quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Participações de São Paulo, Rio e Brasília no PIB cresceram em 2009

Curitiba e BH mantiveram parcela de participação de 2008 para 2009.
Cidade na Bahia apresenta a maior renda per capita do país.


2 comentários
Os três municípios mais "ricos" do país ganharam participação no Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro em 2009, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira (14). São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, que em 2008 concentravam 20,8% da riqueza do país, alcançaram 21,5% de participação no ano seguinte.
A maior parte das riquezas seguiu concentrada em São Paulo, com 12% de participação, contra 11,8% em 2008. A "fatia" do Rio de Janeiro passou de 5,1% para 5,4% do PIB nacional, enquanto a participação de Brasília cresceu de 3,9% para 4,1%.
No ranking dos cinco municípios que mais geraram renda estão ainda Curitiba e Belo Horizonte. Somadas, as cinco capitais concentravam 25% de toda a riqueza do país em 2009. As capitais paranaense e mineira, no entanto, mantiveram sua participação inalterada em relação a 2008, em 1,4%.
De acordo com o IBGE, a participação de São Paulo aumentou principalmente devido à valorização dos segmentos de intermediação financeira, seguros, previdência complementar e serviços relacionados. O Rio de Janeiro teve sua fatia aumentada, segundo o estudo, em razão do bom desempenho de todos os setores industriais, com destaque para a indústria de transformação. Já em Brasília, o crescimento da participação se deu por causa das contratações no serviço público.
Tirando as capitais, 12 municípios se destacaram por gerarem individualmente mais do que 0,5% do PIB, contribuindo com 9,3% da renda gerada no país, de acordo com o IBGE. Os maiores destaques ficaram com Guarulhos (1,0%); Campinas (1,0%); Osasco (1,0%); São Bernardo do Campo (0,9%) e Barueri (0,8%).
Ranking PIB municípios 2009 (Foto: Editoria de Arte/G1)
PIB per capitaDe acordo com o IBGE, o PIB per capita (PIB dividido pelo número de habitantes) da metade dos municípios brasileiros foi de R$ 8.395, quase metade do nacional, que ficou em R$ 16.918 em 2009. No ano, aparece em primeiro lugar, entre os municípios com maior renda per capita, São Francisco do Conde (BA), que tinha instalada a segunda maior refinaria em capacidade instalada de refino do país. O PIB per capita era de R$ 360.815,83 e a população era de 31.699 pessoas.

Em segundo lugar aparece Porto Real (RJ), com PIB por habitante de R$ 215.506,46 e 16.253 moradores. Segundo o IBGE, o PIB per capita sofreu influência da indústria automobilística. Em terceiro lugar está Triunfo (RS), sede de um polo petroquímico na região metropolitana de Porto Alegre, com R$ 211.964,79 e 25.374 habitantes.

Em quarto lugar está Cofins, com R$ 187.402,18 e 6.072 habitantes, resultado influenciado pela transferência da maior parte dos voos do aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte, para o município.

Já a cidade que apresentou o menor PIB per capita foi São Vicente Ferrer (MA), com R$ 1.929,97 e população de 20.463 habitantes.
Os 56 municípios de menor PIB per capita, onde esse indicador era inferior a R$ 2.728,79, estavam localizados no estado do Pará (13) e no Nordeste, nos estados do Maranhão (14), Piauí (17), Ceará (2), Alagoas (4) e Bahia (6).
Maiores ganhos de posiçãoSegundo o ranking de participação de todos os municípios do país no PIB, os maiores ganhos de posição foram verificados nas cidades paulistas de Monções (da posição 4.502 para a posição 1.818), Brejo Alegre (de 4.334 para 2.373) e Borá (de 5.037 para 3.679), todos com crescimento relacionado à produção de açúcar e álcool.

