarta-feira (29), no Cemitério do Caju.

Jovem é resgatado de correnteza na Austrália

Homem agarrou-se a uma árvore enquanto amigo buscou ajuda.

Da BBC
Um homem foi resgatado de uma forte correnteza no Estado de Queensland, na Austrália. Assista ao vídeo.
As fortes chuvas que atingem a região foram causadas pela passagem do ciclone tropical Tasha.
saiba mais
O jovem e um amigo tentavam atravessar um riacho quando a água começou a subir rapidamente.
O amigo conseguiu chegar à margem e chamar a equipe de resgate. Apesar de estar em choque e tremendo em frio, ele não sofreu nenhum ferimento mais grave.
Diversas cidades australianas continuam isoladas devido às chuvas, segundo as autoridades australianas.
Imagem do resgate do australiano em Queensland.Imagem do resgate do australiano em Queensland. (Foto: BBC)

Árvore cai sobre fiação e deixa região de SP sem energia elétrica

Queda foi no Morumbi, na Zona Sul; ruas e semáforos ficaram sem energia.
Luz foi desligada para a retirada da árvore e trânsito foi desviado.

Carolina Iskandarian Do G1 SP
Árvore caiu sobre fiação e deixou trecho do bairro Morumbi 
sem energia elétrica na tarde desta segunda-feira (27)Árvore caiu sobre fiação e deixou trecho do bairro Morumbi, na Zona Sul de São Paulo, sem energia elétrica na tarde desta segunda-feira (27) (Foto: Carolina Iskandarian/G1)

Funcionários da Eletropaulo desligaram, na tarde desta segunda-feira (27), o fornecimento de energia elétrica em trechos do Morumbi, na Zona Sul de São Paulo, por causa da queda de uma árvore sobre a fiação. O acidente ocorreu por volta das 14h30 na esquina da Avenida Morumbi com a Rua Heitor Portugal. A árvore não chegou a atingir o chão. Até as 16h15, não havia previsão de restabelecimento da luz na área.
Segundo a assessoria de imprensa da Eletropaulo, o fornecimento de energia elétrica foi interrompido para evitar acidentes, já que os galhos estão enrolados com os fios. O serviço deverá ser restabelecido somente depois que a árvore for retirada.
No momento em que os funcionários da empresa começaram a serrar os pedaços de madeira, às 16h20, a Avenida Morumbi foi fechada nos dois sentidos. O trânsito era desviado por agentes da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) para a Rua Leonor Quadros, que fica em frente à Heitor Portugal. No horário, não havia lentidão.

Como trechos do bairro estavam sem energia elétrica, alguns semáforos também ficaram apagados. Agentes da CET controlavam a passagem dos veículos nos cruzamentos.
 

Por causa da chuva, rio transborda e alaga município de Inhapim em Minas

Segundo prefeitura, água tomou as ruas do centro da cidade.
Apesar dos transtornos, não há registro de desabrigados e vítimas.

Uma forte chuva que caiu durante o fim de semana alagou as ruas de Inhapim, no Vale do Rio Doce, em Minas Gerais. De acordo com a prefeitura municipal, o rio Caratinga – que corta o centro da cidade – transbordou na manhã deste domingo (26) e deixou ruas do centro da cidade alagadas.
Registrou um vídeo de chuva na sua cidade? Envie para o Vc no MGTV
Praça com decoração de natal ficou tomada pela águaPraça com decoração de natal ficou tomada pela água (Foto: Divulgação \ prefeitura de Inhapim)
Ainda segundo a prefeitura, não houve registros de desabrigados, desalojados e vítimas. Os mais afetados pela enchente foram os comerciantes. A prefeitura explicou que na principal rua da cidade, as lojas ocupam o primeiro andar e moradores ficam nas partes superiores dos imóveis. Então, os mais prejudicados com o alagamento foram os comerciantes.
Bombas de posto de gasolina ficaram cobertas pela água da 
enchenteBombas de posto de gasolina ficaram cobertas pela água da enchente (Foto: Divulgação / Prefeitura de Inhapim)
Choveu em Inhapim durante todo o fim de semana e manhã desta segunda-feira (27). A prefeitura informou que durante a tarde desta segunda a chuva deu uma trégua.
Rio transbordou e água tomou as ruas da cidadeRio transbordou e água tomou as ruas da cidade (Foto: Divulgação / Prefeitura de Inhapim)

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Adriano inaugura projeto na Vila Cruzeiro e diz que não sai do Roma


Imperador confirma que Ronaldo tentou levá-lo para o Parque São Jorge. Ele afirma que vê seu futuro com a camisa do Flamengo novamente

Por Fred Huber e Mariana KneippRio de Janeiro
Durante inauguração de um projeto social na Vila Cruzeiro, no Rio, o atacante Adriano botou um ponto final no sonho do Corinthians em tê-lo no elenco para a disputa da Taça Libertadores 2011. O Imperador, que viveu no local durante a sua infância, confirmou que continuará jogando no Roma em 2011.
  Vou voltar para Roma. Não tem como sair de lá agora. Conversei bastante com a presidente (Rosella Sensi). Eu estava um pouco triste por que não estava jogando. Ela me pediu paciência e disse que minha oportunidade ia surgir. E surgiu agora, no último jogo contra o Milan. Ela não abriu mão de mim. Tenho de voltar para lá no dia 29 para dar sequência ao meu trabalho. Para mim, agora será mais tranquilo sabendo que ela está comigo. É ter paciência e buscar as oportunidades. Sei que tem jogadores em um ritmo melhor do que o meu. Vai ficar para outro dia jogar com o Ronaldo - disse o Imperador, que tinha o lobby do Fenômeno no Timão.

Adriano confirmou que Ronaldo tentou convencê-lo a jogar pelo Timão porque sentia que o atacante estava infeliz na Itália. Ele, no entanto, disse que a conversa com a presidente do Roma pesou mais.

- Realmente eu conversei com o Ronaldo. Ele sabia que eu não estava feliz porque não estava jogando, não estava me sentindo parte do Roma. Ele me disse: "Pô, tem que vir jogar comigo no meu último ano". Mas, antes de decidir alguma coisa, achei que devia conversar com a presidente. Ela me deu força e disse que minha oportunidade vai chegar. Joguei bem no último jogo mesmo depois de tanto tempo sem atuar.
adriano roma vila cruzeiroAdriano foi recebido com festa pela comunidade na Vila Cruzeiro (Foto: André Durão / Globoesporte.com)
Nem os problemas salariais no clube italiano desanimam o Imperador, que prevê melhorias a curto prazo.

- Tem salários atrasados, mas não é nada demais. Acho que o Roma está sendo vendido para um americano, e a tendência é melhorar. Só penso em voltar para lá e ter oportunidade de jogar.

