domingo, 18 de abril de 2010

O Ator e produtor Ton Siva diz que já passou por muitas dificuldades.

O Ator e produtor Ton Siva diz que já passou por muitas dificuldades e ate mesmo quase passou fome.

"Televisão não é arte. É produto" "Cinema e Teatro é arte"



Diz o ator, produtor e diretor Ton Silva, que venceu as fronteiras mineiras e tem participado de filmes, novelas e seriados da Rede Globo, Band, Record etc.. contracenando com grandes nomes da televisão brasileira, mas diz que esse não e o seu intuito, mas sim o Cinema e Teatro."teatro sim, é arte".
Ton Silva Apesar de volta e meia estar presente nas telas, Ton Silva afirma que os convites não surgem por acaso. Segundo ele, a batalha é diária e a cada dia tem que matar um leão, ou seja, tem que levar seu currículo, fazer testes e esperar ser chamado.
De folga na região de origem, Ton veio rever a família e sua ligação com Caratinga é tão grande que ele prefere não ficar mais de 15 dias na cidade, com medo de acabar morando para sempre. É a velha briga entre o amor pela cidade e seu sonho de vencer na profissão.

A Região - Foi difícil pra um artista caratinguense chegar até o tão sonhado mundo do Cinema e tão pouco as telas das maiores emissoras de televisão?
Foi e continua sendo difícil. em São Paulo estão atores do Brasil inteiro a espera de oportunidade e, além da concorrência, há um preconceito muito grande por ser mineiro.

AR - Passada a etapa de ser chamado, o que mais é difícil para um ator mineiro?
O difícil é conseguir anular o sotaque quando é preciso, fazer o sotaque mineiro quando é preciso ou interpretar com o sotaque de outro local. Tem que se adaptar ao mercado.

AR - Você acredita que pode ter um contrato definitivo e participar de novelas da Globo ou outras emissoras?
Contrato definitivo é ilusão. O máximo que se tem na Globo ou as demais são dois anos de contrato e isso com atores consagrados. Além do mais, a Rede Globo não é uma empresa estável. Está passando dificuldades como qualquer outra. O que quero é conseguir um personagem bacana, como em Cidade dos Homens. Quando te dão uma oportunidade você consegue mostrar seu trabalho e sua qualidade como ator.

AR - Por que poucos nomes de Minas conseguem furar essa barreira?
Fernanda Montenegro diz que na carreira de ator 10% é talento e 90% é aptidão, ou seja, é batalha, é estudo, é perseverança, Se você almeja o sucesso e luta pelo seu ideal, com certeza chegará lá. Mas a Globo não é o meu foco final. Meu foco é cinema e Teatro. Televisão não é arte. É produto. Cinema e teatro sim, é arte. A televisão lhe dá uma exposição muito rápida. A TV me usa para vender os produtos dela e eu uso a televisão para me promover.

AR - Você deixou caratinga para conquistar o mercado. Você vive da arte?
Eu nunca vivi da arte más quero viver. Sempre fiz teatro e estive ligado às artes. Sai de Caratinga com 10 anos e todo o cachê que recebi da arte foi para minhas despesas de aperfeiçoamento profissional e ainda tive que tirar de outro sustento para encrementar, como foi para me manter no Teatro macunaima. sou ator más as vezes para me manter faço trabalhos de figurações más não mi envergonho com isso o problema e o preconceito contra os figurantes eles acham que figurantes nuncam chegam lá e são muito ignorados pela equipe de produção e sempre, acho que antes deles maltratarem um figurante eles deviam ler antes seu curriculum para saber se este e um simples aventureiro ou um profissional em decadencia.

AR - Há preconceito dos grandes artistas em relação aos novos ou figurantes?
Depende. Se eles sabem que você é um ator de teatro, a receptividade é muito boa, mas muitas vezes nem olham na sua cara. Lima Duarte, por exemplo, é um poço de sabedoria. Ele já fez muito pela televisão e recebe os novos atores como se ele tivesse começando naquele momento. Conversa, conta histórias, dá alguns toques, ajuda muito os novos atores, Daniel de Oliveira também e um cara legal mesmo em destaque não deixou a fama subir sua cabeça, fizemos algumas cenas juntos em um novo filme que esta para ser lançado chamado Boca do Lixo e ele me deu a maior força outros como Luciano Quirino, Dira paes, Sidney Santiago são atores excelente e nos ajudam, mas muitos outros que não irei citar os nomes se dependermos deles cairemos no primeiro degrau.