Na outra ponta, as maiores perdas de posição partiram dos municípios mineiros de Albertina (da posição 3.554 para 5.162), por causa da queda do comércio atacadista do café em grão, Catas Altas (de 1.423 para 3.018), pela queda no valor da produção do minério de ferro, e Prudente de Morais (de 2.488 para 3.645) pela queda na produção de cal e gesso, entre outros.
CriseO PIB de 2009 foi afetado pela crise internacional do ano anterior, segundo o IBGE. Em 2009, a economia brasileira recuou 0,3% em relação a 2008. Em valores correntes, o resultado alcançado foi de R$ 3.239,40 bilhões e o PIB per capita atingiu R$ 16.917,66. A queda foi a primeira desde 1992, quando a variação ficara em -0,5%.
10 MAIORES PIBS EM 2009
Cidade PIB (em R$ mil) População PIB per capita (em R$)
São Paulo (SP) 389.317.166,69 11.037.593 35.271,93
Rio de Janeiro (RJ) 175.739.349,47 6.186.710 28.405,95
Distrito Federal (DF) 131.487.267,89 2.606.885 50.438,46
Curitiba (PR) 45.762.418,36 1.851.215 24.720,21
Belo Horizonte (MG) 44.595.204,90 2.452.617 18.182,7
Manaus (AM) 40.486.106,53 1.738.641 23.286,06
Porto Alegre (RS) 37.787.913,23 1.436.123 26.312,45
Salvador (BA) 32.824.228,57 2.998.056 10.948,5
Guarulhos (SP) 32.473.827,29 1.299.283 24.993,65
Fortaleza (CE) 31.789.186,06 2.505.552 12.687,5

10 MENORES PIBS EM 2009
Santo Antônio dos Milagres (PI) 5.770,28 2032 2.839,71
São Miguel da Baixa Grande (PI) 7.714,59 2.153 3..583,19
Anhanguera (GO) 8.194,40 1.018 8.049,51
Quixabá (PB) 8.294,52 1.488 5.574,28
Miguel Leão (PI) 8.365,68 1.212 6.902,38
São Félix do Tocantins (TO) 8.387,24 1.468 5.713,38
São Luis do Piauí (PI) 8.445,27 2.687 3.143,01
Aroeiras do Itaim (PI) 8.614,79 2.759 3.122,43
Viçosa (RN) 8834,24 1.856 4.759,83
Areia de Baraúnas (PB) 8.848,55 2.159 4.098,45

10 MAIORES PIBS PER CAPITA EM 2009
São Francisco do Conde (BA) 11.437.501,10 31.699 360.815,83
Porto Real (RJ) 3.502.626,51 16.253 215.506,46
Triunfo (RS) 5.378.394,67 25.374 211.964,79
Confins (MG) 1.137.906,03 6.072 187.402,18
Louveira (SP) 5.815.328,59 33.251 174.891,84
Jambeiro (SP) 741.862,58 5.550 133.668,93
Alto Horizonte (GO) 411.189,63 3.392 121.223,36
Campos de Júlio (MT) 624.462,38 5.223 119.560,1
Araçariguama (SP) 1.460.157,50 13.208 110.550,99
Anchieta (ES) 2.193.130,85 20.226 108.431,27

10 MENORES PIBS PER CAPITA EM 2009
São Vicente Ferrer (MA) 39.492,95 20463 1.929,97
Jacareacanga (PA) 80.748,66 41.487 1.946,36
Curralinho (PA) 55.652,52 27.543 2.020,57
Faro (PA) 40.236,57 19.585 2.054,46
Cajapió (MA) 22.781,03 10.337 2.203,83
Bagre (PA) 45.750,63 20.386 2.244,22
Anajás (PA) 62.534,56 27.386 2.283,45
Lamarão (BA) 30.241,32 12.995 2.327,15
Dom Inocêncio (PI) 25.457,23 10.795 2.358,24
Timbiras (MA) 63724,851 26909 2368,16
Fonte: IBGENoticias do G1

Santos vence Kashiwa e vai à final do Mundial

Neymar brilha com dribles e golaço, mas Santos mostra falhas na defesa durante a vitória por 3 a 1 sobre os japoneses. Decisão será no domingo

