terça-feira, 16 de maio de 2017

Trump deu informações secretas a chanceler russo, dizem funcionários

Presidente se reuniu com Lavrov e embaixador em meio a investigação de conluio; conteúdos dados por país aliado eram tão delicados que CIA teve de pedir censura

Atualizado: 
Trump e Lavrov se cumprimentam em encontro no Salão Oval AP
WASHINGTON - A acusação de que o presidente americano, Donald Trump, compartilhou informações altamente confidenciais com autoridades russas não apenas gerou fortes críticas de democratas e republicanos, mas também intensificou a difícil relação que o presidente mantém com as agências de Inteligência do país desde sua chegada à Casa Branca. Segundo o “Washington Post”, que fez a revelação, o país de origem das informações sobre um complô do Estado Islâmico (EI) não autorizara seu compartilhamento. Embora não possa ser considerada ilegal, uma vez que o mandatário tem o poder de reduzir o status de confidencialidade de qualquer informação que receba, a suposta decisão de Trump foi classificada pelo diário como “uma enorme violação da etiqueta da espionagem, que pode colocar em risco uma valiosíssima relação de compartilhamento de informações”.
Funcionários citados sob anonimato pelo jornal afirmam que as informações compartilhadas por Trump diziam respeito à proibição de notebooks em aviões, e foram transmitidas ao chanceler da Rússia, Sergei Lavrov, e ao embaixador do país nos Estados Unidos, Sergey Kislyak. A informação teria sido passada à Inteligência americana por um país aliado não identificado, com conhecimento das rotinas internas do grupo jihadista, e foi considerada tão importante que não foi transmitida a outros aliados e teve circulação restrita dentro do governo americano.
O encontro entre o presidente e os representantes russos aconteceu na Casa Branca, um dia depois do anúncio da demissão do diretor do FBI (polícia federal americana), James Comey, que liderava a investigação da agência sobre possíveis ligações entre a campanha presidencial de Trump e o Kremlin.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu Comentario: Deus o(a) Abençoe...