Adriano diz que vê seu futuro novamente com a camisa do Flamengo
auditório imperadores da vila avó adriano vila cruzeiroAdriano brinca com a avó na Vila Cruzeiro
(Foto: André Durão / Globoesporte.com)
Muito identificado com o Flamengo, o Imperador disse que, quando deixar o Roma, sua primeira opção será retornar ao Rubro-Negro, onde começou a carreira e em 2009 conquistou o hexacampeonato brasileiro. O atacante comentou sobre o ano difícil que o clube da Gávea passou depois de sua saída. Sem citar nomes, deu uma alfinetada dizendo que o Fla precisa de pessoas que queiram realmente ajudar o clube.

- Com certeza no futuro a minha camisa vai ser a do Flamengo. Quando eu sair do Roma, vou voltar para o Flamengo. Fiquei um ano e meio lá. Para trabalhar no clube, tem que ser pessoas que queiram ajudar. Na época, voltei porque é o time do meu coração e da minha família. Fiz uma história bonita com o título conquistado. Infelizmente, não deu para ficar. O Roma me deu um projeto, e eu aceitei.

Sobre Seleção Brasileira, Adriano disse que segue com o pensamento de voltar, mas sabe que precisar ter um papel mais ativo na Itália para voltar a ser lembrado pelo técnico Mano Menezes.

- Na Seleção eu tenho pensando sempre. Mas, para voltar, tenho que jogar. Tenho esta esperança, e só depende do meu resultado dentro de campo para eu voltar a ter uma chance. O Mano tem um projeto grande, é um excelente treinador. Espero que dê muitas vitórias ao Brasil.

Adriano concedeu entrevista na sede de um projeto social na Vila Cruzeiro, local onde o atacante nasceu que e recentemente foi pacificada pelo estado. O jogador foi lançar a campanha "Imperadores da Vila", que visa ajudar crianças carentes.

'Parecia um tsunami', relatam vítimas da enchente na Zona Sul de SP


Moradores viram carros serem arrastados pela correnteza.
Água atingiu 1,70 metro de altura.

 A enxurrada provocada pela chuva que fez um córrego transbordar na Zona Sul de São Paulo, destruindo os muros de um condomínio de prédios de oito andares, inundando e danificando casas vizinhas, destruindo carros e móveis e provocando a morte de uma pessoa parecia um tsunami, relataram na manhã desta quarta-feira (22) vítimas e sobreviventes da tragédia.

“Foram muitos carros danificados, levados pela correnteza. A enxurrada levando os carros como um tsunami. Os carros caíam no córrego. O povo correndo, amarrado com uma corda na árvore, tentando encontrar a menina. A chuva foi tão forte, a água subiu tão rápido que levou a moça e as roupas dela do corpo”, disse a dona de casa Marlene Bezerra, de 55 anos, moradora há 13 anos do condomínio Projeto das Américas, onde Michele Borges, de 28 anos, desapareceu após ser levada pela enxurrada na noite de terça (21). Michele, que também residia no local, tinha ido tentar resgatar seu carro que estava sendo levado pelas águas, mas morreu ao ser carregada pela correnteza.
 

lama
Após destruir os muros do condomínio,  o temporal atingiu portões e invadiu casas vizinhas ao condomínio. Em algumas, o nível da água alcançou 1,70 metro de altura em relação ao solo. “Perdemos tudo. Não resta outra coisa a não ser nos mudarmos daqui”, disse o aposentado Rufino dos Santos Neto, de 75 anos, que teve a residência, onde mora com duas filhas, destruída pela força das águas. A reportagem do G1 esteve no local e verificou que o muro que dividia sua casa da do vizinho caiu, danificando a estrutura do imóvel.
Moradores enfrentavam lama e destruição na manhã desta quarta-feira (Foto: Kleber Tomaz/G1)
“Fazia dez anos que não tínhamos problemas assim, de enchente. Essa foi a pior de todas as enchentes”, disse a cozinheira Telma Regina dos Santos, de 43 anos, filha de Rufino. “Perdemos documentos, TV de plasma, três computadores. Até a pia da cozinha foi levada embora com a correnteza. Só tivemos tempo de correr e sair de casa. Ficamos abrigados na casa de vizinhos, que tem um sobrado”.
chuvaMorador mostra nível atingido pela chuva (Foto:
Kleber Tomaz/G1)
Para o casal Enoque Raimundo Oliveira, de 47 anos, e Gilmara Mariano Ricarti, de 35 anos, a chuva levou o desejo de passar um natal com a família. “Onde vamos fazer a ceia agora? A água entrou aqui em casa, na sala, na cozinha, nos quartos. Estragou a geladeira, tudo, tudo. Meu Deus, que calamidade”, disse a assistente financeira Gilmara.

O pastor evangélico Juscelino Leite, de 39 anos, pediu para a reportagem tirar uma foto dele com a família em frente ao que restou do imóvel. “Vou tomar as providências necessárias. A administração pública é responsável por essa tragédia. Ela não canalizou direito o córrego e ele inundou”.

Farça no atentado ao pentágono de 11 de setembro, reparem o video.

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Polícia Civil faz operação no Morro da Mangueira, no Rio

Helicópteros sobrevoam a comunidade.
Delegacias especializadas estariam em busca de traficantes.

Agentes da Polinter, com o apoio de várias delegacias especializadas, como Delegacia de Combate às Drogas (Dcod), Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis (DRFA) e da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core), fazem uma operação no Morro da Mangueira, na Zona Norte do Rio, na manhã desta sexta-feira (17). Ao todo, cerca de cem policiais estariam na favela.
De acordo com as primeiras informações da polícia, a operação seria para prender traficantes da região. Helicópteros da polícia estão sobrevoando a comunidade. Não há informações sobre confrontos.
Policiais do 4º BPM (São Cristóvão) dão apoio à ação, fazendo o patrulhamento nas ruas próximas e nos acessos à Mangueira.
Preso na noite de quinta-feira
Na noite de quinta-feira (16), policiais do 3º BPM (Méier) prenderam um suspeito de tráfico durante uma ronda de rotina na Avenida Marechal Rondon, em São Francisco Xavier, no subúrbio do Rio, próximo do Morro da Mangueira. Segundo a polícia, o suspeito é um traficante foragido do presídio Edgar Costa, onde cumpre 28 anos de prisão por tráfico de drogas. Ele é primo do traficante Fu da Mineira, que cumpre pena num presídio federal.
Segundo a polícia, após a prisão do primo, ele assumiu o controle dos pontos de venda de drogas do Morro do Zinco, no Estácio, na Zona Norte do Rio. Mas depois teria sido enviado pela quadrilha para atuar no tráfico do Morro da Mangueira, que é controlado por Alexandre Mendes da Silva, o Polegar.
O traficante Polegar é da mesma facção criminosa que dominava os pontos de venda de drogas no conjunto de favelas do Alemão, na Zona Norte do Rio. Durante a ocupação da comunidade, no dia 28 de novembro, policiais encontraram uma casa de três andares, com piscina, banheira de hidromassagem, TVs de plasma, móveis e eletrodomésticos novos, que segundo eles, seria ocupada por Polegar.