Por Adilson Barros e Cassio Barco Direto de Toyota, Japão
Com sustos e algumas falhas, mas também com pitadas precisas de genialidade, o Santos superou a ansiedade da estreia no Mundial de Clubes e confirmou o favoritismo na disputa com o Kashiwa Reysol. No estádio de Toyota, na manhã desta quarta-feira no Brasil, o Peixe bateu o time nipônico por 3 a 1 e avançou à final da competição.
O placar não foi alcançado com tanta facilidade, como alguns torcedores imaginavam. Apesar de ter ficado atrás no placar o tempo inteiro, o Kashiwa Reysol, do trio brasileiro Nelsinho Batista, Leandro Domingues e Jorge Wagner, levou alguns sustos ao sistema defensivo santista. O Peixe levou sufoco até o final. Mas a apreensão não apagou o brilho dos gols alvinegros.
Neymar, Borges e Danilo foram os autores dos gols santistas – Sakai descontou para os japoneses. Na individualidade ou na bola parada, o Santos mostrou os recursos que tem para se livrar das adversidades.
Agora, o Peixe espera o vencedor da outra semifinal, entre Barcelona e Al-Sadd, nesta quinta-feira, às 8h30m (horário de Brasília), em Yokohama, palco da final da Copa do Mundo de 2002. A decisão ocorre na mesma cidade, domingo.
'Neymaru', Borges e os golaços
neymar santos gol kashiwa (Foto: Agência AP) 
Neymar comemora seu gol  (Foto: Agência AP)
Foi tudo registrado pelo cinegrafista oficial do Barcelona: os vacilos nos primeiros 15 minutos, quando a posse de bola chegou a ser de 52% para o Kashiwa Reysol contra 48% para os santistas, as arrancadas de Sakai pelo lado direito e os dribles e golaço de Neymar. E de Borges, outro golaço.
Em sua estreia do Mundial de Clubes, o Peixe demorou para se acertar. Mas fechou a primeira etapa com 2 a 0 no placar. Resultado parcial conquistado com apenas três chutes a gol – além dos tentos, Neymar acertou uma bola na trave, logo aos 4 minutos, depois de uma trapalhada do zagueiro Kondo. O primeiro gol só não saiu tão cedo porque o goleiro Sugeno conseguiu chegar antes do atacante santista.
Mas se enganou quem pensou que o Santos encontraria facilidade logo. Na primeira etapa, os comandados de Nelsinho Batista chegaram a trocar bons passes entre defesa e meio-campo, envolvendo o Santos. Na parte ofensiva, Leandro Domingues era quem mais assustava, comandando a correria na frente. Mas o time japonês não chegava a levar um perigo grande a Rafael.
Enquanto isso, Neymar começava a desfilar dribles e chamar o jogo. Foi dele o primeiro gol, um chute bem colocado, de pé esquerdo. Depois de receber passe de Paulo Henrique Ganso, que não brilhou na primeira etapa, o atacante que tem o moicano copiado no Japão trocou a bola do pé direito para a canhota. E com o zagueiro já caído, chutou no ângulo direito de Sugeno. Golaço aplaudido até mesmo pelos torcedores do Kashiwa Reysol, no estádio de Toyota. Foi o gol de número 99 do atacante na carreira como jogador profissional.
Quatro minutos depois, aos 19, foi vez de o artilheiro Borges deixar a sua marca. O camisa 9 teve bom passe de Durval, que jogou novamente improvisado na lateral esquerda. Usando o corpo, conseguiu se livrar de dois marcadores antes do arremate, desta vez do lado direito de Sugeno. Novo golaço do Peixe.
Com 2 a 0, o Santos jogou com mais tranquilidade. Até, por algumas vezes, deixou o Kashiwa Reysol chegar mais perto de Rafael, como na cobrança de falta ensaiada entre Leandro Domingues e Jorge Wagner. Mas nada que incomodasse a defesa santista, como poderão ver os jogadores do Barcelona no vídeo.
ganso santos leandro domingues kashiwa (Foto: Agência 
Reuters)Ganso disputa com o meia Leandro Domingues, do Kashiwa (Foto: Agência Reuters)
Sustos na defesa
O Santos voltou para o segundo tempo já com uma boa chance de ampliar o placar logo nos primeiros minutos. Mais ligado na partida, Ganso esticou bem a bola para Durval, que deixou Danilo cara a cara com Sugeno. Mas o goleiro japonês conseguiu evitar o terceiro.
Aos poucos, o Kashiwa voltou a se arriscar na frente, mas com mais perigo. O placar desfavorável parecia não intimidar a equipe japonesa. Leandro Domingues seguia como a principal válvula do time de Nelsinho Batista. E Jorge Wagner era a força na bola parada.
E foi justamente dos pés do ex-são-paulino que o gol japonês começou a ser desenhado. Em cobrança de escanteio de Jorge Wagner, Sakai aproveitou a bobeira de Henrique na marcação e diminuiu para 2 a 1. O lateral-direito do Kashiwa, que chegou a ser cobiçado pelo Santos, fez o time nipônico se assanhar ainda mais.
Percebendo que o meio-campo não estava no mesmo ritmo, Muricy sacou Elano, apagado na partida, e colocou Alan Kardec. Com um time mais ofensivo, o Santos conseguiu tomar a vantagem de dois gols novamente. Danilo sofreu falta e cobrou com maestria. Sugeno nem se mexeu para tentar alcançar a bola, tamanho o capricho na cobrança.
Com o avançar do tempo, o Kashiwa parecia ainda mais ousado nas suas investidas ao ataque. Tanto que Sawa chegou a acertar a trave de Rafael. Ele tmbém perdeu um gol incrível, quando o arqueiro santista já estava batido, fazendo com que a torcida santista pensasse: Messi & Cia não perderiam esses gols.
sakai kashiwa reysol cabeçada gol santos (Foto: Agência 
Reuters)Sakai, de cabeça, faz o gol do Kashiwa Reysol (Foto: Agência Reuters)