AR - Você fazia teatro em caratinga numa época mágica das artes?
Não, falta formação. Falta gente com insentivo, pois os que se deram bem na fama não dão a minima para a cidade agora que ouvir falar em uma casa de cultura de Ziraldo que e o cartunista nascido na cidade outro nome famoso, e o de Agnaldo Timótio mas não vejo ele oferecer insentivo mas eu me espelho muito no Agnaldo pela luta prospera que ele obteve e um exemplo para qualquer artista, a cidade e o estado precisa de insentivo a cultura para ter mais destaques na fama e elevar o nome da cidade e do estado, espero um dia poder contribuir para que isto aconteça Eu lembro que estudava na Escola Simflônio Fernandes e sempre gostava de participar das peças teatrais.

AR - Por que é tão difícil fazer arte em Caratinga?
O horizonte de Caratinga é lindo, mas ele aprisiona. Em montanhas não dá pra sobreviver de arte porque o público não tem poder aquisitivo para bancar uma temporada de teatro. Por conta disso você não tem atores dedicados somente à sua arte, precisaria de recursos, investimentos governamentais, seria dificil um curso ou um workshop com um ator famoso devido ao auto custo que ele teria para chegar ao local ou ate mesmo como o insentivo e pouco não teria nem alunos mesmo que ele se concentraçe em uma cidade vizinha ou seja todos nos temos que sair pras capitais em especial Rio ou SP para nos promover-mos.

AR - Tem que sair de caratinga para ser reconhecido?
Tem sim. Somente fora de caratinga e de Minas será possível sobreviver de arte. O próprio mercado de Minas está saturado. Uma prova disso é que somente alguns espetáculos mineiros conseguem ficar uma boa temporada em cartaz.

AR - Nessas andanças você tem levado o nome de caratinga na bagagem?
Eu sempre vou levar. esse e meu objetivo levar o nome de minha cidade e origem ao mundo um dia quero voltar pra caratinga e poder dizer hoje todos conhecem nossa cidade fico muito chateado com tantos nomes famosos que nossa cidade tem e parece que eles se escondem e não divulgam. todos os programas que vou me sinto a honrrado em dizer sou da cidade de caratinga leste de Minas Gerais, quando puder irei abrir uma escola de teatro na cidade e mantida somente pelo meu recurso e doações e vamos montar o maior grupo teatral de Minas Gerais.

AR - Há curiosidade por parte dos artistas quando você diz que é de Caratinga?
Caratinga teve o seu divulgador maior, Agnaldo Timótio. Apesar disso, as pessoas de fora perderam a referência, porque Caratinga não tem sido divulgada.

Enquanto a cidade não tiver crescimento cultural, vai ficar no esquecimento. A cultura é a referência de uma cidade. Se não trabalhar a cultura, a cidade definha principalmente uma cidade que não tem turismo ou outras coisas que atraem a população ela e sempre anônima.

AR - Como fica o coração de Ton Silva, dividido entre a sua cidade e o seu sonho?
Meus amigos estão todos aqui, minha família está aqui, minha filha está aqui, mas ao mesmo tempo eu não quero ficar mais de 15 dias em Caratinga porque tenho medo de ficar. Ela é acolhedora, mas ao mesmo tempo dá tristeza ver a cultura relegada.

AR - O que está faltando?
Falta as autoridades abrirem os olhos e ver o quanto é importante a cultura para a cidade. É bom lembrar que a iniciativa privada também tem responsabilidade, igual a qualquer governante. Tem que patrocinar os artistas e as produções culturais. É uma negligência dos empresários de Caratinga achar que não devem patrocinar a cultura. E a culpa é também dos artistas, que não se manifestam. Para que Caratinga seja um centro de cultura todos têm que abrir os olhos.

AR - você estará participando da nova série 9 milimetros o que você acha vai ser sucesso mesmo por ser exibida em um canal pago.

Tenho certeza que sim, mesmo por que o canal Fox e um dos canais pagos mais requisitado pelo publico devido a diversidade de filmes que ela apresenta e essa e a nova série, pois o sucesso da primeira foi muito grande e para mim esta cendo uma experiencia ótima , pois nesta série tem muita ação e eu atuando como policial militar estou sempre a posto a maioria das gravações foram feitas nas ruas da cidade de São Paulo era o muito engraçado as pessoas, achavam que eu era policial de verdade então quando tinha cenas em ruas movimentadas o povo parava achando que tinha algo grave acontecendo.

VEJA MAIS NO:   www.noticiasdecidadania.blogspot.com

Um comentário:

  1. Ola me chamo Wellington Biet Lima já fui figurante dos filmes:Sex Delicia O Palhaço e o HOMEM DO FUTURO!!! pra min está sendo uma experiencia muito boa!!! ABRAÇOS!!!

    ResponderExcluir

Obrigado por seu Comentario: Deus o(a) Abençoe...