'Minha mulher gostou muito da minha versão mais jovem', diz Jeff Bridges

Em entrevista, ator explica como rejuvenesceu 25 anos para novo 'Tron'.
Infográfico compara personagens e cenas do filme em 1982 e 2010.


Quando começaram a trabalhar em "Tron: o legado", continuação do filme cult da década de 80, os realizadores do longa tinham um enorme desafio pela frente: fazer o ator Jeff Briges, 61, voltar 25 anos no tempo.
Mas assim como no filme original, que entrou para a história como a primeira produção a usar computação gráfica no cinema, a Disney tinha como trunfo as tecnologias mais avançadas de filmagem do século XXI. E, graças a isso, o "jovem" Bridges que chega às telas do Brasil nesta sexta-feira (17) conseguiu convencer até a própria mulher do ator, Susan Bridges.
“Foi muito estranho. Clu, minha versão 25 anos mais novo, foi baseada em meus filmes antigos. Até minha mulher foi chamada para aprovar a versão final”, explica o ator, em entrevista ao G1 em Londres. “Para interpretar Clu nós trabalhávamos em um lugar chamado Volume. Havia centenas de pequenos sensores apontados para mim, além de pequenos pontos pretos na minha face. Eu utilizava um capacete com antenas que eram câmeras para dirigir a minha versão digital, um processo muito bizarro. Mas minha mulher gostou muito da minha versão jovem, acho que tive sorte”, brinca o ator, vencedor do Oscar e do Globo de Ouro de 2009 por "Coração louco".
Dirigido pelo novato Joseph Kosinski sob a supervisão do diretor original Steven Lisberger, "Tron: o legado" conta a história de Sam (vivido pelo ator Garrett Hedlund), filho do programador Kevin Flynn (Jeff Bridges), que é transportado para o mundo virtual e reencontra o pai, que nunca havia conhecido, preso em um universo de videogame por duas décadas.
Os filmes estão indo em uma direção bizarra. Em um futuro próximo, eles vão pegar um pouco de Bridges, um pouco de De Niro e, em algum tempo, teremos um filme em que você toma uma pílula e se torna outra pessoa"
Jeff Bridges, ator
O uso extensivo da tecnologia fez com que a sequência - cujo orçamento ultrapassa os US$ 200 milhões - fosse comparada muitas vezes a "Avatar", longa de James Cameron que elevou todos os patamares de efeitos visuais e do cinema em 3D.
Kosinski, no entanto, é cauteloso com as comparações. “Eu não acredito que o primeiro filme de um diretor possa ser comparado com o filme mais bem-sucedido de todos os tempos. Claro que algo da tecnologia criada por James Cameron em 'Avatar' nós usamos neste. O filme foi totalmente concebido em 3D e acredito que temos o máximo desta tecnologia que se pode conseguir no momento”, diz. "Mas acho que, apesar da tecnologia, o desafio é o mesmo de qualquer outro filme. O foco é sempre na história e nos personagens. A tecnologia interferia inevitavelmente, mas o meu trabalho era envolver os atores com o máximo de realidade possível”, conclui.
Apesar dos esforços do diretor, Bridges reconhece que, quando chegou ao set de "Tron: o legado" para começar as filmagens, encontrou "um mundo difernte".
"Ser digitalizado é algo fora do comum comparado à realidade de 28 anos atrás. Trabalhar com a tecnologia de 'captura de performance', em que não se usa câmeras, figurino e nem maquiagem, é certamente um desafio", explica. "Minha face está lá, mas muita vezes o corpo não é meu, é de outro ator, então tive que mostrar a ele o que eu faria. O mesmo acontece com minha cabeça - eu emprestei minhas expressões, mas aquela face não é exatamente a minha. É estranho, mas o mais legal de fazer filmes é a colaboração com outros artistas para criar a mágica."
"Mágica" esta que, na linguagem do cinema, também pode ser chamada de pós-produção. Segundo Kosinski, foram 62 semanas de trabalho em um processo que envolveu 200 profissionais em Los Angeles, além de colaboradores espalhados por todo o mundo. "Em produções grandes como esta eu não acho que as pessoas percebam o número de pessoas envolvidas e necessárias para realizar o produto final. O filme de duas horas é feito em três anos e meio, e este processo requer muita paciência. Porém vale o esforço ao ver o filme finalizado”, conta o diretor.
Jeff Bridges como Kevin Flynn em 'Tron legacy': clássico futurista volta repaginado aos cinemas.  
Jeff Bridges como Kevin Flynn em 'Tron: o legado'. Filme usou tecnologias de 'Avatar' (Foto: Divulgação)
Descrevendo-se como um ator à moda antiga - "Gosto de câmeras no set; adoro vestir roupas para compôr o personagem -, Bridges mistura empolgação e receio ao refletir sobre os rumos que o cinema tem tomado.
Não acho que as pessoas percebam o número de pessoas envolvidas e necessárias para realizar o produto final. O filme de duas horas é feito em três anos e meio, e este processo requer muita paciência"
Joseph Kosinski, diretor de 'Tron: o legado'
“Os filmes estão indo em uma direção bizarra hoje em dia. Em um futuro próximo, eles vão pegar um pouco de Bridges, um pouco de De Niro e, em algum tempo, teremos um filme em que você toma uma pílula e se torna outra pessoa. Quem sabe? Eu topo os desafios”, aposta.
Entrevistado no mesmo dia em que o cineasta George Lucas, de "Star wars", anunciara a compra dos direitos de imagem de atores falecidos como Marilyn Monroe e James Dean para usá-los em futuras versões digitalizadas, o "dude" de "O grande Lebowski" se intriga com a possibilidade de que as novas tecnologias possam transformá-lo em um "imortal" nas telas de cinema.
"Eu não tinha pensado desta maneira, é uma idéia intrigante. Não sei como isso vai acontecer, mas é legal saber que eu ainda vou poder atuar, mesmo não estando mais aqui. Imortalidade...", ele para e pensa, " eu nunca tinha visto dessa maneira”.

Dilma e Temer serão diplomados nesta sexta-feira pelo TSE

Cerimônia acontece a partir de 17h no tribunal, em Brasília.
Diplomação é atestado de que eleitos estão aptos a serem empossados.