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Morreu o operario que caiu do prédio em construção em Caratinga

José Rodrigues Ribeiro deixa uma esposa quatro filhos e três netos, ele estava trabalhando na obra de um dos predios da construtora tradição da cidade de Caratinga na região da zona da mata em Minas Gerais, quando foi pegar um martelo que teria caido no andar de baixo e caiu ao se descontrolar em um muro, José Ribeiro caiu de uma altura aproximadamente de 12 metros sobre um ferro de 1/2 polegada, o ferro perfurou o do anus até o ombro, ficando o operario agonisando por varios minutos até ser socorrido pelo corpo de bombeiros local e levado para o hospital local e em seguida ele foi transferido para o Hospital Marcio Cunha na cidade de Ipatinga sendo operando as pressas, mas não aguentou e veio a faleçer na mesa de cirurgia após a operação de retirada do ferro, a causa foi a perfuração de varios orgãos e um arranhado em seu coração fez com que o operario não aguentaçe, os familiaries e seus filhos estão chocados com o acontecimento e seus filhos alegam falta de assistencia e vão processar o hospital por negar acompanhamento familiar na ambulância, pois em vez delas prestares solidariedade a familia eles chamaram a policia e a policia causou serios transtornos aos parentes até mesmo revistando seus filhos a procura de armas e drogas, sendo que o maximo que a policia poderia fazer neste momento e apartar o momento do sofrimento dos familiares e não agir da forma que agiu palavras de Marcos Ribeiro Filho de José.

sábado, 26 de novembro de 2011

Homem cai do quarto andar de obra e tem ferro de 1/2 polegadas atravessado em seu corpo

Nessa manhã deste sábado 26 de novembo um homem com o nome de José ainda não temos o sobrenome caiu de um prédio de quatro andares na cidade de caratinnga e sofreu varia fraturas em seu corpo e o mais grave foi ter um ferro de 1/2 polegada atravessado seu corpo, o homem encontra-se na uti do hospital Nossa Senhora Auxiliadora na cidade de Caratinga na Zona da Mata em Minas Gerais segundo noticias médicas o paciente esta aguardando um helicoptero para transferência para Belo Horizonte, o dono da Obra conhecido como Geraldo Ratão esta tomando todas as providencias juntamente com seu Irmão Marcelo para a remoção do paciente.

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Ford se adianta e revela linha 2013 do Mustang

Esportivo estreará em Los Angeles nas versões Boss 302 e Laguna Seca.
Shelby GT500, também renovado, leva motor de 650 cv e chega a 320 km/h.

Do G1, em São Paulo
9 comentários
O Salão de Los Angeles, que abre hoje suas portas, é a ocasião escolhida pela Ford para, precocemente, apresentar a linha 2013 do Mustang. Entre as novidades, o lendário muscle car ganha visual renovado nas versões Boss 302 e Boss Laguna Seca e mais potência para o Shelby GT500.
Mustang Boss 302 ganhou nova cor e conjunto ótico redesenhado
 (Foto: Divulgação)Mustang Boss 302 ganhou nova cor e conjunto ótico redesenhado (Foto: Divulgação)
A nova cor amarela e as listras negras, que prestam homenagem ao modelo que competiu no Trans-Am Championship, em 1970, são as principais novidades dos esportivos, que mantêm a motorização original – no caso, um 5.0 V8, de 444 cavalos. Nova grade e conjunto ótico redesenhado também acompanham a linha 2013.
Como sugere o nome, Laguna Seca é ideal para circuitos (Foto:
 Divulgação) 
Como sugere o nome, Laguna Seca é ideal para circuitos (Foto: Divulgação)
Em relação ao Boss 302, o Boss Laguna Seca tem suspensa mais rígida, mais kits aerodinâmicos e perde os bancos traseiros para reduzir peso e se tornar mais adequado ao uso em circuitos.
Shelby GT500 leva motor de 650 cv e chega a 320 km/h (Foto: 
Divulgação)Shelby GT500 leva motor de 650 cv e chega a 320 km/h (Foto: Divulgação)
Para quem busca mais potência, a Ford também apresentará o novo Shelby GT500, que agora leva um bloco V8 de 5.8 litros com um sistema de sobrealimentação maior e mais eficiente. O resultado é assustador: 650 cv de potência, 82,9 kgfm de torque e velocidade máxima de 320 km/h, segundo a marca. As rodas são de 19 polegadas na frente e 20 na traseira, enquanto os freios são da marca italiana Brembo. Visualmente, o Shelby GT500 também ganhou o novo conjunto ótico.
Ford Shelby GT500 2013 (Foto: Divulgação) 
Ford Shelby GT500 2013 (Foto: Divulgação)

Casal é flagrado em ato sexual no carro da polícia

Caso ocorreu em Porter, no estado do Texas.
Policial viu Tina Arie fazendo sexo oral em Howard Windham.


1 comentário
Após serem presos acusados de posse de drogas em Porter, no estado do Texas (EUA), Howard Windham, de 30 anos, e Tina Arie, de 44, foram flagrados em ato sexual no banco de trás do carro da polícia, segundo reportagem da emissora "Ksat".
Após prisão, Howard Windham e Tina Arie foram pegos em ato 
sexual em carro da polícia. (Foto: Divulgação) 
Após prisão, Howard Windham e Tina Arie foram pegos em ato sexual em carro da polícia. (Foto: Divulgação)
O policial escreveu no relatório que, enquanto estava levando a dupla para a cadeia do condado de Montgomery, notou um movimento estranho na parte de trás do carro patrulha. Ele olhou no espelho retrovisor, mas disse que não conseguia ver Tina.
Quando se virou, ele viu a mulher com a cabeça sobre o colo de Windham. Ela alegou que fez isso porque estava cansada. Mas, quando o agente a puxou, ele descobriu que Windham estava com calça aberta e Tina estava fazendo sexo oral nele.

Fotos da modelo Amanda Hendrick são vetadas por ‘aspecto anoréxico’

As duas imagens faziam parte de um catálogo de vendas on-line.
Modelo foi recentemente eleita a mulher com 'mais estilo' da Escócia.

Do G1, em São Paulo
34 comentários
Duas fotos da modelo Amanda Hendrick que faziam parte de um catálogo de vendas online foram banidas pela Advertising Standards Agency (ASA), órgão responsável por regular a publicidade no Reino Unido. De acordo com o site do tabloide “Daily Mail”, as imagens, em que Hendrick aparece vestindo biquíni, foram consideradas “socialmente irresponsáveis”, devido ao “aspecto anoréxico” da modelo.
Modelo, anorexia, Amanda Hendrick (Foto: Divulgação/Daily 
Mail) 
Fotos da modelo de biquíni motivaram decisão do órgão britânico de controle de publicidade (Foto: Divulgação/Daily Mail)
Eleita recentemente “a mulher mais fashion da Escócia”, Amanda Hendrick, de 21 anos, posou para uma campanha da Drop Dead Clothing, que recebeu a ordem de remover as imagens. A companhia, de propriedade da família do ex-namorado de Hendrick, o músico Oli Sykes, acatou a decisão, segundo a reportagem do “Daily Mail”. A mãe de Sykes, Carol Sykes, funcionária da empresa, afirmou que as fotos são “representativas da juventude”. Ela teria observado, ainda, que Amanda “veste tamanho 8 nas fotos”. No Brasil, isso equivale a 82 cm de busto, 62 cm de cintura e  86 cm de quadris.
“Amanda é certamente magra, eu não estou contrariando [esse fato]”, declarou. “Ela é ex-namorada do meu filho, amiga da família e trabalha para nós há três anos. Nós nunca tínhamos tido qualquer reclamação. Eu a conheço, ela não é anoréxica ou tem problemas de saúde, e tem uma dieta saudável. Ela apenas é uma pessoa naturalmente magra”, prosseguiu Carol Sykes.
A ASA, por sua vez, disse que, nas fotos, as cavidades nas coxas de Amanda Hendrick estavam “visíveis” e que ela tinha ossos da coxa "proeminentes”. Em outro trecho do comunicado divulgado pelo “Daily Mail”, o órgão afirma acreditar que as imagens podem não causar graves ofensas, mas que, mesmo assim, decidiu agir pela remoção.
A reportagem do tabloide cita, por fim, que Hendrick e seus representantes se recusaram a comentar o fato.