A presidente eleita Dilma Rousseff e o vice Michel Temer durante reunião da equipe de transição de governo que discutiu em Brasília medidas de combate à pobreza 
A presidente eleita Dilma Rousseff e o vice Michel
Temer durante reunião da equipe de transição de
governo que discutiu em Brasília medidas de
combate à pobreza (Foto: Pablo Vasconcelos
/ Agência Estado)
A cerimônia de diplomação da presidente eleita, Dilma Rousseff, e do vice, Michel Temer, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), vai ocorrer nesta sexta-feira (17), às 17h, e deverá contar com 250 convidados. Hoje é o último dia previsto em lei para que ocorra a diplomação. O TSE prevê que o evento dure cerca de uma hora.
A diplomação é o atestado da vitória nas urnas e torna os políticos eleitos aptos a serem empossados no cargo. No caso da presidente e de seu vice, a posse será no dia 1º de janeiro de 2011. Apenas a diplomação presidencial ocorre no TSE. Para os demais cargos, os tribunais regionais eleitorais realizam suas cerimônias.
A solenidade começa quando os ministros do TSE tomam seus lugares, seguidos pelos demais convidados. Dilma e Temer só entram no salão após o presidente do TSE, Ricardo Lewandowski, abrir a sessão solene. Na sequência, o Hino Nacional é executado. Depois, Lewandowski entrega o diploma à presidente eleita e, em seguida, ao seu vice. Há previsão de um breve discurso de Dilma, última etapa da diplomação. Os cumprimentos serão recebidos em um salão ao lado do plenário.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva não deverá participar do evento no TSE. De acordo com a agenda oficial de Lula, ele participará apenas do coquetel comemorativo para 400 convidados, no Palácio Itamaraty, após a diplomação. A agenda de Lula prevê que ele deve estar na festa a partir das 19h.

Candidato do PV perde vaga com decisão favorável a Maluf, diz TRE-SP

Tribunal divulga nova relação de deputados estaduais e federais eleitos.
Sinval Malheiros (PV) é afetado por decisão; recursos podem mudar lista.

O deputado Paulo Maluf, durante entrevista na Câmara, em abril'Eu confio na Justiça e já disse isso muitas vezes',
disse o deputado após conhecer decisão (Foto:
Arquivo/Janine Moraes/Agência Câmara)
O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) finalizou na noite de quinta-feira (16) a terceira retotalização do resultado das eleições 2010 no estado. Houve alteração na distribuição das vagas para deputado federal e estadual.
O candidato a deputado federal Paulo Salim Maluf (PP), que obteve 497.203 votos, obteve uma liminar no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que garante a sua diplomação. De acordo com o TRE, o deputado federal Sinval Malheiros Pinto Júnior (PV), que obteve 59.209 votos, perderá a vaga por causa da alteração do quociente eleitoral. Sinval é médico, professor e já foi vice prefeito de Catanduva.
Até a determinação da Justiça, os votos de Maluf não tinham sido considerados válidos. A contabilização deles aumentou o quociente eleitoral para o cargo de deputado federal, que passou de 305.589 para 313.062 votos.
Deputados estaduais
A retotalização também foi feita em relação aos futuros ocupantes da Assembleia Legislativa de São Paulo. Os candidatos a deputado estadual Geraldo Antonio Vinholi (PSDB/DEM), com 62.580 votos, e José Roberto Tricoli (PV) com 47.713 passam à condição de eleito. Perdem as vagas os candidatos Itamar Francisco Machado Borges (PMDB), que teve 79.195 votos e Maria Regina Gonçalvez (PV), com 37.618 votos.
Recursos
O TRE ressalta que existem recursos a serem julgados no TSE que, de acordo com seus resultados, ainda podem afetar o resultado das eleições. As decisões podem exigir nova retotalização e alteração dos dados divulgados.

Lista dos deputados federais eleitos por São Paulo

(Resultado divulgado pelo TRE-SP em 16/12/2010 19:44:31, sujeito a modificações)

*2222 - Francisco Everardo Oliveira Silva (PR) 1.353.820 votos
*4030 - Gabriel Benedito Issaac Chalita (PSB) 560.022 votos
*1111 - Paulo Salim Maluf (PP) 497.203 votos
*4585 - Bruna Dias Furlan (PSDB) 270.661 votos
*1212 - Paulo Pereira da Silva (PDT) 267.208 votos
*1325 - João Paulo Cunha (PT) 255.497 votos
*1353 - Jilmar Augustinho Tatto (PT) 250.467 votos
*2525 - Rodrigo Garcia (DEM) 226.073 votos
*4515 - Emanuel Fernandes (PSDB) 218.789 votos
*1370 - Carlos Alberto Rolim Zarattini (PT) 216.403 votos
*4021 - Luiza Erundina De Sousa (PSB) 214.114 votos
*4096 - Iolanda Keiko Miashiro Ota (PSB) 213.024 votos
*2010 - Marco Antonio Feliciano (PSC) 211.855 votos
*1322 - Arlindo Chignalia Junior (PT) 207.465 votos
*1452 - Arnaldo Faria de Sá (PTB) 192.336 votos
*5050 - Ivan Valente (PSOL) 189.014 votos
*4545 - Edson Aparecido dos Santos (PSDB) 184.403 votos
*2299 - Valdemar Costa Neto (PR) 174.826 votos
*4040 - Márcio Luiz França Gomes (PSB) 172.005 votos
*4586 - José Anibal Peres de Pontes (PSDB) 170.957 votos
*4567 - José Carlos Vaz de Lima (PSDB) 170.777 votos
*2500 - Jorge Tadeu Mudalen (DEM) 164.650 votos
*1010 - Antonio Carlos Martins de Bulhões (PRB) 162.667 votos
*4000 - Jonas Donizette Ferreira (PSB) 162.144 votos
*2233 - Paulo Roberto Freire da Costa (PR) 161.083 votos
*1155 - José Olimpio Silveira Moraes (PP) 160.813 votos
*1301 - Vicente Candido da Silva (PT) 160.242 votos
*4517 - Mara Cristina Gabrilli (PSDB) 160.138 votos
*1321 - José De Filippi Júnior (PT) 149.525 votos
*4500 - Carlos Henrique Focesi Sampaio (PSDB) 145.585 votos
*1387 - Janete Rocha Pietá (PT) 144.529 votos
*1390 - Vicente Paulo da Silva (PT) 141.068 votos
*2345 - Arnaldo Calil Pereira Jardim (PPS) 140.641 votos
*1331 - Ricardo Jose Ribeiro Berzoini (PT) 140.525 votos
*4577 - Antonio Carlos de Mendes Thame (PSDB) 139.727 votos
*1332 - José Mentor Guilherme De Mello Netto (PT) 139.691 votos
*2325 - Dimas Eduardo Ramalho (PPS) 139.636 votos
*4565 - José Ricardo Alvarenga Tripoli (PSDB) 134.884 votos
*1398 - Luiz Paulo Teixeira Ferreira (PT) 134.479 votos
*1316 - Carlos Jose de Almeida (PT) 134.190 votos
*6565 - José Aldo Rebelo Figueiredo (PCdoB) 132.109 votos
*1312 - Candido Elpidio de Souza Vaccarezza (PT) 131.685 votos
*2255 - Milton Antonio Casquel Monti (PR) 131.654 votos
*4547 - Luiz Fernando Arantes Machado (PSDB) 129.620 votos
*1369 - Devanir Ribeiro (PT) 127.952 votos
*4554 - Antonio Duarte Nogueira Junior (PSDB) 124.737 votos
*2577 - Adriano Eli Correa (DEM) 124.608 votos
*2323 - Roberto Joao Pereira Freire (PPS) 121.471 votos
*1434 - Nelson Marquezelli (PTB) 117.634 votos
*4074 - Jefferson Alves de Campos (PSB) 116.317 votos
*4525 - William Dib (PSDB) 113.823 votos
*4555 - Julio Fracisco Semeghini Neto (PSDB) 113.333 votos
*2545 - Junji Abe (DEM) 113.156 votos
*2513 - Alexandre Leite da Silva (DEM) 112.950 votos
*2590 - Guilherme Campos Junior (DEM) 112.852 votos
*1318 - Newton Lima Neto (PT) 110.207 votos
*1523 - Edson Edinho Coelho Araujo (PMDB) 100.195 votos
*2012 - Marcelo Theodoro de Aguiar (PSC) 98.842 votos
*4300 - Guilherme Mussi Ferreira (PV) 98.702 votos
*1023 - Otoniel Carlos De Lima (PRB) 95.971 votos
*6588 - Protógenes Pinheiro de Queiroz (PCdoB) 94.906 votos
*4363 - Ricardo Izar Junior (PV) 87.347 votos
*1133 - Aline Lemos Correa De Oliveira Andrade (PP) 78.317 votos
*4343 - José Luiz De França Penna (PV) 78.301 votos
*4070 - Jose Abelardo Guimaraes Camarinha (PSB) 71.637 votos
*4344 - Roberto Alves De Lucena (PV) 70.611 votos
*1211 - João Eduardo Dado Leite de Carvalho (PDT) 70.486 votos
*1144 - Paulo Roberto Gomes Mansur (PP) 65.397 votos
*4315 - Jose Roberto Santiago Gomes (PV) 60.180 votos
*1250 - Salvador Zimbaldi Filho (PDT) 42.743 votos

'É o 1º diploma de muitos que vêm aí', diz Tiririca antes de diplomação

Com 1,3 milhão de votos, ele foi o deputado federal mais votado do país.
Cerimônia de diplomação acontece na Assembleia Legislativa de SP.


TiriricaTiririca chegou acompanhado de sua mulher, Nana Magalhães (de vermelho), para a diplomação na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Foto: Roney Domingos/G1)
O deputado federal eleito Francisco Everardo Oliveira (PR-SP), o Tiririca, chegou por volta das 9h30 desta sexta-feira (17) à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, onde será diplomado. Tiririca obteve 1,3 milhão de votos e é o deputado mais bem votado do país. Nesta sexta, serão diplomados o governador eleito Geraldo Alckmin (PSDB), o vice-governador Guilherme Afif Domingos (DEM), os senadores Aloysio Nunes Ferreira (PSDB) e Marta Suplicy (PT), além de 70 deputados federais e 94 deputados estaduais paulistas eleitos em 3 de outubro
“Estou nervoso e feliz. É o primeiro diploma de muitos que vêm aí”, disse. Tiririca afirmou que está estudando a Constituição e que deve focar seus projetos nas áreas de educação e cultura, na defesa de artistas circenses em geral e ciganos.
Questionado se irá empregar parentes em seu futuro gabinete, Tiririca disse que não. “Isso não pode.” Ele reafirmou que está chegando em uma boa hora diante do aumento do subsídio dos deputados federais. Na quarta-feira (15), o Congresso aprovou um reajuste de 61,8% no rendimento dos parlamentares. A partir de 1º de fevereiro, deputados, senadores, presidente da República, vice e ministros passam a ganhar o mesmo salário de um ministro do Supremo Tribunal Federal - R$ 26.723. Hoje, um deputado federal recebe R$ 16.500.
 

Meninas do Brasil estão na final do revezamento 4x100m medley no Mundial

Fabíola Molina, Tatiane Sakemi, Daniele de Jesus e Tatiana Lemos conseguem o oitavo tempo na eliminatória em Dubai


Revezamento 4x100 metros medley Tatiane Sakemi, Tatiana Lemos, Fabiola Molina e Daniela de Jesus mundial de natação 
Revezamento 4x100 metros medley do Brasil
comemora vaga na final (Foto: Satiro Sodré / CBDA)
A equipe feminina do revezamento 4x100m medley garantiu classificação para a final do Mundial de Piscina Curta (25m), de Dubai, Emirados Árabes. Cravando 3m59s92, Fabíola Molina, Tatiane Sakemi, Daniele de Jesus e Tatiana Lemos conseguiram o oitavo tempo e terão chance de brigar por medalha.
O time chinês conseguiu a melhor marca (3m50s69), batendo o recorde da competição. Em segundo lugar ficaram as australianas (3m52s73) e em terceiro, as americanas (3m53s66).
Com a classificação no revezamento, o Brasil estará em duas finais nesta tarde (a partir das 13 horas de Brasília). Henrique Rodrigues já garantira presença nos 200m medley.


Resultados dos brasileiros nesta sexta:


50m costas masculino – 8º Guilherme Guido (23s88) – qualificado para semi
50m costas masculino – 33º Fabio Santi (25s38)
50m borboleta masculino – 3º Glauber Silva (22s85) – qualificado para semi
50m borboleta masculino – 4º Nicholas Santos (22s87) – qualificado para semi

100m peito feminino – 26º Tatiane Sakemi (1m09s03)
400m livre masculino – 23º Lucas Kanieski (3m46s82)
200m medley masculino – 3º Henrique Dias (1m53s96) – qualificado para final
200m medley masculino – 25º Diogo Yabe (1m58s36)
200m peito masculino – 9º Tales Cerdeira (2m06s39)
200m peito masculino – 26º Felipe França (2m10s71)
Revezamento 4x100m feminino – 8º Fabíola Molina, Tatiane Sakemi, Daniele de Jesus e Tatiana Lemos (3m59s92) – equipe qualificada para a final

GM antecipa o conceito Sierra All Terrain HD

Modelo será exibido no Salão do Automóvel de Detroit, em janeiro.
Para encarar qualquer obstáculo, veículo tem rodas de 35" e motor V8.