Caminhão desgovernado vai parar dentro de quarto de família no PR

Acidente aconteceu na manhã desta quarta (16), em São José dos Pinhais.
Mulher grávida, marido e filho de dez anos estavam na cama.

Adriana Justi Do G1 PR
6 comentários
No momento do acidente estavam na cama uma mulher grávida, o 
marido e o filho de nove anos. (Foto: Raphael Sibilla / RPC TV) 
No momento do acidente estavam na cama uma mulher grávida, o marido e o filho de nove anos. (Foto: Raphael Sibilla / RPC TV)
Um caminhão descontrolado invadiu um quarto de uma residência por volta das 5h30 desta quarta-feira (16), em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, segundo a Polícia Militar. No momento do acidente estavam na cama uma mulher grávida, o marido e o filho de dez anos. Ninguém ficou ferido.
A moradora Ezicléia Fabrício disse ao G1 que ficou muito assustada e que a primeira coisa que fez foi tentar resgatar o filho. "Foi tudo muito rápido, escutamos um barulho e quando levantamos as tábuas da parede já estavam em cima do meu filho", contou.
Acidente aconteceu em São José dos Pinhais. (Foto: Raphael 
Sibilla / RPC TV)Acidente aconteceu em São José dos Pinhais. (Foto: Raphael Sibilla / RPC TV)
"Nós pedimos socorro e conseguimos resgatá-lo a tempo. Ele não ficou ferido e já está bem. Eu e meu marido não nos machucamos. O motorista do caminhão mora do lado da minha casa e disse que deixou o veículo ligado enquanto foi buscar um documento na casa dele. Acho que ele não puxou direito o freio de mão, foi por isso que essa 'coisa' veio parar aqui", acrescentou a moradora.

Chuva faz Prefeitura de Jaú, SP, decretar situação de emergência

Segundo o prefeito, foi a pior enchente em 30 anos na cidade.
Pelo menos mil pessoas foram afetadas pelos alagamentos.


Comente agora
A Prefeitura de Jaú, no interior de São Paulo, decretou situação de emergência na cidade devido aos estragos causados pela chuva ocorrida nesta terça-feira (15). Vários pontos do Centro do município e do bairro Sempre Verde foram alagados com o transbordamento do Rio Jaú.
Segundo o prefeito da cidade, Osvaldo Franceschi Júnior, foi a pior enchente em 30 anos. Ele deve ir até a capital paulista nesta quarta-feira (16) para buscar recursos para sanar os danos.
Imagens registradas pelo helicóptero da Polícia Militar mostram a cidade debaixo d'água. O Rio Jaú transbordou em vários pontos. De acordo com a Defesa Civil, pelo menos mil pessoas foram afetadas pela enchente. Um ônibus ficou ilhado. Policiais militares fizeram o resgate do grupo - um a um, todos foram salvos e ninguém ficou ferido.
A água invadiu várias casas e um carro quase ficou submerso. Os moradores tentavam salvar o que sobrou. Com ajuda de um bote, os bombeiros resgataram mais de 12 pessoas, entre elas o aposentado Pio Prado. “Começou a subir e subiu rapidamente. Já vi varias vezes, mas o nível da água foi mais baixo”, disse.
De acordo com a Prefeitura de Jaú, nos 15 primeiros dias de novembro choveu três vezes mais que no mesmo período de 2010. “Foram aproximadamente 70 milímetros na cabeceira, fora o que caiu na cidade de Jaú. Tudo somado, acredito que vai dar 130 milímetros”, afirmou Valdir Baltazar, coordenador da Defesa Civil.
RegiãoEm Dois Córregos, outra cidade da região, uma granja e as aves ficaram cobertas de lama. O terreno ficou tomado de plantas aquáticas trazidas pela enchente. Dos 28 mil pintinhos, apenas dois se salvaram.
Em Botucatu, um cinegrafista amador flagrou o momento em que um homem desliza pelo barranco perto de um córrego. Ele ficou parcialmente soterrado. O homem foi resgatado e encaminhado ao hospital. A polícia isolou a área, já que o barranco cedeu até a ponte.