A General Motors antecipou as informações sobre um de seus conceitos que estarão em exposição no Salão de Detroit, em janeiro.
GMC Sierra HDGMC Sierra HD (Foto: Divulgação)
O GMC Sierra All Terrain HD tem maior altura em relação ao solo e é mais largo do que o Sierra HD e traz rodas de alumínio de até 35 polegadas para garantir bom desempenho fora-de-estrada.
Sob o capô está o motor V8 6.6 litros a diesel de 397 cavalos de potência acoplado a uma transmissão automática de seis velocidades.
GMC Sierra HD 
GMC Sierra HD (Foto: Divulgação)
A cabine é revestida com couro com detalhes em metal. Entre os equipamentos, o destaque é o sistema de som de última geração de 80 GB, que em breve irá estrear em outros modelos da marca.

Rena foge de evento natalino e é perseguida pela polícia

Animal teria escapado após ser assustado por um cão.
Cena ocorreu durante um evento natalino em Sunderland.

Uma rena chegou a ser perseguida por seis carros da polícia após fugir na quinta-feira durante um evento natalino em Sunderland, no Reino Unido. O animal teria escapado depois de se assustar com um cão, segundo reportagem do jornal inglês "The Sun".
Rena se assustou com cão e fugiu de evento natalino. 
Rena se assustou com cão e fugiu de evento natalino. (Foto: Reprodução/The Sun)
"Em um ponto o trânsito parou e todos os policiais saltaram dos carros para tentar capturá-la, mas ela ainda conseguiu escapar", disse Paul Anderson, de 39 anos, que fotografou o animal em fuga. Pouco tempo depois, a polícia conseguiu pegar a rena.

Defesas de Mizael e Evandro entram com recursos contra prisão dos réus

Tribunal de Justiça de SP decide habeas corpus que pede liberdade dos réus.
Acusados de matar Mércia tiveram prisão decretada e são procurados.


Mizael Bispo chega ao DHPP para prestar depoimento 
Mizael Bispo de Souza (Foto: Kleber Tomaz/G1)
As defesas dos dois acusados de matar a advogada Mércia Nakashima entraram com recursos no Tribunal de Justiça de São Paulo contra a decretação da prisão preventiva dos réus. Segundo a assessoria de imprensa do TJ-SP, o pedido de habeas corpus impetrado na tarde de quinta-feira (16) pelos advogados de Mizael Bispo de Souza e Evandro Bezerra Silva pedem que os dois respondam em liberdade ao processo no qual são acusados do assassinato da vítima. Ambos alegam inocência.

O pedido foi distribuído para a desembargadora Angélica de Almeida ainda na quinta, quando ela retornou de férias. Angélica, que já concedeu outras habeas corpus favoráveis aos réus, será a relatora do processo. Existe a expectativa de que ela analise e dê alguma decisão sobre o pedido ainda nesta sexta-feira (17). De acordo com a assessoria do tribunal, porém, não há previsão para quando isso ocorrerá.

O advogado e policial reformado Mizael, ex-namorado da vítima, e o vigia Evandro estão escondidos e são procurados pela Polícia Civil desde o dia 7 de dezembro, quando o juiz Leandro Jorge Bittencourt Cano, de Guarulhos, na Grande São Paulo, decretou a prisão deles.
Em sua sentença, o juiz Bittencourt Cano justificou o decreto de prisão contra os réus após se convencer na audiência de instrução que há elementos de que os réus teriam ameaçado testemunhas e tentado forjar provas.
Na mesma decisão, o magistrado também decidiu levar Mizael e Evandro a júri popular pelo assassinato de Mércia. No entender dele, há “indícios suficientes de autoria” do crime, que são “evidenciados pelas provas oral e documental”. Foram relacionados 12 indícios da participação deles no sequestro e homicídio da vítima.
Na próxima semana, as defesas dos dois acusados deve entrar com um novo pedido, esse diretamente no Fórum de Guarulhos, contra a decisão do juiz Bittencourt Cano em levar os réus a julgamento popular.
Habeas CorpusAs defesas de Mizael e Evandro argumentam em seus pedidos de habeas corpus que os réus não devem ser presos. Segundo eles, as alegações de que os réus tentaram ameaçar testemunhas e tentaram forjar provas são improcedentes.
“Falo no meu pedido [de habeas corpus] que Mizael não ameaçou nenhuma testemunha. Ele nunca ameaçaria testemunhas. Foram testemunhas que foram ouvidas depois. Até porque sabe que isso poderia ensejar decreto contra ele. Essas ameaças também não existem em boletins de ocorrência”, afirmou o advogado Samir Haddad Júnior, defensor de Mizael, nesta sexta por telefone ao G1.
“Essa decisão de prisão ilegal e injusta que coloca em risco o estado de direito e afronta a hierarquia das instâncias”, continuou Haddad Júnior, que atua na defesa de Mizael com o advogado Ivon Ribeiro.
Um dos trechos do pedido de habeas corpus de Mizael diz que “o paciente respondeu em liberdade todo o processo. Inclusive no dia do julgamento do mérito do habeas corpus que concedeu definitivamente a liberdade para ele, estava no fórum. Era o terceiro dia de audiência. Ele nunca se furtou aos atos judiciais”
“Não pode prender uma pessoa por suspeita de ela ser culpada. Ele só quer provar a inocência dele. Se ele quisesse fugir teria fugido há muito tempo”, disse Haddad Júnior.
A reportagem não localizou José Carlos da Silva, advogado de Evandro, para comentar o assunto.
ProcuradosMizael e Evandro já aparecem como procurados no site oficial da Polícia Civil de São Paulo. As fotos do advogado e do vigia estão na página da corporação na internet, informando que a prisão deles é de interesse da Divisão de Capturas e do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).
O delegado Antonio de Olim, DHPP, chegou a acionar também a Polícia Federal para ajudar a tentar prender os réus. Segundo Olim, o objetivo da PF será o de vigiar aeroportos e fronteiras para impedir qualquer fuga do Brasil. O delegado também declarou que vai prender quem ajudar os acusados de matar Mércia a fugir. De acordo com ele, além de Mizael, Evandro também estaria escondido em Guarulhos.
Outras prisõesNão é a primeira vez que Mizael e Evandro têm a prisão decretada pela Justiça. O mesmo juiz chegou a determinar a preventiva deles em 3 de agosto.
O advogado chegou a fugir e depois conseguiu a liberdade por conta de um habeas corpus do TJ-SP. O vigia chegou a ser preso em 9 de julho, quando afirmou que Mizael matou Mércia por ciúmes e falou que o ajudou a fugir da represa. Dias depois, o vigilante revelou numa carta ao G1 que foi torturado por policiais para confessar um crime que não cometeu. Os desembargadores revogaram a prisão de Evandro em 9 de agosto.
E-mailNa sexta-feira (10), em entrevista por e-mail intermediada por sua defesa, Mizael lamenta não poder sair de seu esconderijo para participar da formatura escolar da filha mais nova em Guarulhos, na Grande São Paulo. O advogado e policial militar reformado também voltou a alegar inocência.
O advogado Ivon Ribeiro, que defende o réu, intermediou a entrevista, encaminhando a seu cliente as perguntas feitas pelo G1. Depois, consultado pela reportagem, o advogado enviou por e-mail as seguintes declarações como sendo de seu cliente:
“Hj lamentavelmente não poderei comparecer a formatura da minha filha, sou inocente, compareci a todos os atos do processo e por conta de um decreto de prisão, onde não existe nenhum fato novo para esta prisão, fico longe daqueles que precisam de mim.”
“Afirmo q não cometi crime nenhum, muito menos contra quem foi minha namorada por 4 anos e 2 meses, isto está mais do que provado no processo mesmo assim, não sei pq estão fazendo isso comigo. Continuarei me defendendo até o fim deste processo, não tenho medo da verdade e muito menos das mentiras que dizem de mim.”
As respostas atribuídas a Mizael foram reproduzidas na íntegra.
O casoMércia desapareceu da casa dos avós em Guarulhos em 23 de maio, quando saiu de carro. Após a denúncia feita por um pescador, o veículo e o corpo dela foram encontrados por bombeiros em uma represa de Nazaré Paulista, no interior de São Paulo, nos dias 10 e 11 de junho, respectivamente.
Mizael, de 40 anos, é apontado como o mentor do crime. Foi acusado de homicídio triplamente qualificado (motivo torpe, emprego de meio cruel e mediante recurso que dificultou a defesa da vítima) e ocultação de cadáver. Segundo o Ministério Público, ele matou a advogada por ciúmes, já que não aceitava o fim do relacionamento.
Evandro, 39 anos, trabalhava como vigilante em feiras livres para Mizael, e teria ajudado o advogado a cometer o assassinato. Ele responde por homicídio duplamente qualificado (emprego de meio insidioso ou cruel e mediante recurso que tornou impossível a defesa da vítima) e ocultação de cadáver. De acordo com o promotor Rodrigo Merli Antunes, o vigia foi denunciado como partícipe porque sabia das intenções homicidas de Mizael e aceitou colaborar com a prática do crime.

 

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Gisele Bündchen vira desenho animado em série ambiental

Modelo brasileira é a estrela do programa 'Gisele & the green team'.


Atração estreou nesta terça-feira (7) exclusivamente pela internet.

Do G1, em São Paulo



imprimir



Gisele Bündchen em versão desenho animado

(Foto: Reprodução)A top model brasileira Gisele Bündchen é a estrela da série animada "Gisele & the green team", que estreou no site AolKids nesta terça-feira (7). No programa infantil, ela recruta um grupo de garotas para tentar salvar o meio ambiente. Os poderes da modelo e de suas pupilas só existem graças a pedras preciosas.



Cada episódio da atração dura cinco minutos e serão exibidos ao todo 26 programas, como "O caso dos madeireiros sem lei" e "O caso do arsênio ilícito".



"Eu estou bastante empolgada porque eu venho trabalhando nisso durante os últimos dois anos e finalmente o programa ganhou vida", comentou Gisele em entrevista publicada pelo site IMDb. "Com o programa esperamos não só ensinar jovens sobre questões ambientais importantes, mas apoiá-los na construção de sua auto-confiança e descoberta de seu potencial interior. Eles se tornarão líderes mais fortes e saudáveis para o nosso futuro", completou. Conheça mais sobre o projeto no site oficial de "Gisele & the green team".

Wesley Snipes se entrega para cumprir pena de três anos

Ator de 'Blade' foi condenado por fraude fiscal em 2008.


Segundo policial, ele já está retido em cadeia na Pensilvânia.

imprimir



O ator Wesley Snipes (Foto: AP)O ator Wesley Snipes se entregou nesta quinta-feira (9) a uma prisão federal americana no estado da Pensilvânia para começar a servir sentença de três anos por fraude fiscal, disse um oficial de polícia à agência Reuters.



O astro dos filmes da série "Blade", condenado em 2008, chegou à Instituição Correcional Federal McKean na cidade de Lewis Run pouco antes do meio-dia do horário local (15h em Brasília), de acordo com Ed Ross, porta-voz do sistema federal prisional dos EUA.



"Ele se rendeu pouco tempo atrás e está agora dentro da prisão", disse Ross. "Ele passará por um procedimento de orientação e começará a servir sua sentença."



Snipes, 48 anos,foi condenado por uma corte da Flórida por não ter relatado devoluções de impostos no período de 1999 a 2001.



Cada uma dessas infrações renderia um máximo de um ano de prisão. Ele foi considerado inocente de outras cinco acusações.



O advogado de Snipes, Daniel Meachum, afirmou acreditar que o caso contém irregularidades e planeja pedir revisão da sentença.

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Ingressos para show do U2 em SP estão esgotados

Segundo assessoria, últimas entradas foram vendidas às 11h20.


Vendas começaram à meia-noite pela internet e às 10h nos demais pontos.

Os ingressos para assistir ao show do U2 em São Paulo estão esgotados. Segundo a assessoria da T4F, as últimas entradas foram vendidas às 11h20 desta terça (7). As vendas começaram à meia-noite pela internet e às 10h nos demais pontos de venda. As filas eram enormes (veja no vídeo ao lado, registrado no Morumbi Shopping, às 11h de hoje).



O U2 tocará em São Paulo no dia 9 de abril de 2011, no Estádio do Morumbi. Ingressos custavam entre R$ 70 e R$ 1 mil.



A cota de entradas vendida pela internet foi a primeira a esgotar. Por volta das 9h40, o site da Tickets for Fun já exibia a seguinte mensagem: "Obrigado por utilizar nossos serviços! Os ingressos do U2 360º não estão mais disponíveis pela Internet. Não será liberada nova carga de ingressos para este evento pelo site."

Apesar do aviso, algumas pessoas continuam à espera de novos lotes de entradas em alguns pontos de vendas. Ao meio-dia, a reportagem do G1 viu cinco pessoas na fila do Ginásio do Ibirapuera. A informação naquele momento era que uma nova carga de ingressos poderia chegar ao local.

Bruno é condenado por cárcere privado de Eliza em 2009, diz TJ-RJ

A Justiça do Rio condenou o goleiro Bruno por cárcere privado, lesão corporal e constrangimento ilegal contra Eliza Samudio. Na sentença, o atleta é condenado a cumprir 4 anos e 6 meses de prisão. Macarrão foi condenado apenas por cárcere privado, com pena de 3 anos.




Em 2009, a ex-amante do atleta registrou queixa na Delegacia Especial de Atendimento à Mulher, acusando-o de sequestro, agressão e ameaça. A intenção, segundo ela, seria obrigá-la a abortar um filho que seria dele. Bruno nega as acusações.



Procurados pelo G1, os advogados Claudio Daledone e Patrick Berrial, que assumiram as defesas de Bruno e Macarrão no Rio, respectivamente, afirmaram que vão entrar com recurso ainda nesta terça-feira (7). "Eles estavam indefesos e o próprio juiz neste processo declarou os réus indefesos. Vamos recorrer exatamente por causa dessa defesa deficitária. Não entramos no caso antes porque não queria chancelar uma defesa que teria um fim trágico, como teve", afirmou Daledone, referindo-se à decisão anterior em que a Justiça afastou os antigos advogados do atleta do caso.



A sentença

Na sentença, o juiz Marco José Mattos Couto, da 1ª Vara Criminal de Jacarepaguá, diz que a "culpabilidade é exorbitante na medida em que se percebe que é absolutamente reprovável a conduta do réu, já que praticou os crimes que ensejaram a sua condenação com o propósito de se ver livre do status de pai que não desejava desempenhar".



Na decisão, o magistrado nega aos réus a possibilidade de recorrer em liberdade e cita a periculosidade dos dois, "diante das circunstâncias que envolveram os fatos narrados na denúncia, além dos acontecimentos posteriores, que culminaram no desaparecimento da vítima, bem como pela conveniência da instrução criminal, que ainda está em curso".



Entenda o caso

Eliza desapareceu em junho deste ano. Em Minas Gerais, Bruno e outros oito réus respondem pelo desaparecimento e morte de Eliza Samudio.





Bruno, Macarrão e Marcos Aparecido dos Santos,

o Bola, durante audiência em Minas Gerais

(Foto: Alex Araújo/G1 MG)A Justiça já ouviu todos os acusados em audiências no mês de novembro. A Juíza responsável pelo caso, Marixa Fabiane Rodrigues, tem até o dia 10 de dezembro para informar se os réus vão ou não a júri popular.



O motorista de Bruno, Flávio Caetano de Araújo, um dos réus do caso, foi solto da prisão no último dia 27 de novembro. Ele teve habeas corpus concedido pelo Justiça mineira após cerca de cinco meses. Segundo da Secretaria de Estado e Defesa Social, os outros oito réus permanecem detidos em presídios da Região Metropolitana de Belo Horizonte.



O goleiro Bruno; Luiz Henrique Ferreira Romão, o Macarrão; Sérgio Rosa Sales; Dayanne Souza; Elenilson Vítor da Silva; Flávio Caetano; Wemerson Marques; e Fernanda Gomes de Castro respondem na Justiça por homicídio triplamente qualificado, sequestro e cárcere privado, ocultação de cadáver e corrupção de menor. Marcos Aparecido dos Santos, o Bola, é o único que responde por dois crimes. Bola foi denunciado por homicídio triplamente qualificado e ocultação de cadáver. Todos os acusados negam o crime.

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Menino de 12 anos mata amigo de 9 em Caratinga

Tragédia aconteceu na escola Barquinho Amarelo, em provável disparo acidental de revólver calibre 38






Ana Lúcia Gonçalves - Da Sucursal do Leste do Estado - 1/12/2010 - 18:51





Leonardo Morais





Policiais permaneceram próximo aos portões da escola, que tem cerca de mil alunos



CARATINGA – Um menino de 9 anos morreu baleado na cabeça, na manhã desta quarta-feira (1º), no pátio da escola onde estudava, em Caratinga, no Vale do Rio Doce. Supostamente, ele estaria brincando de roleta russa com um revólver levado por um colega, de 12 anos. Era hora do recreio e cerca de 400 alunos estavam no pátio. De acordo com informações da Polícia Militar, a arma pertence ao primo do adolescente de 12 anos, o desempregado Wellerson Martins Costa, 20 anos, o “Ferinha”, que teria passagens por tráfico de drogas, assalto e também porte ilegal de armas.





Passava pouco das 9 horas quando o estampido foi ouvido. Os alunos que estavam no pátio da Escola Municipal Barquinho Amarelo, de educação infantil e fundamental, no Bairro Santa Cruz, começaram a correr, assustados. Segundo o comandante do Posto de Polícia Comunitária do bairro, sargento Marco Aurélio de Carvalho, o socorro chegou rápido, mas a criança morreu logo após receber atendimento médico, na unidade de pronto atendimento da cidade. Ele cursava o terceiro ano.





O revólver calibre 38 e o adolescente de 12 anos, que é estudante do 5º ano, foram apreendidos. De acordo com a PM, a arma tinha uma munição intacta e outra deflagrada. Segundo o sargento, a PM descobriu que “Ferinha” usou a arma para assaltar um supermercado da cidade na noite desta segunda-feira e o primo viu onde ele a escondeu, dentro de casa. Na manhã seguinte, colocou-a dentro da mochila e a levou para a escola. Apesar de testemunhas terem informado que brincavam de roleta russa, o sargento descarta essa possibilidade, e também a de homicídio.





“Pelo que apuramos, os dois eram amigos e olhavam juntos o revólver, por pura curiosidade. O de nove anos sacou a arma primeiro, mas não conseguiu atirar. A bala mascou. Aí o de 12 anos fez o mesmo, mas acabou atingindo o colega na nuca. A intenção dele era atirar para cima, mas a arma disparou antes”, explicou o sargento PM. O caso está sendo investigado pela delegada Naiara Travassos Costa, que ouviu o adolescente na tarde desta quarta-feira. A versão que ele apresentou é a mesma do policial militar, de disparo acidental. O adolescente foi autuado e entregue ao Ministério Público (MP).





Parentes confirmam que crianças eram amigas





Uma das irmãs da criança que morreu baleada, a vendedora Daniela de Assis, 20 anos, contou que os meninos andavam sempre juntos – eles moravam no mesmo bairro, o Anápolis - e não imaginava “que isso pudesse acontecer um dia”. Abalados, os pais não falaram com a imprensa. A diarista Graziela Cristina Ribeiro de Oliveira, 24 anos, prima do adolescente acusado de atirar, disse o mesmo. Ela contou que o primo não tem irmãos, o pai morreu assassinado e a mãe mora em outra cidade. Ele é criado pela avó na mesma casa em que mora “Ferinha”. “Não sabemos o que aconteceu. A única certeza é que ele não teve a intenção de matar aquele menino”, disse ela.





Os estudantes foram dispensados das aulas logo após o acidente, pela manhã. Os que chegaram para o turno da tarde, por volta das 13 horas, encontraram portões trancados e militares da 22ª Companhia Independente de Polícia Militar nas imediações. Um bilhete assinado pela direção da escola, afixado na portaria, avisava que não haveria aula nesta quarta-feira.





A secretária Municipal de Educação de Caratinga, Maria do Carmo da Silveira, lamentou o ocorrido e classificou o caso como um fato isolado. Segundo ela, a Escola Municipal Barquinho Amarelo tem cerca de mil alunos divididos em três turnos e apesar de ser uma das escolas mais movimentadas, é também uma das mais tranquilas da cidade “porque tem equipe comprometida com o trabalho e alunos”.